terça-feira, 3 de março de 2020

BOM DIA EVANGELHO - DE MARÇO DE 2020


Bodia evangelho

Dia 4 de Março - Quarta-feira
I SEMANA DA QUARESMA (Roxo - Ofício do Dia)
Arquivo Apostólico Vaticano. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 02 Mar. 20 / 04:00 pm (ACI).- Nesta segunda-feira, 2 de março, o Arquivo Apostólico Vaticano, antigo Arquivo Secreto, abriu os documentos do pontificado de Pio XII(de 1939 a 1958) para que os pesquisadores possam ter acesso a eles.
Esta abertura é possível depois de uma trabalho de 14 anos, no qual estiveram envolvidos o próprio Arquivo Apostólico Vaticano, o Arquivo Histórico da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado e o Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé.
A abertura afeta também o Arquivo Histórico da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Arquivo Histórico da Congregação para as Igrejas Orientais, o Arquivo da Penitenciaria Apostólica e o Arquivo Histórico Geral da Fábrica de São Pedro.
Em concreto, no Arquivo Apostólico Vaticano, estarão à disposição dos pesquisadores 73 arquivos de representações pontifícios, 15 séries da Secretaria de Estado, 21 acervos de Congregações romanas e escritórios da Cúria e palatinos, 3 do Estado da Cidade do Vaticano e outros 8 acervos.
Por isso, no total, estarão disponíveis para consulta 120 acervos e séries com cerca de 20 mil documentos.
Uma das séries, a mais ampla, pertencente aos Assuntos Gerais da Secretaria de Estados, compreende quase 5 mil caixas que foram ordenadas, numeradas e descritas por um grupo de 15 arquivistas que realizaram um inventário de cerca de 15 mil páginas que poderão ser consultadas de forma digital.
Os diferentes arquivos da Santa Sé poderão acolher 120 pesquisadores. No Arquivo Apostólico Vaticano, que tem uma capacidade para acolher 60 pesquisadores, a reserva para a consulta de documentos do pontificado de Pio XII já começou desde o início de outubro de 2019.
As autorizações para consultar os arquivos foram dadas distribuindo aos pesquisadores ao longo de diferentes meses, tentando buscar um equilíbrio entre os interessados em estudar o pontificado do Papa Pio XII e os interessados em estudar outros períodos.
Os quase 20 anos do Pontificado de Pio XII abarcam desde a Segunda Guerra Mundial, a reconstrução, o enfrentamento entre o bloco ocidental e o oriental, até as mudanças experimentadas neste período na Igreja e na sociedade, que se desenvolveriam nos anos posteriores.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Oração: São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejásseis, preferistes o caminho da santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Amém!

Lucas 11,29-32
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 11 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas".

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
UMA CHANCE PERDIDA
Os contemporâneos de Jesus não fizeram muito caso de sua pregação. Quando confrontados com a exigência de conversão, colocavam em dúvida a pessoa de Mestre, exigindo dele sinais que comprovassem sua autoridade.
No fundo, a geração perversa daquele tempo não estava disposta a abrir mão de seus esquemas, e a acolher a proposta que lhe era apresentada. As exigências de Jesus eram vistas com desprezo por quem se sentia seguro, apegado às próprias ideias, e convencido da própria salvação; por quem havia reduzido Deus aos limites da própria mentalidade, um Deus que já não tinha mais força para questionar; por quem cultuava a tradição, apegando-se ao passado.
A censura de Jesus a seus contemporâneos evidencia que eles tinham perdido uma grande chance oferecida por Deus. Até mesmo os habitantes de Nínive, apesar de serem pagãos, deram ouvido a Jonas; e fizeram penitência, após a pregação do profeta. Mesmo a rainha de Sabá, vinda de longe, fora ter com o rei Salomão - homem extraordinariamente sábio -, a fim de ser instruída por ele. A geração do tempo de Jesus, ao invés disso, fechou-se, decididamente, diante do convite que lhe era feito, chegando até a suspeitar do Mestre.
A prudência nos recomenda a estarmos atentos aos apelos de Deus, para que não tenhamos de lamentar a chance perdida. Diante do convite de Jesus, é necessário converter-se, sem demora.
Santo do Dia
São Casimiro
Casimiro, cujo nome significa “grande no comandar”, foi proclamado padroeiro da juventude. Casimiro era filho do rei da Polônia, nasceu com o título de grão-duque da Lituânia, sua terra natal, em 1458. De família real e Católica, Casimiro podia se envolver em confusões politicas, por isso renunciou o direito ao trono. Seus pais, a rainha Isabel de Asburgo e Casimiro IV, rei da Polônia, tiveram treze filhos, dos quais doze foram reis.
Livremente optou pelo celibato e com a ajuda da mãe começou a receber forte educação espiritual. Chegou mesmo a fragilizar a saúde por causa de muitos jejuns e penitência.
São Casimiro, com apenas dezessete anos e debilitado pelo excesso de penitência, começou a ajudar o pai no governo da Lituânia, usando sempre a força da oração, prudência e seu amor profundo ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora.
Casimiro foi um servidor diligente de seu Estado, mas não se deixou levar pela ambição do poder. Era um jovem muito admirado pela sua beleza, porém tinha o ideal ascético da pureza. Era devoto de Nossa Senhora e a ela consagrou-se. Estava sempre atento em divulgar as virtudes de Maria e a festejar solenemente as festas marianas.
Admirado pelos súditos e amado pelo povo, Casimiro foi vítima de tuberculose que lhe trouxe a morte em 1484. Casimiro morreu aos 25 anos e todo o povo polonês já o venerava como santo. Em 1521 foi canonizado e declarado padroeiro da Polônia e da Lituânia pelo Papa Leão X.
Ninguém, no entanto, jamais esquecerá a sua caridade, a sua humildade e a sua simplicidade. Nem tampouco a seriedade diante dos sacrifícios da vida. Valeu a pena ter renunciado às coisas imperiais para ser cristão e santo!(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão:São Casimiro soube pedir a Deus a graça da perseverança. Sua saúde frágil e a intensidade de penitências levaram-no cedo para a Casa do Pai, mas o pouco tempo de vida foi suficiente para que ele testemunhasse com convicção o amor de Deus pelo ser humano. Todos nós precisamos da graça de Deus para manter nossa fidelidade ao evangelho. Confiando somente nas nossas forças nós não somos capazes de seguir radicalmente Jesus Cristo. Por isso, imploremos sempre que Deus nos cumule de graças e seja generoso conosco.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário