quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Quarta-feira, 21 de outubro de 2009
XXIX Semana do Tempo Comum, Ano C (impar), 1ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica VERDE


Santos do dia: Celina, Úrsula (séc. IV), Dásio, Hilarião (Sec. IV, Palestina), Agatão (séc. IV, deserto de Cétia), Dácio, Zótico, Caio, Valfrido (sév. VI), Marta, Saula.
Oração
Senhor, creio em ti, porque és a própria verdade, espero em Ti porque és a misericórdia infinita e és fiel às tuas promessas. Aumenta minha fé, minha esperança e minha caridade..
Evangelho: Lucas (Lc 12, 39-48)
A quem muito foi dado, muito será pedido

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39"Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".

41 Então Pedro disse: "Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?" 42 E o Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 O senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!" Palavra da Salvação! - Contexto: A subida para Jerusalém. Leitura paralela: Mt 24, 43-51. O evangelho
de hoje é sempre válido para a quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Comentário o Evangelho
Um alerta para os líderes
A parábola do dispenseiro prudente e fiel é uma chamada de atenção para os líderes das comunidades cristãs, na perspectiva da demora em consumar-se a segunda vinda do Senhor.
O dispenseiro confiável corresponde ao líder que exerce a tarefa de coordenar a comunidade, sem extrapolar os limites de suas atribuições. No trato com os irmãos e as irmãs, sabe ser benevolente e justo, fraterno e solidário, equânime e respeitoso. Ele não cede à tentação de sentir-se superior aos demais, nem de fazer acepção de pessoas. Antes, exerce a liderança, consciente de estar a serviço do Senhor, a quem deverá prestar contas.
O dispenseiro insensato assemelha-se ao líder que tiraniza a comunidade, despreza as pessoas, e é inescrupuloso no trato com elas. Comporta-se como se fosse o senhor de seus semelhantes. Um senhor impiedoso e cruel! Os efeitos danosos de sua atitude são imediatamente sentidos pela comunidade, a qual se dispersa, desanima, perde o gosto de testemunhar sua fé.
A reação do senhor diante das duas atitudes contrastantes alerta para o destino de cada tipo de líder: quem é fiel receberá a bênção divina, em forma de herança dos bens eternos. Sua fidelidade a um projeto histórico torná-lo-á merecedor de um prêmio celeste. Já o líder tirano será punido com severidade, recebendo a mesma sorte dos ímpios, ou seja, o castigo eterno. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]
A igreja celebra hoje:
São Gaspar Del Búfalo, confessor

Gaspar ficou conhecido principalmente por seu poder de pacificador. Jovem sacerdote, esteve durante cinco anos preso porque se recusou a prestar juramento de fidelidade a Napoleão Bonaparte. Pregou missões populares no centro da Itália, obtendo excelentes resultados. Na época, na periferia de Roma o banditismo era tenebroso. Com sua mansidão e sua palavra, Gaspar conseguiu amansar mesmo os bandidos mais terríveis. Os pobres chamavam-no de 'anjo da paz'. Quando ele faleceu, um outro santo, são Vicente Palloti, teve uma visão de sua alma luminosa subindo ao encontro de Cristo. O papa Pio XII canonizou-o em 1954, mas o povo o considerou santo ainda em vida: sua morte atraiu um grande número de peregrinos.
O rosário e a maternidade de maria
John Nascimento

Se o Rosário é a Oração da Igreja, é porque ele nos oferece excelentes motivos a respeito da Maternidade de Maria e, especialmente no seu papel maternal de preceptora na Oração. Não se pode falar do Rosário sem fazer uma especial ênfase ao mistério da Encarnação pelo qual Maria foi escolhida para ser a Mãe de Cristo, o nosso redentor. Portanto, no Rosário fica bem claro o papel da Maternidade divina de Maria.

No Rosário nós aprendemos a invocar Maria como Mãe, e a crescer, dia após dia, no nosso amor filial e nas nossas relações de amor para com Ela. Nós aprendemos a beneficiar cada vez mais do Dom de Deus comunicado por Cristo a João Baptista aos pés da Cruz, deixando-nos como nossa mãe, a Mãe de Cristo. O Rosário ensina-nos a falar com Maria, como nós falamos com a nossa mãe, abrindo o nosso coração ao seu coração em humildade e amor e adquirindo assim a atitude fundamental da alma para o Reino de Deus. O Rosário, através da Virgem Maria, torna-nos mais perto de Jesus, porque, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.
Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão freqüenta a escola de Maria, para se deixar introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo na experiência da profundidade do seu amor.

Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do redentor. Cada Mistério invoca uma imagem de Cristo num dos seus momentos de ação redentora; é para Ele que nós somos conduzidos através de Maria. Os seus Mistérios trazem-nos Maria até ao calor das nossas casas, pelas invocações que repetimos constantemente.
Já não são simples invocações abstratas, mas realidades que nos levam a viver o que Maria experimentou e viveu realmente na sua vida. Em todas as Aparições de Nossa Senhora, foi recomendada a reza do Rosário, em que Maria nos quer assim recordar todas as fases da vida, morte e ressurreição de Jesus, operadas para a nossa salvação.

Será difícil encontrar outro instrumento de oração, ao mesmo tempo simples e poderoso, como o Rosário que, corretamente está conforme e nos ensina o essencial da verdadeira doutrina da Igreja. No sentido de compreender o que a Virgem Maria significa para a Igreja e como a Igreja nos quer conduzir para Maria, não há melhor caminho do que meditar nos Mistérios do Rosário, fazendo dele, acima de tudo, um instrumento de oração contínua e fervorosa. Essencialmente, o Rosário é, portanto, uma Oração Mariana, dirigido de maneira especial à Maternidade de Maria.

Ninguém é melhor testemunha das coisas de Deus do que aquele que
as sabe por experiência. (S. Pedro de Alcântara)


fonte: www.asj.org.br (19/10/2006))-
http://sao-tarcisio.blogspot.com/
http://www.regnumchristi.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário