sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Bom dia Evangelho -23/out-sexta-feiraBom dia Evangelho 23/out- sexta-feiraDeus nos fala
Certamente, desejamos o bem, mas pode faltar-nos a força necessária para realizá-lo; por isso precisamos contar com a graça de Deus. Contando com a graça divina, e estando atentos aos sinais dos tempos, os cristãos percebem em si o desejo de Deus sobre toda a humanidade.tjl@22102009-18:26lt(23/out)



23 de outubro de 2009 — Sexta-feira
Ano B – São Marcos29ª Semana Comum
Pela família
(Cor Verde)


É preciso descobrir a presença e a vontade de Deus nos sinais dos tempos, e buscar sem cessar a reconciliação. Deus sonha com uma humanidade reconciliada e em paz, mas esse sonho de Deus depende agora de nós. Por isso, conscientes de nossa responsabilidade de fé, deixemo-nos conduzir por sua graça e misericórdia. Nossas atitudes sejam mais conformes ao ensinamento de Cristo, e a seu Evangelho.
Oração
Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Glória a vós, Senhor.


Lc 12, 54-59Interpretar o tempo presente
· 54 Jesus também dizia às multidões: «Quando vocês vêem uma nuvem vinda do ocidente, vocês logo dizem que vem chuva; e assim acontece. 55 Quando vocês sentem soprar o vento do sul, vocês dizem que vai fazer calor; e assim acontece. 56 Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? 57 Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, você está para se apresentar com seu adversário diante do magistrado, procure resolver o caso com o adversário enquanto estão a caminho, senão este o levará ao juiz, e o juiz entregará você ao guarda, e o guarda o jogará na cadeia. 59 Eu digo: daí você não sairá, enquanto não pagar o último centavo.»
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.* 54-59: Assim como os homens podem prever o tempo a partir dos sinais da natureza, também é possível reconhecer na atividade de Jesus a manifestação do Reino de Deus. Essa tarefa empenhativa e urgente implica uma decisão a favor ou contra o Reino. É preciso agir enquanto é tempo. -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho

Reconhecer os sinais dos temposA natureza, em cada região do mundo, tem seus sinais próprios, compreendidos pelos habitantes locais. De modo semelhante, no convívio humano, o reconhecimento da presença de Deus no tempo presente se faz pela avaliação do que é justo, a favor da vida, nos acontecimentos do dia-a-dia. Enquanto na tradição do Primeiro Testamento Javé se manifesta por sinais de poder prodigioso, com Jesus a manifestação de Deus se dá através de seus atos de solidariedade, de compaixão e de perdão, no amor. O reconhecimento da presença de Deus na história e no mundo acontece por meio de todo e qualquer ato de amor, na promoção da vida. Neste texto, Lucas destaca particularmente a reconciliação, que remove os muros da inimizade, do ódio e da obsessão do "inimigo" tão presente no Primeiro Testamento. Na sociedade competitiva e movida pela ambição da riqueza, o discernimento e a prática da justiça nos movem à sua superação, na construção do mundo novo de justiça e paz.
A Igreja celebra hoje- 23 de outubro
São João de Capistrano
O santo de hoje, João de Capistrano, fez da ação um ato de amor e do amor uma força para a ação, por isso muito penitente e grande devoto do nome de Jesus chegou à santidade.João nasceu em Capistrano, em 1386. Privilegiado por belos talentos, cursou os estudos jurídicos na universidade de Perusa. Juíz de direito, casado e nomeado governador de uma cidade na Itália, acabou na prisão por causa de intrigas políticas.Diante do sistema mundo, frágil felicidade terrena, e após a morte de sua esposa, João quis entrar numa Ordem religiosa.Com este objetivo teve João a coragem de vender os bens, pagar o resgate de sua missão, dar o resto aos pobres e seguir Jesus como são Francisco de Assis. O superior da Ordem, conhecendo os antecedentes de João o submeteu a duras provas de sua vocação, e por tudo, João passou com humildade e paciência.Ordenado sacerdote se consagrou ao poder do Espírito no apostolado da pregação; viveu de modo profundo o espírito de mortificação.. João de Capistrano enfrentou ameaça dos turcos contra a Europa e tentativa de desunião no seio da própria Ordem Franciscana.apesar de homem de ação prodigiosa e suas contínuas viagens através de toda a Europa, descalço, João foi também escritor fecundo, consumido pelo trabalho. São João de Capistrano veio a falecer em terra Forio, Croata, em 23 de outubro de 1456.
tjl@ - www.paulinas.org.br - www.vatican.vt - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Igreja
Do grego ekklesia, assembléia convocada.Assembléia, reunião dos primeiros cristãos. A comunidade instituída por Jesus Cristo e cujo primeiro chefe foi o Apóstolo Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário