terça-feira, 29 de dezembro de 2009


Bom dia Evangelho
5º Dia na Oitava do Natal
Ano C – São Lucas
Santos do dia :
Thomas Becket, Segundo,Primiano, David, (Gl, Pf. Natal, Cor Branca)

O Evangelho mostra-nos a bela cena da apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém. Maria e José, assemelhando-se aos preferidos do Reino, fazem a oferta dos pobres: um par de rolas ou dois pombinhos. A Igreja, seguindo o caminho de Jesus, há de voltar sua atenção aos mais abandonados. A apresentação de Jesus no Templo interroga nossas ações e nossas atitudes como cristãos e como Igreja. Quais são os valores que tocam profundamente a nós: O serviço e a doação, ou o privilégio e destaque social? Pensemos!
Oração
Pai, que teu Filho Jesus seja para mim motivo de crescimento e de promoção, levando-me, a conhecer-te sempre mais e a aderir ao teu Reino de amor.
Evangelho
Lc 2,22-35O - Cântico de Simeão

22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor.O Messias, sinal de contradição -* 25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. 26 O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, 28 Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo:29 «Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz.30 Porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel.»33 O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino. 34 Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: «Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.»*
25-40: Simeão e Ana também representam os pobres que esperam a libertação. E Deus responde à esperança deles. O cântico de Simeão relembra a vida e missão do Messias: Jesus será sinal de contradição, isto é, julgamento para os ricos e poderosos, e libertação para os pobres e oprimidos (cf. Lc 6,20-26). Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo Homilia 15 sobre São Lucas; PG 13, 1838-1839 (a partir da trad. Orval; cf SC 87)
«Deixarás ir em paz o Teu servo»
Simeão sabia que o único que pode libertar-nos da prisão do corpo, com a esperança da vida futura, é Aquele que ele tinha nos braços. Foi por isso que disse: «Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque enquanto não tive Cristo nos meus braços era como que prisioneiro, estava incapaz de me libertar das cadeias.» E note-se que isto não se aplica somente a Simeão, mas a todos os homens. Se alguém abandona este mundo e quer alcançar o Reino, tome Jesus nos braços, aperte-O ao peito, e poderá chegar com grande alegria aonde deseja ir. [...]«Todos aqueles que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus» (Rom 8, 14). Assim pois, foi o Espírito Santo que levou Simeão ao Templo. E tu, se desejas ter Jesus nos braços e tornar-te digno de sair dessa prisão, esforça-te por te deixares conduzir pelo Espírito, para chegares ao templo de Deus. Desde já te encontras no templo do Senhor Jesus, ou seja, na Sua Igreja, neste templo de pedras vivas (1P 2, 5). [...]Assim pois, se vieres ao Templo conduzido pelo Espírito, encontrarás o Menino Jesus, toma-Lo-ás nos teus braços e dirás: «Agora, Senhor, segundo a Tua palavra, deixarás ir em paz o Teu servo». Esta libertação e esta partida têm lugar na paz. [...] Quem morre em paz, senão aquele que tem a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento e guarda os corações e os pensamentos em Cristo (Fil 4, 7)? Quem se retira em paz deste mundo, senão aquele que compreende que Deus veio, em Cristo, reconciliar-Se com o mundo?

Hoje a Igreja celebra : S. Tomás Becket, bispo, mártir, +1170
Nasceu em Londres, no ano de 1177, foi ordenado arcediago e colaborador do arcebispo de Canterbury, Teobaldo.Quando o arcebispo Teobaldo morreu, em 1161, Henrique II escolheu Tomás como sucessor à sede primaz de Canterbury. Ele se tornou um grande defensor dos direitos da Igreja e num zeloso pastor de almas.Foi ordenado sacerdote em 03 de junho de 1162, e consagrado bispo um dia depois. Tomás Becket negou reconhecer as novas leis, porque possuía direitos abusivos, para escapar da ira do rei, fugiu pra a França, onde ficou seis anos no exílio, levando uma vida ascética em um mosteiro cisterciense.Restabelecida a paz com o rei, Tomás voltou a Canterbury, porém, houve quem se encarregasse de enviar quatro cavaleiros armados para Canterbury, o arcebispo foi avisado, porém, muito calmamente disse:"O medo da morte não deve fazer-nos perder de vista a justiça", e ainda: "Aceito a morte pelo nome de Jesus e pela Igreja".A 23 de dezembro de 1170, deixou-se apunhalar sem opor resistência, ainda com as vestes sacerdotais.

Fontes: http://www.cademeusanto.com.br/santoout.htm - http://www.paulinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário