segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Bom dia Evangelho
Santos InocentesSóstenes,Mansueto, Jaime, Tiago das Marcas, Estêvão
Ano C – São Lucas - (Mts, Gl, Pf. do Natal, Cor Vermelha)

Nasceu-nos o Salvador, pequenino, mas que é o grande Senhor e Rei. Nasceram para a eternidade os Santos Inocentes, testemunhando com a morte o Cristo. Foram vítimas da maldade e do medo de perder o poder que tinha o malvado Herodes. O desejo de poder gera a morte. O poder do amor salva, santifica e eterniza. Essas crianças morreram pelo Cristo, e Ele faz delas suas testemunhas. Os Inocentes abandonados em nosso mundo não são, porventura, as vítimas dos Herodes de nossos dias?

Oração
Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.

Evangelho
A primeira viagem missionária - Mt 2,13-18

Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse: - Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la. Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito." Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: "Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos." Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa -Meditação para o dia 6 de Janeiro de 1941 (a partir da trad. Source cachée, p. 271) Os Santos Inocentes, pobres como Cristo foi pobre

Pouco depois de Santo Estêvão, o primeiro mártir, temos as «flores martyrum», as flores dos mártires, esses pequenos botões que foram arrancados antes de estarem maduros para se oferecerem. De acordo com uma piedosa tradição, a graça adiantou-se ao desenvolvimento natural destas crianças inocentes, proporcionando-lhes a compreensão daquilo que estava a suceder-lhes, a fim de as tornar capazes de uma doação livre de si mesmas e lhes garantir a recompensa reservada aos mártires. Apesar disso, não se assemelham ao confessor da fé que já chegou ao estado adulto e que, com coragem heróica, abraça a causa de Cristo. Entregues sem defesa, assemelham-se antes às «ovelhas conduzidas ao matadouro» (Is 53, 7; Act 8, 32).Elas são, pois, a imagem da pobreza extrema. O único bem que possuem é a própria vida, que nesta altura lhes arrebatam sem que elas ofereçam resistência. Rodeiam o presépio, para nos mostrar de que natureza é a mirra que devemos oferecer ao divino Menino: aquele que deseja pertencer-Lhe por completo terá de se entregar a Ele com total desprendimento de si mesmo, abandonando-se à vontade divina como estas crianças.

Hoje a Igreja celebra :
Santos Inocentes, mártires, séc. I
"Então Herodes, percebendo-se enganado pelos magos, mandou matar em Belém dois os meninos até dois anos de idade".A Igreja honra como mártires este coro de criança, vítimas do terrível e sanguinário rei Herodes, arrancadas dos braços de suas mães em tenra idade para escrever com seu próprio sangue a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna segundo a promessa de Jesus:"Quem perder a vida por amor de mim, a encontrará".
Tjl/ - http://evangelhoquotidiano.org/ - www.paulinas.org.brhttp://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário