quarta-feira, 7 de outubro de 2009


7 de outubro de 2009 — Quarta-feira
Nossa Senhora do Rosário - (Mem. Pf. N. Sra, Cor Branca) - 5º Dia da Novena de N. Sra. Aparecida


Depositamos nossas flores e nossa vida aos pés da Virgem Maria, em sinal de submissão amorosa à Mãe de Deus. Ela merece nosso amor, pois trouxe-nos Jesus, nosso Salvador. Hoje a invocamos como Senhora do Rosário, festa instituída pelo Papa Clemente XI. Nos mistérios do Rosário meditamos a redenção de Cristo e louvamos a Mãe de Deus e nossa. Peçamos a Maria, que interceda pelos Idosos, que hoje celebram seu Dia, para que sejam perseverantes na fé e na esperança.
Oração
Senhor, ensina-me a rezar como ensinaste aos teus discípulos. Dá-me o dom de teu Espírito Santo, e inspira-me o que devo pensar, o que devo dizer e como devo atuar para que tu reines em meu coração.
Evangelho
Jesus é anunciado (Lc 1,26-38)
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: - Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou: - Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. Então Maria disse para o anjo: - Isso não é possível, pois eu sou virgem! O anjo respondeu: - O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. Maria respondeu: - Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
Comentário do Evangelho
- A nova criação é resgatadaO Espírito de Deus pairava sobre as águas, na criação. Agora é este Espírito que desce sobre Maria para a nova criação, em Jesus. Jesus é a "salvação de Deus" (yeshû'a). A nova criação é resgatada da opressão que reinava entre os filhos de Adão. É a libertação de toda forma de jugo, tenha ele origem no poder civil ou no religioso. A nova criação é resgatada pelo amor de Deus, revelado em Jesus, tornando-se participante da vida divina presente nesta criança que é concebida em Maria, o Filho do Altíssimo. Orando com Maria, agradeçamos a Deus que nos criou e nos assumiu como filhos seus.
A Igreja celebra hoje:
Mateus de Mântua,
Justina, Helano, Osita, Marcos, Augusto
Nossa Senhora do Rosário
Na Festa instituída pelo Papa Pio V, glorificamos a Senhora do Rosário e reconhecemos sua proteção que concede à Igreja pela recitação vocal e mental do Rosário, festa instituída pelo papa Pio V (1571). A celebração de hoje, convida-nos a meditação dos Mistérios de Cristo, guiado pela Santa Maria, que nos guia à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os anacoretas orientais usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais, daí que nos conventos medievais os irmãos leigos, dispensados da recitação do Saltério, pela pouca familiaridade com o latim, completavam as suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos, e para a contagem o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados num barbante.Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão. "Quero que saiba que, a principal peça de combate tem sido sempre o saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do novo testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu saltério".Esta devoção propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja as melhores aprovações e foi enriquecida por muitas indulgências. Esta grinalda de 150 rosas -por isto Rosário- é rezado praticamente em todas as línguas, já que João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, onde por meio de Maria alcançamos as graças de Jesus, assim ensina a própria Nossa Senhora em todas as suas aparições.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
# Compartilhe com seus amigos e familiares esses momentos de reflexão em Cristo. Se desejar compartilhar estas meditações basta clicar:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/
Um apostolado que não brote de uma fonte profunda de oração e vida interior, está destinado ao fracasso. Quem reza comunica o amor. Somente se tivermos Cristo bem dentro de nosso coração poderemos pregá-lo aos demais.
Fonte:
http://www.editorasantuario.com.br/ - http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário