quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BOM DIA EVANGELHO-15/OUT-QUINTA-FEIRA.
Um pensamento: "Aprova os bons, tolera os maus e ama a todos." Santo AgostinhoTJL@14102009-17:22LT (15/OUT)


15 de outubro de 2009 — Quinta-feira
Ano B – São Marcos - Santa Teresa de Jesus
(VgDr, Mem., Cor Branca)

Neste Dia dos Professores, que devem ser amados e respeitados por todos nós, celebramos também Santa Teresa de Jesus. Natural de Ávila, na Espanha, nascida no ano de 1515, fez grandes progressos espirituais no caminho da perfeição e da mística. Sofreu muitas tribulações ao empreender a reforma da Ordem das Carmelitas, mas a tudo suportou com coragem invencível. Seus escritos mostram sua profunda experiência de Deus. Aprendemos de Santa Teresa a viver uma fé decidida, e desejamos que os Professores passem aos alunos uma doutrina que brote do amor a Deus, às pessoas e ao mundo.
Oração
Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.
EVANGELHO
"Ai de vocês!" (Lc 11,47-54)

Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes. - Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem. Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo.
Comentário do Evangelho

Jesus é firme em suas palavras
No Evangelho de hoje, temos os dois últimos "ais" de advertência, dirigidos aos fariseus e aos doutores da Lei. O judaísmo, com escribas e fariseus, surgiu a partir do exílio da Babilônia, adaptando as tradições do antigo Israel. Extinta a realeza, a casta sacerdotal implanta um poder teocrático, tendo o sumo sacerdote como chefe supremo. Desde então é apenas este que fala em nome de Deus, sendo reprimida qualquer atividade profética. Os escribas e fariseus passam a ser os intérpretes da Lei. Esta "geração", isto é, os representantes da doutrina teocrática, são apontados como responsáveis por todo sangue derramado dos profetas. Jesus lembra o nome de Zacarias, que foi apedrejado no pátio do templo. E agora, é o próprio Jesus que querem matar.
Igreja celebra hoje –15/out:
Tereza D'Ávila, Eutímio, Bruno, Tamara, Aurélia
Santa Teresa d’Ávila

Ela nasceu no dia 28 de março de 1515 e foi batizada Tereza de Cepeda Y Ahumada ,em Avila, Castilha, Espanha. Ela era filha de Alonso Sanchez de Cepeda e Beatrice Davila y Ahumada. Tereza foi educada pelas irmãs Agostinianas até 1532 quando ela voltou para casa por causa de sua saúde. Quatro anos mais tarde ela entrou para o Convento das Carmelitas Descalças, em Ávila, um estabelecimento que era negligente com relação pobreza e a clausura. Ela voltou de novo para casa em 1536 por dois anos devido a sua saúde. De 1555 a 1556 ela teve visões e ouviu vozes. No não seguinte São Pedro de Alcântara passou a ser o seu diretor espiritual e ajudou-a sobremaneira em seu apostolado religioso. Desejosa de ser uma freira que obedecesse rigidamente as regra das Carmelitas, Santa Tereza fundou em 1567 o convento de São José em Ávila onde ela foi seguida por outras irmãs que desejavam uma vida mais rígida. Em 1568 ela recebeu permissão do Pior Geral da Ordem das Carmelitas para continuar no seu trabalho e ela fundou 16 outros conventos ,recebendo o apelido e "a freira ambulante " devido as suas freqüentes viagens. Tereza se encontrou com São João da Cruz outro Carmelita buscando a reforma, em Medino del Campo, local do seu segundo convento. Ela fundou ainda um monastério para homens em Duruelo em 1568 , mas passou a responsabilidade dirigir e reformar ou fundar outros novos monastérios para São João da Cruz.A oposição se desenvolveu entre as Carmelitas (calçadas)e membros da Ordem original e o Consilho de Piacenza em 1575 restringiu muito as suas atividades. A rixa continuou até que o Papa Gregório XIII (1572-1585) a pedido do Rei Felipe II, da Espanha, reconheceu as Reformadas Carmelitas Descalças como uma província separada da Ordem das Carmelitas originais. Nesta altura a maturidade espiritual de Santa Tereza era evidente e os seu livros e cartas foram sendo conhecidos e passaram a se tornar clássicos da literatura espiritual e logo incluíram sua autobiografia chamada "O caminho da Perfeição" e o seu livro "Castelo Interior" como clássicos da teologia espiritual. Santa Tereza foi reverenciada como uma grande mística, tendo notável senso de humor e bom senso, combinando uma deslumbrante atividade, com uma mística contemplação. Ela morreu no dia 4 de outubro de 1582 (14 de outubro pelo calendário Gregoriano que entrou em efeito no dia seguinte a sua morte, e avançou o calendário por 10 dias).Ela foi canonizada em 1622 pelo Papa Gregório XV e foi declarada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI.
Perguntas e Respostas
*A Igreja proibe a cremação?
A Igreja NÃO proibe a cremação. Veja o que diz o Catecismo:Cremação do corpo2301 - A autópsia de cadáveres pode ser moralmente admitida por motivos de investigação legal ou de pesquisa científica. A doação gratuitade órgãos após a morte é legítima e pode ser meritória.A Igreja permite a incineração se esta não manifestar uma posição contrária à fé na ressurreição dos corpos (CDC, cân. 1176,3).
*Gostaria de saber se uma pessoa que está divorciada, mas que vive uma vida casta pode comungar ou não?
A pessoa divorciada, mas que vive uma vida casta pode comungar sim
.
Fonte:Prof. Felipe Aquino
www.paulinas.org.br - www.vatican.vt -http://www.oracaodocatolico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário