quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


3 de dezembro de 2009 — Quinta-feira
Santos:
Francisco Xavier, Birino, Sinfrônio, Mauro, Hilaria
(Presb, Pf. Adv. I ou Pastores, Cor Branca)

São Francisco Xavier foi encontrado por Santo Inácio, que o conquistou com sua amizade e o converteu de sua vida fútil e mundana, por meio dos Exercícios Espirituais. Depois de ordenado sacerdote em 1537, foi um dos primeiros missionários cristãos no Japão. Teve lá muitas dificuldades, mas conseguiu firmar autênticas Comunidades cristãs. Seu desejo de adentrar ainda mais o continente asiático foi interrompido, vítima da febre, e morreu no dia 2 de dezembro de 1552, aos 46 anos de idade. Que seu espírito missionário motive a Igreja de nosso tempo.
Oração
Pai, livra-me de reduzir minha adesão a Jesus a mero palavreado. Ajuda-me a transformar os ensinamentos dele em norma de vida. Assim estarei fazendo a tua vontade.
Evangelho
Ano C Não basta dizer "Senhor" - Mt 7,21.24-27
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. - Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. aiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. - Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Concílio Vaticano II Constituição Dogmática sobre a Igreja no mundo actual, «Gaudium et Spes», § 93
«Fazer a vontade de Meu Pai»

Lembrados da palavra do Senhor: «Nisto reconhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35), os cristãos nada podem desejar mais ardentemente do que servir sempre com maior generosidade e eficácia os homens do mundo de hoje. E assim, fiéis ao Evangelho e graças à sua força, unidos a quantos amam e promovem a justiça, têm a realizar aqui na terra uma obra imensa, da qual prestarão contas Àquele que a todos julgará no último dia. Nem todos os que dizem «Senhor, Senhor» entrarão no Reino dos Céus, mas aqueles que cumprem a vontade do Pai (cf Mt 7, 21) e põem seriamente mãos à obra. Ora, a vontade do Pai é que reconheçamos e amemos efectivamente a Cristo em todos os homens, por palavras e por obras, dando assim testemunho da verdade e comunicando aos outros o mistério do amor do Pai celeste. Deste modo, em toda a terra os homens serão estimulados à esperança viva, dom do Espírito Santo, para que finalmente sejam recebidos na paz e felicidade infinitas, na pátria que refulge com a glória do Senhor.«Àquele que, em virtude do poder que actua em nós, é capaz de fazer que superabundemos para além do que pedimos ou pensamos, a Ele seja dada a glória na Igreja e em Cristo Jesus por todos os séculos dos séculos, Amén» (Ef 3, 20-21).
A igreja celebra hoje:
São Francisco Xavier
A Igreja que na sua essência é Missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente São Francisco Xavier, destacou-se com uma santidade, que o levou a ousadia de fundar vária missões, a ponto de ser conhecido como São Paulo do Oriente. Francisco nasceu na Espanha em 506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia, e com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.Vaidoso e ambicioso, buscava glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: " Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?" Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado co-fundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier recebeu de Inácio em missão no Oriente. Nas Índias, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar um Cristo Encarnado. Ambicionado a China para Cristo, pôs-se a caminho, mas em uma ilha frente a sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.Esse grande Santo missionário entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier com dez anos de apostolado tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões.Eu fui chamado para ser apóstolo, não por pessoas nem por uma pessoa, mas por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que ressuscitou Jesus da morte. Gl 1,1 -
Do livro: 365 dias com a ternura de Paulo -Fonte: www.paulinas.org.br - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário