sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Segue: Bom dia Evangelho-22/out - quarta-feira
Deus nos fala
O dom de Deus para cada ser humano é a vida eterna, e dizendo não ao pecado andamos no caminho da santificação. O cristão é chamado a manifestar no mundo sua fé sincera. E amor vivido é como espada a penetrar a vida de quem o vive e a questionar aqueles que estão longe dele. tjl21102009-1704lt (22/out)


22 de outubro de 2009 — Quinta-feira
Ano B- São Marcos - 29ª Semana Comum - Divina Misericórdia – 1bis - (Cor Verde ou Branca)

Por sua encarnação o Filho de Deus uniu-se a todo homem e a toda mulher. Ele assumiu nossa condição humana por inteiro, menos no pecado. Mostrou-nos que o Pai nos ama com infinito amor, e no perdão dado aos pecadores provou a misericórdia infinita de Deus para conosco. A verdade humana é muito frágil, mas a de Deus dura sempre. Por isso, celebremos com grande júbilo a certeza da presença misericordiosa de Deus junto de nós, seu povo.
OraçãoPai, que o batismo de Jesus, por sua morte de cruz, purifique-me de todo pecado e de toda maldade, como um fogo ardente, abrindo o meu coração totalmente para ti.
Evangelho
Lc 12, 49-53Jesus é sinal de contradição
Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso! Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três. Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.
- 49-53: A missão de Jesus, desde o batismo até a cruz, é anunciar e tornar presente o Reino, entrando em choque com as concepções dominantes na sociedade. Por isso, é preciso tomar uma decisão diante de Jesus, e isso provoca divisões até mesmo no relacionamento familiar. - Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho

Jesus veio lançar o fogo do amorEm uma seqüência de instruções aos discípulos, Lucas apresenta estas sentenças de Jesus, com as palavras chave: fogo, batismo, divisão. O contexto é o do fim do ministério de Jesus e das dificuldades que os discípulos enfrentarão em sua missão. João Batista anunciara que Jesus batizaria no Espírito Santo e com o fogo. O Espírito é o amor de Deus infundido nos corações. O fogo era, tradicionalmente, o símbolo do julgamento, dentro da visão apocalípticaescatológica; a palha, separada do trigo, seria lançada ao fogo. Contudo, nas palavras de Jesus, em vez de condenação, o fogo que ele veio lançar é o fogo do amor, identificado com o Espírito, que deveria tomar toda a terra. O batismo pelo qual Jesus anseia é a consumação da sua obra de anúncio do Reino, na qual o Pai é glorificado. E a glória do Pai se completará com a continuidade da missão pelos discípulos. A divisão que Jesus traz é a ruptura com a paz do mundo submisso aos poderosos. A família, célula da sociedade e também célula de reprodução do judaísmo, comumente identifica-se com esta paz. Jesus, com seu Reino de amor, propõe algo novo que abala a paz tradicional.
A igreja celebra hoje:

Donato Fiesoli, Alodia, Josefina Leroux, Heráclito, Maria Salomé, Melanio
São Gaudêncio
O nome do santo que lembramos neste dia é Gaudêncio, que vem do latim gudere, que significa alegrar-se. Muito sugestivo, pois é com alegria que contemplamos a vida deste santo vispo de Bríscia, na Itália.Provavelmente era natural daquela cidade que conheceu no século II o cristianismo, e onde fazia parte do seu clero diocesano. Muito conhecido e respeitado pela santidade, zelo pastoral e eficácia na pregação, São Gaudêncio foi amigo de vários outros bispos santos principalmente Santo Ambrósio de Milão.No ano 400 como peregrino foi conhecer a igreja de Cristo e as gransdes igrejas da antiguidade. Nesta viagem fez amizade com o patriarca de Constantinopla, São João Crisóstomo, e também no Oriente adquiriu relíquias de mártires, que levou para cidade episcopal a fim de motivar a pureza da fé.Admirado pela oratória, deixou como riqueza numerosos sermões, tratando do mistério pascal, festas litúrgicas, e comentários sobre o Evangelho. Após uma vida muito frutuosa no culto e no cuidado das ovelhas do Bom Pastor, principalmente de amor aos pobres, Gaudêncio entrou no céu no ano de 410.Desde logo recebeu o culto de veneração que a Igreja ratificou em seu martirológio. Suas relíquias se conservam na Igreja de São João Evangelista em Briscia.
(
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm) -http://www.franciscanos.org.br/

O Universo é o ECO de nossas ações e nossos pensamentos. tjl@Aqui tem mais informações:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário