sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


10 de dezembro de 2009 — Quinta-feira
2ª Semana do Advento
(Pf. do Advento I, Cor Roxa)

João Batista é o maior de todos os profetas. Sua profecia foi a da proximidade do Reino, e também de sua humildade, com relação ao Cristo. Com a vinda de Jesus todas as promessas e profecias do Antigo Testamento se realizaram. O Tempo do Advento é tempo de celebrar a presença de Cristo, por isso, é tempo de conversão. É tempo para fazer cessar toda injustiça e opressão em nosso mundo. Estejamos, pois, conscientes da verdade que estamos celebrando neste Tempo do Advento.
Oração
Pai, dá-me força para combater os vícios e os pecados que me impedem de aderir plenamente ao teu Reino, e para suportar a violência dos que se opõem a ti.
Evangelho
Mt 11, 11-15 - “De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista”

11 Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino do Céu sofre violência, e são os violentos que procuram tomá-lo. 13 De fato, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se vocês o quiserem aceitar, João é Elias que devia vir. 15 Quem tem ouvidos, ouça.»* 7-15: Nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo Testamento, onde elas já se realizaram. O v. 12 é de difícil interpretação. Provavelmente, o evangelista quer mostrar que o Reino é vítima de violência, porque a velha estrutura injusta resiste para não ser destruída e reage violentamente. Essa violência dos que se opõem à vontade de Deus será experimentada pelo próprio Jesus em sua missão.Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
João Batista foi o precursor de Jesus.João Batista foi o precursor de Jesus. No tempo do Advento, que precede a celebração do mistério da encarnação do Filho de Deus, na liturgia se faz com insistência a sua memória. João Batista foi uma personalidade extremamente forte e marcante. Conclamando o povo ao batismo da conversão à justiça que remove o pecado, João suscitou a ira de Herodes, tetrarca da Galiléia, e dos chefes religiosos de Israel. Ele, filho de sacerdote, rompeu com a linhagem sacerdotal e com o templo, expressão máxima do judaísmo, para fazer seu anúncio profético no deserto. Afastando-se de Jerusalém, dirigiuse ao deserto proclamando sua mensagem tão original e forte, que atraiu Jesus. Seu batismo da conversão à justiça que remove o pecado está na origem do batismo, que é o sacramento básico da Igreja. Jesus se fez discípulo de João Batista e, em Jesus, o batismo de João foi assumido pelo Espírito Santo. Como João, Jesus faz o anúncio da conversão à justiça e da chegada do Reino dos Céus, com a novidade da participação na própria vida de Deus, a ser arrebatado pelos "menores", através da violência da ruptura com a ideologia dos poderosos deste mundo e, também, sofrendo violência por parte destes poderosos.
A igreja celebra hoje:
São Melquíades
Hoje nos deixamos atingir pela santidade de vida de um Papa que buscou no Pastor Eterno e Universal toda a graça que necessitava para ser fiel num tempo de transição da Igreja. São Melquíades de origem africana, fez parte do clero Romano, até que em 310 faleceu o Papa Eusébio, e foi eleito sucessor de São Pedro.No período de seu governo, Melquíades sofreu com a perseguição aos cristãos, que só teve um descanso quando Constantino Magno venceu a histórica batalha em Roma (312) a qual atribuiu ao Deus dos cristãos. Com isto surgiu o Edito de Milão em 313, concedendo a liberdade religiosa; assim São Melquíades passou do Papa da perseguição, para o Papa da liberdade dos cristãos.Durante os quatro anos de pontificado as piores ameaças nasceram do interior da Igreja com os hereges. São Melquíades foi grande defensor da fé , por isso combateu principalmente o Donativo, que contestava a legitimação da eleição dos ministros de Deus e fanaticamente, se substituía a qualquer autoridade.Aproveitou Melquíades, a liberdade religiosa para organizar as sedes paroquiais em Roma e recuperar os bens da Igrejas perdidos durante a perseguição. São Melquíades através da Eucaristia semeou a unidade da Igreja de Roma com as demais igrejas. Entrou no céu em 314 e do Doutor Santo Agostinho recebeu o seguinte reconhecimento: "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos"
tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário