quarta-feira, 7 de outubro de 2009

8 de outubro de 2009 — Quinta-feira
27ª Semana Comum - Santíssima Eucaristia – (Cor Branca)
Dia do Nascituro - 6º dia da Novena de N. Sra. Aparecida


Neste Dia do Nascituro, roguemos a Cristo presente no sacramento do altar, para que tomemos consciência desse valor primeiro e sagrado. A Vida que vem de Deus está acima de qualquer outro valor ético. Cristo deu ao ser humano uma dignidade superior ao se fazer um de nós (Jo 1,14), e também porque disse que veio “para que todos tenham a vida” (Jo 10,10). A vida é a medida de toda ciência e de toda e qualquer decisão a ser tomada. A Eucaristia é Vida abundante de Cristo que, do altar, penetra nossa existência.
Oração

Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.

EVANGELHO
Lc 11, 5-13Pedir com confiança

-* 5 Jesus acrescentou: «Se alguém de vocês tivesse um amigo, e fosse procurá-lo à meia-noite, dizendo: ‘Amigo, me empreste três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para oferecer a ele’. 7 Será que lá de dentro o outro responderia: ‘Não me amole! Já tranquei a porta, meus filhos e eu já nos deitamos; não posso me levantar para lhe dar os pães?’ 8 Eu declaro a vocês: mesmo que o outro não se levante para dar os pães porque é um amigo seu, vai levantar-se ao menos por causa da amolação, e dar tudo aquilo que o amigo necessita. 9 Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 10 Pois, todo aquele de que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 11 Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? 12 Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? 13 Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem.»* 5-13: O Evangelho insiste na oração perseverante e confiante. Se os homens são capazes de atender ao pedido de amigos e filhos, quanto mais o Pai! Ele nada recusará. Pelo contrário, dará o Espírito Santo, isto é, a força de Deus que leva o homem a viver conforme a vida de Jesus Cristo. +Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
A oração não é um ato de barganha.Lucas, em seu Evangelho, dá grande destaque à oração. Ele acrescenta à narrativa de Mateus, sobre a insistência no pedir, a sugestiva comparação com o amigo que vem incomodar pedindo ajuda. Pela insistência, ele consegue seu objetivo. Seguem-se as exortações sobre a perseverança no pedir e no procurar. A oração não é um ato ostensivo nem ato de barganha. Na intimidade de Deus, a oração é um desnudar-se em todo nosso ser, com suas alegrias e tristezas, esperanças e desânimos, conquistas e frustrações, prazeres e dores. O dom maior, que Deus não nos negará e que podemos pedir, é o seu Espírito de Amor, pelo qual entramos em comunhão de vida com nosso próximo e irmão.

A Igreja(Santos do dia) celebra hoje-8/out:
Demétrio, Reparata, Nestor, Benedicta, Lourença, Thais

o Luis Beltran
Luís Beltran que lembramos hoje, nasceu em Valência, Espanha, em 1526, e foi o tipo de jovem acabado, aventureiro, aberto aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai, e entrou para ser padre dominicano.Com passos largos em direção à santidade, tinha apenas 23 anos, quando recebeu a ordenação sacerdotal, e logo em seguida, assumiu a importante função de mestre dos noviços, isto, até que santamente se aventurou a evangelizar o novo mundo. Na atual Colômbia, Luís Beltran, muito se ocupou com a salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas e posteriormente os negros escravos.O preço da conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia, foi os sofrimentos promovidos por exploradores espanhóis. Duas vezes procuraram envenená-lo e quatro vezes o assaltaram ameaçando-o de morte. São Luís não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar apóstolos para a evangelização da América.Este bondoso amigo de todos, assumiu cargos de direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. Faleceu em Valência no dia 9 de outubro de 1581, com 56 anos de idade. A tal ponto enriqueceu o povo e a igreja com sua vivência vocacional que o próprio pai, antes de morrer lhe declarou : "Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!"
"O QUE É A VERDADE" , PERGUNTA PILATOS.SÃO TOMAS DE AQUINO responde:"A VERDADE É A IDENTIFICAÇÃO DO PENSAMENTO COM A REALIDADE" ( ADAEQUATIO INTELLECTUS ET REI ) E ESSA REALIDADE É CRISTO. PILATOS Viu CRISTO, MAS NÃO Viu a REALIDADE.
tjl@ - fonte: www.vatican.on

Nenhum comentário:

Postar um comentário