quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


17 de dezembro de 2009 — Quinta-feira
Ano C – São Lucas - 3ª Semana do Advento
(Pf. do Advento II, Cor Roxa)
Santos:
Lázaro da Bethania, Olímpia, Floriano, Yolanda, Vivina, João da Mata

Aproxima-se o dia em que a salvação se tornará viva entre nós: O dia do nascimento de Jesus! Por isso, com maior intensidade, a Igreja prepara-se para acolher com alegria e nobreza, aquele que chega na humildade do presépio. Ele vem para realizar a eterna aliança de amor do Pai para com toda a humanidade. Assim, a liturgia quer tornar viva sua presença, e por isso devemos olhar para o futuro com alegria e esperança. Acolhamos, pois, com amor aquele que vem.
Deus nos fala
Há grande reverência e acolhida às palavras de Jacó que, à beira da morte, fala do futuro do povo de Israel. E a genealogia de Jesus quer mostrar--nos que Ele está mesmo bem dentro da história e a assume plenamente. E desde Abraão somos herdeiros das bênçãos e das promessas divinas.
Oração
Deus meu, nestes dias santos em que se aproxima o Natal, te peço que me concedas a graça de orar com profundidade para poder captar melhor o mistério da Encarnação de teu Filho. Ajuda-me a penetrar nesta verdade: o Verbo Encarnado, segunda Pessoa da Trindade, que veio ao mundo para amar e para nos ensinar a amar.
Evangelho
Mt 1, 1-17 - Jesus, o Messias, realiza as promessas de Deus
-* 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; 3 Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. 4 Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. 5 Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; 6 Jessé foi o pai de Davi.Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. 7 Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. 8 Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. 9 Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. 10 Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. 11 Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. 13 Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. 14 Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. 15 Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. 16 Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias.17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.* 1,1-17: Em Jesus, continua e chega ao ápice toda a história de Israel. Sua árvore genealógica apresenta-o como descendente direto de Davi e Abraão. Como filho de Davi, Jesus é o Rei-Messias que vai instaurar o Reino prometido. Como filho de Abraão, ele estenderá o Reino a todos os homens, através da presença e ação da Igreja. - Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
- Palavra da salvação.- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Leão Magno (? - c. 461)Papa e Doutor da Igreja Carta 31; PL 54, 791 (a partir da trad. Orval)
«A linhagem de Jesus Cristo»
De nada serve dizer que Nosso Senhor, filho da Virgem Maria, é realmente homem, se não se crê que Ele o é da maneira como o Evangelho o proclama. Quando Mateus nos fala «da genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão», desenha, a partir da origem da humanidade, a linhagem das gerações até José, de quem Maria estava noiva. Lucas, pelo contrário, sobe os sucessivos graus para conduzir ao início do género humano, e mostra assim que o primeiro e o último Adão são da mesma natureza (3, 23ss.).
Seria possível, certamente, ao Todo-Poderoso Filho de Deus manifestar-se para instrução e justificação dos homens da mesma maneira que apareceu aos patriarcas e aos profetas sob forma carnal; por exemplo, quando lutou com Jacob (Gn 32, 25), ou quando estabeleceu um diálogo com Abraão, aceitando a sua hospitalidade a ponto de tomar o alimento que este Lhe apresentou (Gn 18). Mas estas aparições eram apenas sinais, imagens do homem de que anunciavam a realidade, alcançada através das origens destes antepassados.
Uma imagem não poderia realizar O mistério da nossa redenção, preparado desde antes do tempo, desde a eternidade. O Espírito ainda não tinha descido sobre a Virgem, e a força do Altíssimo ainda não tinha estendido sobre ela a Sua sombra (Lc 1, 35). A Sabedoria ainda não tinha construído uma morada onde o Verbo pudesse encarnar, de modo que a natureza de Deus e a do escravo se unissem numa só pessoa, o Criador do tempo nascesse no tempo, e Aquele por Quem tudo foi feito fosse gerado entre todas as criaturas. Se o homem novo não Se tivesse assimilado à carne do pecador e carregado a nossa decrepitude, se não tivesse condescendido, Ele que era consubstancial ao Pai, em tomar a substância de Sua Mãe e assumir a nossa natureza, excepto no pecado, a humanidade seria mantida cativa à mercê do demónio, e n&atild e;o poderíamos gozar da vitória triunfal de Cristo, porque esta teria acontecido fora da nossa natureza. É, por conseguinte, da admirável participação de Cristo na nossa natureza que brota para nós a luz do sacramento da regeneração.
A igreja celebra hoje
São Lázaro
A Igreja neste tempo do Advento se prepara para celebrar o aniversário de Jesus e se renova no desejo ardente de que Cristo venha pela segunda vez e instaure aqui o Reino de Deus em plenitude. Sem dúvida estão garantidos para este Reinado Pleno que acontecerá em breve, os amigos do Senhor.Hoje vamos lembrar um destes amigos do Cristo: São Lázaro. Sua residência estava perto de Jerusalém, numa região agrícola, e possui como irmã Maria e Marta. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e apóstolos.Lázaro foi quem tirou do Cristo lágrimas, quando morreu, ao ponto de falarem: "Vejam como o amava!". Assim aconteceu que, por amor do amigo e para do Pai, Jesus garantiu a irmã de Lázaro o milagre da reavivamento: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá, Crês isto? " ( Jo 11, 26).O resultado de tudo foi a ressurreição de São Lázaro, ou seja por parte Poder do Senhor da vida e vencedor da morte Lázaro reviveu, este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo e outros começaram a pensar na morte de Jesus como de Lázaro. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para com os cristãos e o próprio teria sido Bispo e mártir.
tjl@ - http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htmhttp://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/-
www.arquidiocese-sp.org.br - www.vatican.va - www.santosdobrasil.org -www.missiologia.org.br -www.pastoraldapessoaidosa.org.br -www.caritas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário