quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BOM DIA EVANGELHO - 16;OUT;009Um milhão de assinatura em defesa da vidaAmigos e amigas,Vamos assinar a Petição da ONU em favor do Nascituro e pela Família.Vários grupos pró-vida vão apresentar a lista de subscreventes às Nações Unidas em Dezembro. O objetivo é reunir 1 milhão de nomes.O link é
http://www.c-fam.org/campaigns/lid.7/default.aspTJL@15102009-22.22LT(16.OUT)


16 de outubro de 2009 — Sexta-feira
Santa Edviges
(Rlg, MFac., Cor Branca)


Santa Edviges nasceu na Baviera, Alemanha, no ano de 1174. Foi dada em casamento ao príncipe da Silésia e teve sete filhos. Levou uma vida de fervorosa piedade e dedicou-se generosamente à assistência aos pobres e doentes, para os quais fundou vários albergues. Com a morte de seis filhos e de seu marido, entrou no mosteiro de Trebniz, na Polônia, do qual sua filha era abadessa. Cumpriu o plano de Deus sobre ela. Cabe a nós descobrir, pela fé, o que Deus espera de nós.
Oração
Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.
Evangelho
Medo? De que? = Lc 12,1-7

Milhares de pessoas se ajuntaram, de tal maneira que umas pisavam as outras. Então Jesus disse primeiro aos discípulos: - Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente. Jesus continuou: - Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus. - Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!
Comentário do Evangelho
Jesus desperta a confiança em DeusCom ênfase, Lucas apresenta Jesus em contato com milhares de pessoas que pisam umas nas outras. Esta narrativa dá continuidade aos "ais" de advertência contra a hipocrisia dos fariseus. É o fermento da forte ideologia de poder, da tradição das sinagogas e do templo de Jerusalém, que impregna a cultura dos discípulos oriundos do judaísmo. E o poder destrói aqueles que o ameaçam. Jesus dirige palavras de estímulo aos discípulos para superarem o medo dos poderosos que matam o corpo. A morte não é a última palavra. Devem se entregar confi antes e livres em Deus, dedicados ao anúncio do Reino. A alusão aos pardais e aos cabelos diz respeito a ditos populares sobre a ciência de Deus. O medo perde sua força. Passa a vigorar a confi ança em Deus que vela por seus discípulos. É ele que sustenta seus fi lhos com o dom da vida eterna.
A igreja celebra hoje – 16 de outubro
Santas Edvirges e Margarida Alacoque

Santa Edvirges

Muito rico em santos e santas, foi a Idade Média, e hoje juntamente com Margarida, a Liturgia apresenta Santa Edvirges que nasceu na Alemanha em 1174 e tornou-se modelo dos três estados femininos: esposa, celibatária e viúva.Bem nova Edvirges casou-se com o príncipe da Silésia, Henrique I, tendo com ele seis filhos, os quais educou com muito amor, e com o passar dos anos, convenceu o marido a fazer voto de continência conjugal. Como esposa Edvirges soube ser exemplo e com dedicação conseguiu conciliar os seus deveres com um profundo espírito de oração, penitência e sobretudo a caridade para com os doente.Contam os historiadores que Santa Edvirges guardava para si parte mínima de suas rendas, e todo o resto aplicava para socorrer dos pobres, a quem ajudava com as próprias mãos. Falecido o esposo, retirou-se ao convento onde sua filha Gertrudes era abadessa, e neste mesmo lugar deu largos passos rumo a santificação de si e dos outros. Santa Edvirges faleceu consumida pela penitência dia 15 de outubro de 1243.
Santa Margarida Maria Alacoque
Deus suscitou este luzeiro, ou seja portadora da luz que é Cristo, num período em que na Igreja penetra as trevas do jansenismo, doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo dos Sacramentos. O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligada a fervorosa devoção do Sagrado coração de Jesus. Nasceu na França em 1647, teve infância e adolescência provadas, sofridas. Órfã de pai e educado por irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença que só a deixou depois de fazer o voto a Santíssima Virgem, quanto o seu desejo de entrar para o número de suas filhas religiosas, isto se recuperasse a saúde.Com a intercessão de Maria, foi curada e pôde ser formada na cultura e religião. Sofreu demais, até que provada e preparada no cadinho da humilhação começou a culturar o Santíssimo Sacramento do altar, e diante deste Coração Eucarístico, começou a ter "revelações divinas"."Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos". As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas - feiras do mês e à hora santa em reparação da humanidade.Incompreendida por vários, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do coração eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690.
Fonte - www.portaldaigreja.netblog-diretório da internet católica.
-http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário