quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BOM DIA EVANGELHO
Quarta Semana do Advento - Ano “C” (São Lucas) - 4ª do Saltério (Livro I) - Cor Roxa

João Batista nasceu por vontade do Pai. Veio para uma missão e vai cumpri-la até o fim, até o testemunho pelo martírio, daquele que anunciou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Por sua missão mostrou-nos que Deus é misericórdia. Em João Batista a Aliança do Pai começa a se realizar até concretizar-se definitivamente em seu Filho Jesus Cristo. Deixemo-nos, pois, como Igreja, nos conduzir pelos fatos e acontecimentos da história de nossa salvação.

Santos: Dagoberto II da Austrásia (rei, mártir), de Hexham (monge, bispo), João Câncio (presbítero de Cracóvia), João de Kety (presbítero, mártir), Maria Luísa (carmelita, filha do rei Luís XV da França), Mazota de Abernethy (virgem) , Migdônio e Mardônio (mártires da Nicomédia), Sérvulo de Roma (era um paralítico), Teódulo, Saturnino e Companheiros (mártires de Creta), Thorlakur Thorhallsson (bispo de Skalholt), Vitória e Anatólia (virgens, mártires de Sabina), Hartmann de Brixen (bispo, bem-aventurado), Hermann de Scheda (abade, bem-aventurado), Ivo de Chartres (bispo, bem-aventurado), João Cirita (eremita, bem-aventurado), Nicolau Factor (franciscano, bem-aventurado)
Oração
Senhor, quero unir minha oração à Igreja inteira, que hoje volta seu olhar de fé no mistério da Encarnação. Meu Deus, dá-me a luz de teu Espírito Santo para contemplar o extraordinário acontecimento do nascimento de nosso Redentor com um coração humilde.
Evangelho

Lucas (Lc 1, 57-66) - Nascimento de João Batista

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.
59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João". 610s outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. Palavra da Salvação!

Comentando o Evangelho
A mão do Senhor estava com ele

Todos os fatos relacionados com o nascimento de Jesus aconteceram sob a ação de Deus. Cada pormenor manifestava a misericórdia divina e o carinho com que a vinda do Messias estava sendo preparada.
O nascimento de João Batista foi visivelmente conduzido pelo Pai. Quando o menino foi dado à luz, os vizinhos e parentes reconheceram, no fato, uma demonstração do amor de Deus para com os pais dele - Isabel e Zacarias -, bem como para com todo o povo. Quando se perguntavam o que seria deste menino, já estavam intuindo a grandeza da missão que o esperava.
O sinal da benevolência divina manifestou-se, também, na recuperação da fala de Zacarias, assim que ordenara dar ao filho o nome de João, embora a contragosto da parentela. De acordo com o seu nome, o menino seria um sinal permanente de que Deus usa de misericórdia e é favorável. Sendo assim, seria portador de esperança e de consolação, transmitindo a certeza de que haveriam de se cumprir as antigas promessas divinas de salvação.
Da boca de Zacarias saiu, também, um hino de louvor a Deus. Mais que ninguém, o pai de João Batista fora testemunha da presença providente de Deus na vida de seu povo.
Seu louvor tinha fundamento. A salvação do Senhor já começara a se manifestar. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA,Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]
A IGREJA CELEBRA HOJE: São João Câncio 1390-1473

Até os dias de hoje a Polônia tem sido uma fronteira: fronteira entre os cristãos e os pagãos do Norte, entre os católicos do Oriente e ortodoxos, entre os germanos e eslavos, entre o avanço dos turcos ao coração da Europa. Um desses santos que representam a alma polonesa, é São João Câncio. Catedrático durante quase 50 anos da universidade de Cracóvia, pároco durante algum tempo, exemplo de virtude, deixou-nos a humildade, a paciência, a doçura e a caridade como exemplos maiores de sua vida. Sempre agradável e amigo, transmitia alegria a todos. Antes de falecer, exortou: " Vigiai atentamente a doutrina, conservai o depósito sem alteração e combatei- sem jamais cansar-vos, toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas. Se eu estivesse estado no erro, sei que num ponto verdadeiramente capital, jamais um homem violento teria conseguido que o tratasse igualmente: muitos homens, sem dúvida, são como eu. Tende cuidado dos pobres, dos enfermos, dos órfãos..."
FONTE: TJL@ -
WWW.PAULINAS.ORG.BR - http://www.gaudiumpress.org/
HORÁRIOS DE MISSAS BRASÍLIA:http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/
TJL@23122009-0932LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário