segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

BOMDIA EVANGELHO -11.JANEIRO. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


11 DE JANEIRO DE 2022 - Terça-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Cristo Protetor de Encantado. Foto: Facebook Cristo Protetor / Konce Agência - Leonardo Capitanio. PORTO ALEGRE, 10 jan. 22 / 03:00 pm (ACI).- A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está sendo construída na cidade de Encantado (RS), no Vale do Taquari. “Tem Cristos maiores, mas contando com o pedestal. Se formos ver só a estátua do Cristo, sem considerar o pedestal, esta é a maior do mundo”, disse o gestor do projeto Fabrício Medeiros. A construção desse monumento, afirmou, tem como base três pilares, “fé, devoção e gratidão”. O monumento tem 43,5 m de altura, cinco metros e meio a mais do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), que tem 30 m, mais o pedestal de 8 m. A estátua do Cristo Protetor gaúcha tem 37,5 m de altura e o pedestal, 6 m. A envergadura da imagem, com os braços abertos, é de 39 m. Medeiros se uniu ao projeto em 1º de setembro de 2021. “Quando cheguei aqui, fiquei impressionado”, disse à ACI Digital. “O Cristo tem expressão, está olhando para você. Eu fui até o mirante, no coração do Cristo, e fui tomado por uma emoção indescritível”. O projeto do Cristo Protetor é desenvolvido pela Associação Amigos de Cristo, uma entidade sem fins lucrativos formada por voluntários. Medeiros foi contratado pela associação. “Eu vinha de um projeto completamente comercial e aqui é tudo por doação. Então, essa é outra coisa que me instigou a vir para cá. Todo dinheiro empregado na obra é doação. Fora os guias, que são remunerados, todo o pessoal é voluntário”. O Cristo Protetor recebe em média 1,5 mil pessoas por fim de semana para ver a obra, com a doação de 20 reais “que está auxiliando também na construção. E tudo isso é feito pelo serviço voluntário do pessoal da Associação Amigos de Cristo”. Depois que “o Cristo estiver pronto e estiver arrecadando”, contou, a Associação irá “reverter esses recursos arrecadados para a comunidade, principalmente de Encantado, para ajudar as instituições de caridade, a ideia de retornar para a comunidade”. O monumento não terá vínculo com nenhuma igreja, segundo Medeiros. O projeto “é ecumênico” e será “aberto a todas as religiões”, mas, haverá uma capela católica com uma missa por semana. “A comunidade de Encantado é muito católica, muito religiosa, uma comunidade italiana bem apegada à religião”, disse. O Cristo Protetor de Encantado tem o “coração aberto”. Uma abertura no peito da estátua, em formato de coração, servirá como mirante, a 34 metros de altura, possibilitando uma visão do Vale do Taquari. A abertura será fechada com vidro e tem 3,30 metros de altura por 3,80 metros de largura. Os visitantes terão acesso ao mirante por um elevador. Inicialmente, segundo Medeiros, o projeto era fazer apenas uma faixa, onde seria o mirante. Mas, o escultor Markus Moura deu a ideia de fazer o coração. Todas as noites, o coração de Cristo vai “pulsar” com uma iluminação especial. Medeiros se disse grato por trabalhar no projeto. “O Cristo hoje é muito maior do que simplesmente uma estátua, a essência dele é muito maior. É Cristo, dá sentido a tudo”, disse e acrescentou que “tudo o que pedimos, Ele pode demorar um pouquinho, mas nos concede. De uma forma ou de outra, Ele vai nos mostrando o caminho e isso é fabuloso”. Segundo Medeiros, a estátua do Cristo Protetor de Encantado deve ficar pronta em fevereiro, mas, as obras de todo o complexo, só devem ser concluídas em outubro. Para mais informações sobre a visita ao entorno da obra do Cristo Protetor de Encantado e sobre como colaborar com doações, clique AQUI.

Oração: Deus, nosso Pai, educa-nos para o amor, para o perdão, para a paz. Saibamos vos agradecer pelas maravilhas que operais em nós. Dai-nos a fé que remove montanhas e a esperança que nos faz atravessar vales tenebrosos sem vacilar. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho (Mc 1,21-28):

 Entraram em Cafarnaum. No sábado, Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar. Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. Entre eles na sinagoga estava um homem com um espírito impuro; ele gritava: «Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!». Jesus o repreendeu: «Cala-te, sai dele!». O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu.
Todos ficaram admirados e perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!». E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galileia.

«Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas»

+ Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret(Vic, Barcelona, Espanha)

Hoje, primeira terça-feira do tempo comum, São Marcos apresenta-nos Jesus ensinando na sinagoga e, ato seguido, comenta: «Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas» (Mc 1,22). Essa observação inicial é impressionante. De fato, a razão dessa admiração dos ouvintes, por um lado, não é a doutrina, senão o mestre; não aquilo que se explica, senão Aquele que o explica; e, por outro lado, não é já o predicador visto globalmente, senão remarcado especificamente. Jesus ensinava «com autoridade», quer dizer, com poder legítimo e irrecusável. Essa particularidade fica ulteriormente confirmada por meio de uma nítida contraposição: «Não como os escribas».
Mas, num segundo momento, a cena da cura do homem possuído por um espírito maligno incorpora à motivação admirativa pessoal o dado doutrinal: «Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade» (Mc 1,27). Porém, notemos que o qualificativo não é tanto de conteúdo quanto de singularidade: a doutrina é «nova». Está é outra razão de contraste: Jesus comunica algo inaudito (nunca como aquí este qualificativo tem sentido).
Acrescentamos uma terceira advertência. A autoridade provem, também, do fato que a Jesus «até os espíritos imundos lhe obedecem». Estamos diante uma contraposição tão intensa quanto as duas anteriores. À autoridade do Mestre e à novidade da doutrina há que somar a força contra os espíritos do mal.
Irmãos! Pela fé sabemos que esta liturgia da palavra nos faz contemporâneos do que acabamos de escutar e que estamos comentando. Perguntemo-nos com humilde agradecimento: Tenho consciência de que nenhum outro homem tenha jamais falado como Jesus, a Palavra de Deus Pai? Me sinto rico de uma mensagem que não tem comparação? Dou-me conta da força libertadora que Jesus e seu ensino tem na vida humana e, mais precisamente na minha vida? Movidos pelo Espírito Santo, digamos ao nosso Redentor: Jesus-vida, Jesus-doutrina, Jesus-vitória, faz que, como lhe comprazia dizer ao memorável Ramon Llull, vivamos na continua “maravilha” de Você!
Pensamentos para o Evangelho de hoje: «O amor de Deus não é algo que se aprenda com regras e preceitos, não é algo que se possa ensinar, mas desde que este vivente a quem chamamos homem começa a existir, uma força espiritual se deposita nele, como uma semente , que contém em si a tendência para o amor» (São Basílio Magno) «A novidade de Jesus é que ele carrega consigo a Palavra de Deus, o amor de Deus por cada um de nós. Jesus busca o coração das pessoas. E procura também trazer Deus para mais perto das pessoas e as pessoas para mais perto de Deus» (Francisco) «As suas obras e as suas palavras tornaram-no conhecido como 'o santo de Deus' (Mc 1,24)» (Catecismo da Igreja Católica, n. 438)

Santo do Dia:  São Teodósio, "um presente de Deus"

Teodósio, cujo nome significa "um presente de Deus", nasceu na Capadócia em 423, de pais ricos, nobres e cristãos. Recebeu uma boa e sólida formação dentro dos preceitos da fé católica. Um dia, lendo a história de Abraão, identificou-se com ele e decidiu sair de sua terra em busca de Deus. Peregrinou para a terra santa.

Dotado de dons especiais como da profecia, prodígio, cura e conselho, Teodósio entrou então para um convento. Mas sentia que aquela não era a sua obra, preferia a vida solitária da comunidade monástica do deserto, como era usual naquela época.

Foi habitar numa caverna. Ali entregou-se à duras penitências e orações, passando a pregar com um senso de humildade que contagiava a todos que por lá passavam. Logo começou a receber discípulos e outros monges formando uma nova comunidade religiosa.

Construiu também três hospitais e ergueu quatro igrejas, mas por causa de perseguições religiosas foi exilado pelo imperador Anastácio. Teodósio morreu com cento e cinco anos, em 529. Seu enterro foi acompanhado pelo Arcebispo de Jerusalém e inúmeras graças e prodígios foram alcançados pelo seu nome.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: São Teodósio realizou seu trabalho com muita sabedoria e humildade, e foi testemunho de uma vida santa e cheia de oração. Usou seus dias para o serviço em favor dos mais pobres, mas nunca esqueceu-se da oração, trabalho e descanso.

TJL-  ACIDIGITAL.COM – EVANGELI.NET – A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário