terça-feira, 22 de dezembro de 2009


4ª Semana do Advento

Ano C - São Lucas - (Pf. do Advento II, Cor Roxa)
Santos do dia:
Floro,Ciremão,Elena,
Francisca Cabrini, Zenon

Belo cântico de louvor, Maria canta na casa de Isabel. Nele se revela o mistério da salvação. Deus, por amor a seu povo e para sua salvação, escolheu instrumentos simples e humildes, como Maria, para a realização de sua Aliança. É a história da misericórdia divina vencendo os prepotentes do mundo. No Reino do Senhor os pobres têm pão com fartura e os saciados serão despedidos de mãos vazias, porque vazio estava o coração deles. Em Maria, realiza-se em plenitude a misericórdia do Pai, que é Jesus.
Oração
Senhor, como Maria, minha alma te glorifica, meu espírito se enche de gozo em Ti. Obrigado por tua misericórdia comigo. Na verdade os demais podem me chamar bem aventurado porque Tu também tens feito em mim grandes coisas. Hoje, como há vinte séculos, tornaste homem como nós e vens em nossa ajuda como prometeste. Bendito sejas Senhor.

Evangelho
Lc 1,46-56 - O cântico de Maria

* 46 Então Maria disse:«Minha alma proclama a grandeza do Senhor,47 meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,48 porque olhou para a humilhaçãode sua serva.Doravante todas as gerações me felicitarão,49 porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor:seu nome é santo,50 e sua misericórdia chega aos que o temem,de geração em geração.51 Ele realiza proezas com seu braço:dispersa os soberbos de coração,52 derruba do trono os poderosos e eleva os humildes;53 aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.54 Socorre Israel, seu servo,lembrando-se de sua misericórdia,55 - conforme prometera aos nossos pais -em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.»56 Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.
* 46-56: O cântico de Maria é o cântico dos pobres que reconhecem a vinda de Deus para libertá-los através de Jesus. Cumprindo a promessa, Deus assume o partido dos pobres, e realiza uma transformação na história, invertendo a ordem social: os ricos e poderosos são depostos e despojados, e os pobres e oprimidos são libertos e assumem a direção dessa nova história. Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Beda, o Venerável (c. 673-735), monge, Doutor da Igreja Homilias sobre o Evangelho, I, 4; CCL 122, 25ss. (a partir da trad. breviário)
«O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador»
«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.» O sentido primeiro destas palavras é a confissão dos dons que Deus lhe concedeu, em especial a ela, Maria; mas logo a seguir recorda os benefícios universais de que Deus não cessa de rodear a espécie humana.A alma glorifica o Senhor quando consagra todas as suas potências interiores a louvar e a servir a Deus; quando, pela sua submissão aos preceitos divinos, mostra que nunca perde de vista o Seu poder e a Sua majestade. O espírito alegra-se em Deus, seu Salvador, quando coloca toda a sua alegria na memória do seu Criador, de Quem espera a salvação eterna. Estas palavras exprimem exactamente aquilo que todos os santos pensam, mas convinha muito especialmente que fossem proferidas pela Bem-aventurada Mãe de Deus que, cumulada de um singular privilégio, ardia com um amor todo espiritual por Aquele que tinha tido a alegria de conceber na sua carne. Ela tinha bons motivos, ela mais do que todos os santos, para se alegrar em Jesus - ou seja, no seu Salvador -, porque sabia que Aquele que reconhecia como Autor eterno da nossa salvação ia nascer no tempo, da sua própria carne, tão verdadeiramente que na mesma Pessoa estariam realmente presentes o seu Filho e o seu Deus. [...]É por isso que é um costume excelente e salutar, cujo perfume unge a Santa Igreja, cantar todos os dias, nas Vésperas, o cântico da Virgem. Podemos esperar que as almas dos fiéis, recordando com tanta frequência a éncarnação do Senhor, se inflamem com um fervor mais vivo, e que a frequente recordação dos exemplos da Santa Mãe as firme na virtude. E as Vésperas são o momento ideal para entoar este cântico, porque a nossa alma, fatigada da jornada e solicitada em sentido diverso pelos pensamentos do dia, precisa de se recolher ao chegar o momento em que vai repousar, a fim de poder recuperar a unidade da sua atenção.
A igreja celebra hoje:
Santa Francisca Xavier Cabrini

Francisca nasceu em 1850, última de uma família de 13 filhos. Ela recebe o título de "Mãe dos Imigrantes", pois olhou para a emigração com os olhos humaníssimos de mulher, de cristã.Órfã de pai e mãe, queria entrar logo no convento, mas não permitiram por causa de sua idade, e sua saúde precária. Ela aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno.formou o primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, colocadas sob a proteção de são Francisco Xavier, de quem ela mesma pronunciando os votos, assumiu o sobrenome. Fez vinte e quatro travessias no oceano, e com imensa coragem, enfrentou a poderosa metrópole.Morreu de imprevisto, em uma das viagens que fazia, em 1917. Seu corpo foi levado para Nova Iorque, para ficar perto dos emigrantes.
Obs.: Você recebeu esta mensagem porque seu email está cadastrado na minha lista de contatos mas caso deseje que seu email seja excluído da minha lista basta retornar este email informando a palavra REMOVER no assunto.
Caso não queira mais receber o evangelho do dia, encaminhe um e-mail solicitando o seu cancelamento para o e-mail
tarcisol@hotmail.com
tjl@- http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm -http://www.opusdei.org.br/http://www.oracaodocatolico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário