terça-feira, 8 de dezembro de 2009

8 de dezembro de 2009 — Terça-feira
Imaculada Conceição de Maria
(Gl, Cr, Pf. Próprio, Cor Branca)

“O amor nos faça santos e imaculados para Deus!”


A Solenidade da Imaculada Conceição de Maria retrata o amor misericordioso de Deus, que, por mérito de Jesus, acolhe Maria, preservando-a do pecado. Pelo sim de Maria, Deus, através de Jesus, da humanidade manchada pelo pecado, cria uma nova humanidade, nascida da graça. Maria é para nós a nova Eva, imagem da humanidade redimida em Cristo!
Oração introdutória
Maria, venho diante de ti bendizer-te pelas grandes coisas que Deus fez em ti, venho agradecer-te por todas as graças que recebi por teu intermédio e a consagrar-te todos meus pensamentos, palavras e obras. Obrigado por teus exemplos santos de fidelidade à tua vocação como Mãe de Deus e nossa Mãe. Toma-me pela mão e guia-me nesta oração para poder receber as luzes do Espírito Santo e para corresponder-Lhe generosamente.
Evangelho
Lc 1,26-38O - Messias vai chegar
-* 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.» 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.* 26-38: Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por : São João de Damasco (c. 675-749), monge, teólogo, Doutor da Igreja Homilia para a Natividade da Virgem, 7, 10 (a partir da trad. SC 80, p. 63 rev.)
«Eis que faço novas todas as coisas» (Ap 21, 5)

Hoje, o Criador de todas os coisas, o Deus Verbo, compôs uma obra nova, retirada do coração do Pai para ser escrita, como que com uma rosa, pelo Espírito que é a língua de Deus. [...] Filha santíssima de Joaquim e de Ana, que escapaste aos olhares dos Principados e das Potestades e às setas inflamadas do Malvado (Col 1, 16; Ef 6, 16), tu viveste na câmara nupcial do Espírito, foste preservada intacta para seres Esposa de Deus e Mãe de Deus por natureza. [...] Filha amada de Deus, honra de teus pais, todas as gerações te chamam bem-aventurada, como tu própria afirmaste com verdade (Lc 1, 48). Digna filha de Deus, beleza da natureza humana, reabilitação de Eva, nossa primeira mãe! Pois pelo teu nascimento aquela que tinha caído é levantada. [...] Se, pela primeira Eva, «entrou a morte no mundo» (Rom 5, 12), porque ela se colocou ao serviço da serpente, em contrapartida, Maria enganou a serpente enganadora fazendo-se escrava da vontade divina, e assim introduziu a imortalidade no mundo.Tu és mais preciosa do que toda a criação, porque de ti somente recebeu o Criador em herança as primícias da nossa humanidade. A Sua carne foi feita da tua carne, o Seu sangue do teu; Deus alimentou-Se com o teu leite, os teus lábios tocaram nos lábios de Deus. [...] Na presciência da tua dignidade, o Deus do universo amou-te; e, por te amar, predestinou-te e, nos últimos tempos (1Ped 1, 20), chamou-te à existência. [...]Que Salomão, o sapiente, se cale; que Salomão não volte a dizer que «não há nada de novo debaixo do sol» (Ecl 1, 9).
A igreja celebra hoje:
Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os Santos.Esta verdade reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos Padres e Doutores da Igreja oriental ao exaltar a grandeza de Maria, Mãe de Deus, tinham usado de expressões como: cheia de graças, lírio da inocência, mais pura que os anjos.A Igreja ocidental que sempre muito amou a Santíssima Virgem tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Foi o franciscano Duns Scoto no séc. XIII, quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser mãe do seu Filho. Isso era possível para a Onipotência de Deus; portanto, Deus, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.Graças a Deus, rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria no seio de sua mãe Sant'Ana foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina de Labouré, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração:"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". E quatro anos depois que a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma em 1854: "Maria isenta do pecado original".A própria Virgem na sua aparição em Lourdes, confirmou a definição dogmática e fé do povo dizendo para Santa Bernardete e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".
Reflexão apostólica
Maria foi uma mulher que vivia imersa em Deus e por isso o anúncio do anjo encontrou nela um eco imediato e uma resposta generosa. Sua atitude nos ensina como devemos viver nossa vida cristã, em constante união com Deus e com generosidade de alma.tjl@08122009-0850lt
Fonte:
www.paulinas.org.br - http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm
http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/tjl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário