sexta-feira, 9 de outubro de 2009

9 de outubro de 2009 — Sexta-feira
27ª Semana Comum -Formulário do 27° Domingo Comum
(Cor Verde ) -7º dia da Novena de N. Sra. Aparecida


Jesus tornou o Reino presente no meio do povo. Seus gestos carregados de amor libertavam as pessoas de sua estrutura de morte e as conduzia para a vida. Em Jesus, não há falsidade alguma, pois a falsidade é própria de quem está a favor da mentira, da morte, como aqueles que o acusavam. Semelhantes a Ele, o agir dos cristãos está na força do amor, na prática do bem que rompe com as cadeias do mal e vence todo coração orgulhoso. Amemos, pois, nosso Deus.
Oração

Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.
EVANGELHO
Lc 11, 15-26 “Quem não está comigo, está contra mim”

15 Mas alguns disseram: «É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.» 16 Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo o pensamento deles, Jesus disse: «Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será destruído; e uma casa cairá sobre outra. 18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino poderá sobreviver? Vocês dizem que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19 Se é através de Belzebu que eu expulso os demônios, através de quem os filhos de vocês expulsam os demônios? Por isso, eles mesmos hão de julgar vocês. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou para vocês. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os bens dele estão em segurança. 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23 Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.»Pior do que antes -* 24 «Quando um espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso, e não encontra. Então diz: ‘Vou voltar para a casa de onde saí’. 25 Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26 Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram, moram aí e, no fim, esse homem fica em condição pior do que antes.»* 14-23: A cura do endemoninhado mostra que a ação de Jesus consiste em libertar o homem da alienação que o impede de falar. A ação de Jesus testemunha a chegada do Reino de Deus, pois para vencer Satanás é preciso ser mais forte do que ele. Mas Jesus é, ao mesmo tempo, a presença da salvação e do julgamento: quem não age com Jesus, torna-se adversário.* 24-26: Cf. nota em Mt 12,43-45.[ * 43-45: Recusando Jesus e o Reino de justiça que ele traz, os homens ficam entregues a uma alienação maior do que aquela em que se encontravam antes da sua vinda. +Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho

Somos libertados por DeusOs sinais libertadores (curas e exorcismos) operados por Jesus suscitam a admiração de muitos nas multidões. Mas também despertam o ódio de alguns que têm o poder religioso e econômico nas mãos e temem a libertação do povo. Assim pretendem difamar Jesus, acusando-o de estar sob o poder de Beelzebu. Jesus responde que sua ação libertadora é feita pelo dedo de Deus, o que sinaliza a chegada do Reino. Contudo, a libertação sem a adesão à palavra que leva ao compromisso deixa a pessoa desamparada para novamente ser tomada pelo mau espírito. Somos libertados por Deus, em Jesus, para sermos agentes da transformação deste mundo em um mundo novo, em que a ambição do dinheiro que promove o horror da guerra ceda lugar à fraternidade, à partilha e à paz.
A igreja celebra hoje- 09/out:
Santos Dionísio e João Leonardo

São Dionísio

Dionísio ou Dénis comemoramos como o primeiro Bispo de Paris. O historiador Gregório de Tours diz que Dionísio foi um missionário enviado pelo Papa a evangelizar o norte da França. Ao formar a primeira comunidade cristã na cidade de Lutécia, hoje Paris, foi acusado e processado como pregador de uma religião ilegal, e morreu mártir junto com dois membros, Rústrio e Eleutério, por volta do ano 250. Sobre os túmulos destes mártires, foi construída a suntuosa Basílica de "Montmartre", um dos maiores monumentos de Paris cristã.
São João Leonardo
Nasceu em Lucca, na Toscana, em 1541, seguiu a profissão de farmacêutico do pai, até que respondeu sim ao sacerdócio. Tocado pelo abandono das crianças, sem escola e sem educação religiosa, São João instituiu a congregação dos Clérigos Regulares, com o carisma correspondente a esta realidade. Depois de voltar da piedosa romaria que fez para o santuário de Nossa Senhora de Loreto, passou em Roma e formou laço com os Santos Felipe Neri, José Calazans e Camilo de Lellis, quatro santos ocupados com a reforma eclesiástica. Diante das suas virtudes, convidado9 de outubro - Santos Dionísio e João LeonardoFonte: http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/
PEDI A DEUS
Pedi a Deus para retirar os meus vícios. Deus disse: “Não, eles não estão aí para eu tirar, mas para você desistir deles”.
Pedi a Deus para completar meu corpo. Deus disse: “Não, seu espírito é completo, seu corpo é apenas temporário”.
Pedi a Deus para me dar paciência. Deus disse: “Não, paciência é um produto da tribulação; ela não é dada, é aprendida”.
Pedi a Deus para me dar felicidade. Deus disse: “Sim, eu dou bênçãos; mas a felicidade depende de você”.
Pedi a Deus para me livrar da dor. Deus disse: “Não, sofrer leva você para longe do mundo e o traz para perto de mim”.
Pedi a Deus todas as coisas que me fariam apreciar a vida. Deus disse: “Não, eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas”.
Pedi a Deus para me ajudar a AMAR os outros, como Ele me ama. Deus disse: “Ah, finalmente você entendeu.”Amados, moral da estória:
Pedimos demais e recebemos, mas agradeça, louve, evangelize, leve a palavra do Senhor e com certeza você receberá Bênçãos e Bênçãos!!!
tjl@09102009-08:31lt

Nenhum comentário:

Postar um comentário