quinta-feira, 24 de dezembro de 2009



Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
Missa da Noite
Ano C – São Lucas - (Sol, Gl, Cr, Pf. Natal, Cor Branca)

Santos:
Charbel Makhlouf, Delfin, Zenóbio, Tarsila,Irmina
“Natal, Deus apaixona-se por nós!”
Mais uma vez, Deus bate à porta de nossas vidas. Ele nos vê longe dele, de seus caminhos, ainda prisioneiros de nossos pecados, de nossas iniquidades. Em seu amor por nós, ele não aguenta essa situação, vem ser o Emanuel, o Deus entre nós. Vem ser nosso Jesus, o Salvador a nos arrancar da maldade e a nos plantar em sua própria justiça que jamais condena. Ao contrário, Ele vem para procurar e salvar o que estava perdido. Na Eucaristia, agradeçamos e acolhamos tão apaixonado amor!

Oração:
Apressai-vos, e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho
Mt 1, 1-25 ou Mt 1,18-25Jesus, o Messias, realiza as promessas de Deus

-* 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; 3 Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. 4 Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. 5 Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; 6 Jessé foi o pai de Davi.Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. 7 Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. 8 Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. 9 Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. 10 Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. 11 Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. 13 Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. 14 Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. 15 Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. 16 Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias.17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.
O começo de uma nova história -* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.»22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» 24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, 25 e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.* 1,1-17: Em Jesus, continua e chega ao ápice toda a história de Israel. Sua árvore genealógica apresenta-o como descendente direto de Davi e Abraão. Como filho de Davi, Jesus é o Rei-Messias que vai instaurar o Reino prometido. Como filho de Abraão, ele estenderá o Reino a todos os homens, através da presença e ação da Igreja. * 18-25: Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados). Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
João Batista abre caminho para um DeusNo Primeiro Testamento, prevalece o caráter nacionalista na concepção do Deus de Israel, que elege um povo, o qual se confronta com os demais povos como sendo "inimigos". E no interior deste próprio povo eleito prevalece a discriminação do "pecado", caracterizado a partir das inobservâncias da Lei controlada pelos chefes religiosos de Israel. João Batista, rompendo com a tradição sacerdotal paterna e com o templo de Jerusalém, abre caminho para um Deus universalista. Com Jesus dar-se-á a revelação do Deus amoroso e misericordioso que remove os critérios de exclusão e condenação pela Lei e elimina a prevenção contra o "inimigo", proclamando a reconciliação.
Santas Irmina e Adélia
Ermina e Adélia estão ligadas ao florescimento do cristianismo no coração da Alemanha durante a missão de dois grandes apóstolos, Willibrordo e Bonifácio, as quais colaboraram na obra com o sustento tanto material como espiritual.Fundadoras de mosteiros, foram abadessas, e ambas são festejadas no dia 24 de dezembro.Ermina estava noiva, quando o seu noivo faleceu, antes das núpcias, ela então quis entrar para um mosteiro beneditino, porém, mais tarde, acabou fundando um mosteiro em Oeren.A morte de Ermina aconteceu provavelmente em 708, uns vinte anos antes da morte de santa Adélia.
Fonte: tjl@ -
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm -http://mundocatolico.org.br/ -http://www.franciscanos.org.br http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Porque se celebra o Natal a 25 de dezembro?
Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
DIA: 25; MÊS: No sexto mês a contar da concepção de seu primo João, isto é, dezembro.
ANO: Provavelmente entre os anos 7 - 6 a.C. que corresponde ao ano 153 da Fundação de Roma
.

Por que se celebra o Natal a 25 de dezembro? Os historiadores demonstraram que a festa tem a sua origem numa brilhante operação pastoral realizada pela Igreja de Roma na primeira metade do quarto século. Nessa época, os povos da Europa Ocidental, sob a influência cultural latina, comemoravam o "solstício do inverno". É quando o sol, tendo chegado aos trópicos, parece estacionário durante alguns dias. Isto acontece aos 25 de dezembro. Os dias então se alongam, eliminando o temor da invasão das trevas. O "sol invicto" era tido como símbolo de vida.

A igreja fez uma transferência de significado, indicando na pessoa de Jesus o verdadeiro sol de justiça, autêntica luz da verdade e transformando o dia do nascimento do sol em dia do Nascimento de Jesus Cristo.
Revanche do paganismo
Os ídolos foram derrubados, mas não destruídos. Hoje, parece que renascem das cinzas. Herodes ameaça de extinção o menino Jesus. Luzes em profusão caracterizam o período natalino nas ruas e nas vitrinas, troca de presentes e cartões de boas festas, árvores decoradas, papai Noel de todos os tamanhos acabam por tomar conta do quadro da celebração do Natal .
Este se torna mera ocasião de festa, é aparato exterior, fábula, coreografia, anúncio publicitário. Natal passa a ser festa natalícia sem aniversariantes. Embora a comercialização, o consumo materialista esvaziem a festa do seu significado, nem por isso deixam de chamar a atenção para o acontecimento. Faz-se necessário recuperar o valor cristão do Natal.
O dia do nascimento
Os Evangelhos não pretendem apresentar a biografia histórica de Jesus e nem estavam em condições disso. Assim, só se pode ter uma cronologia da vida de Jesus em suas linhas gerais:
· Mt 2 situa o nascimento de Jesus antes da morte de Herodes, em 4 a.C.
· Lc 3,1-2 situa o início de sua vida pública no 15º ano do reinado de Tibério, data que pode significar o ano 26 ou o 28.
· Jo 2,20 situa a purificação do Templo no 46º ano de sua construção, que foi iniciada no 18º ano de Herodes, ou seja, segundo a cronologia de Josefo no ano 20 a.C.
Não se pode calcular com segurança a data do nascimento de Jesus nem a data de sua morte. Sua vida deve ter-se desenvolvido quase completamente entre a morte de Herodes (4 a.C.) e o ano 30 dC, data que se deve estar próxima da data real da morte de Jesus.
Os três Evangelhos sinóticos apresentam um roteiro comum da vida pública de Jesus: o batismo de João, a tentação, a pregação na Galiléia, a viagem a Jerusalém, um breve ministério em Jerusalém e sua Paixão e Morte.
O provável ano do nascimento de Jesus
Jesus nasceu provavelmente entre os anos 7 - 6 a.C. que corresponde ao ano 753 da Fundação de Roma. A era cristã estabelecida por Dioniso, o pequeno, (século VI) resulta de um cálculo errôneo.
São Lucas estabelece um sincronismo entre a história profana e história da salvação.
Tibério sucedeu a Augusto (LC 2,1) aos dezenove de agosto do ano 14 d.C. O ano 15 vai, pois, de 19 de agosto de 28 a 18 de agosto de 29, ou segundo o modo de calcular os anos do reinado em uso na Síria, de setembro-outubro de 27 a setembro-outubro de 28.
Jesus tem, portanto, no mínimo 33 anos, provavelmente até mesmo 35 a 36 anos. A indicação do capítulo 2, 23 é aproximativa.
Apenas sublinhe que Jesus tinha a idade requerida para exercer missão pública. A "Era Cristã" fixada por Dioniso, o pequeno, no século VI resulta de se ter tomado estritamente o número de trinta anos: os 29 anos completos de Jesus, descontados do ano 782 de Roma (XV ano de Tibério), indicaram 753 para início de nossa era.

Queres compreender a majestade de Deus? Compreenda a
humildade de Deus feito humano. (Santo Agostinho)


Feliz Natal! Tarciso J. de Lima e familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário