terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 16. FEVEREIRO. 2022

 

BOM DIA EVANGELHO


16 DE FEVEREIRO DE 2022 - Quarta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Quando o amor se torna um "sintoma de felicidade", além da doença

A história do tenor Marco Voleri e sua esposa, a atleta paralímpica Giulia Aringhieri, ambos com esclerose múltipla, que não pararam por causa da doença, continuaram a construir juntos uma família feliz e uma vida profissional plena de satisfações e sucesso - Marina Tomarro - Vatican News - Um convite quase por acaso, para uma apresentação de livro onde o que está sendo dito se torna familiar porque foi vivido na própria pele. É assim que a história do tenor Marco Voleri e sua esposa Giulia Aringhieri, atleta paraolímpica, começa em um dia em que Marco apresenta seu livro no qual ele conta sua própria história, a de um tenor com esclerose múltipla, que apesar de tudo conseguiu encontrar seus "Sintomas de Felicidade", como diz o título de seu livro. Giulia está familiarizada com esta situação porque ela também sofre da doença desde os 21 anos de idade. O que ela não sabe é que a viagem que fez de Livorno para Tivoli com a seção da AISM (Associação Italiana de Esclerose Múltipla) de sua cidade mudará sua vida para sempre. Duas fraquezas que se tornam uma força: "Naquele dia", recorda Giulia, "eu não deveria ir a Tivoli, mas o entusiasmo da nossa seção de Livorno me convenceu a ir. Eu tinha apenas começado a falar sobre minha doença, e ainda não tinha certeza de muitas coisas. Ouvir a história e a força de Marco me impressionou muito, tanto que decidimos nos encontrar novamente para um café quando voltássemos à nossa cidade”. Os meses que se seguiram foram de conhecimento recíproco e de um sentimento que aumentava e se tornava cada vez mais forte, apesar das incertezas de Giulia causadas pelo fato de ambos serem afetados pela esclerose múltipla. “Apaixonar-se por uma pessoa com a mesma doença", explica o tenor Voleri, "era uma perspectiva que nunca tínhamos imaginado". Um dia percebemos que estávamos em uma encruzilhada e tivemos que decidir o que fazer com a nossa história. Ainda me lembro das palavras de Giulia, "qual é o sentido de ficarmos juntos com um fardo duplo?", e minha resposta imediata, quase gritada para ela: duas fraquezas podem fazer uma força, menos por menos é mais em matemática, certo?". Pouco tempo depois, eles decidiram se casar, para grande alegria e surpresa de suas famílias e amigos. “A partir daquele momento – disse Giulia - a esclerose múltipla se tornou um extra em nossas mentes, uma figura que espreitava de tempos em tempos. No centro estava o projeto de vida, o amor e a construção do que ambos queríamos. Não sem problemas, porque as famílias perfeitas só existem em ficções televisivas”.

Oração: Pai Santo, desde o começo dos tempos os pequenos e pobres foram seus preferidos. Somos gratos por que nos destes Santo Onésimo como modelo de simplicidade e santidade. Permita-nos, pela sua bondade, servir aos mais esquecidos do mesmo modo que Onésimo serviu os cristãos de seu tempo. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Marcos 8,22-26.

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos chegaram a Betsaida. Trouxeram-Lhe então um cego, suplicando-Lhe que o tocasse.
Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da localidade. Depois deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou-lhe: «Vês alguma coisa?».
Ele abriu os olhos e disse: «Vejo as pessoas, que parecem árvores a andar».
Em seguida, Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos e ele começou a ver bem: ficou restabelecido e via tudo claramente.
Então Jesus mandou-o para casa e disse-lhe: «Não entres sequer na povoação».
(Tradução litúrgica da Bíblia)

Juliana de Norwich (1342-depois de 1416) mística inglesa - Revelações do amor divino, cap. 52 - «Vês alguma coisa?»

Deus regozija-Se por ser nosso Pai, por ser nossa Mãe, por ser o nosso verdadeiro esposo e por ter a nossa alma por esposa bem-amada. Cristo regozija-Se por ser nosso irmão, Jesus regozija-Se por ser o nosso Salvador. […] Durante a nossa existência, nós, os que vamos ser salvos, conhecemos uma espantosa mistura de bem e de mal. Temos Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado em nós, e temos também a miséria e a malícia da queda e da morte de Adão. […] Fomos tão afetados pela queda de Adão que, devido ao pecado e a outros sofrimentos, temos a sensação de estar mergulhados nas trevas; estamos cegos e pouco conforto sentimos. Mas permanecemos em Deus pela vontade e o desejo, e cremos com confiança na sua misericórdia e na sua graça: é assim que Ele opera em nós. Pela sua bondade, Ele abre o olhar do nosso entendimento, que umas vezes nos faz ver mais, outras vezes menos, consoante a capacidade que Ele nos dá. Tão depressa nos eleva, como permite que caiamos. Esta mistura é tão penosa que temos dificuldade em saber que caminho trilhamos, nós próprios e os nossos semelhantes em Cristo, de tal forma o que sentimos é mutável. O importante é dizer «sim» a Deus quando O ouvimos, querer estar verdadeiramente com Ele com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todas as nossas forças (cf Mc 12,30), odiando e desprezando a nossa tendência para o mal. […] Esta encruzilhada está presente todos os dias da nossa vida.

Santo do Dia:  Santo Onésimo (Localização: Turquia)

O Santo que hoje nos ajuda na edificação de nossa vida chama-se Onésimo. Era um escravo dos homens e tornou-se um servo de Deus. A santidade de Onésimo está descrita nas páginas da Bíblia, pelo testemunho de São Paulo.

Santo Onésimo era escravo do rico Filêmon, e antes de conhecer Jesus fugiu da casa do seu senhor até encontrar-se em Roma com São Paulo, que estava preso, e São Paulo o evangelizou. Filêmon, sua esposa e filho, em certa ocasião foram atingidos por Jesus através de São Paulo. Ao enviar Onésimo, já convertido ao cristianismo, de volta para casa, São Paulo escreveu:

"De bom grado o teria conservado comigo, a fim de que ele me sirva em teu lugar na prisão, onde estou por causa do Evangelho; entretanto, nada quis fazer sem o teu consentimento, para que tal benefício não tenha ares de forçado, mas o provenha de tua livre vontade. Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio" ( Filêmon 1, 13 ).

Santo Onésimo permaneceu no trabalho com São Paulo até ser sagrado bispo em Éfeso. Sofreu o martírio por apedrejamento em 109. São Onésimo foi um grande testemunho da ressurreição de Cristo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A vida de Santo Onésimo testemunha o amor de Deus pelos pequenos e fracos. Este santo era um escravo e sua condição social não o impediu de buscar a verdade de Jesus Cristo. Muitas vezes esquecemos que Jesus escolheu os pequenos e fracos para estar com ele e privilegiamos somente aqueles que nos podem oferecer vantagens em troca de nossos serviços. Reencontrar o amor de Deus no serviço aos mais pobres e abandonados, nos aproxima ainda mais do coração misericordioso do Pai.

TJL – A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – EVANGELI.NET –VATICAN. NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário