quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


9 de dezembro de 2009 — Quarta-feira
2ª Semana do Advento
(Pf. do Advento I, Cor Roxa)
Hoje a Igreja celebra :
Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911
Jesus encontrou um povo marcado pelo peso da opressão e sedento de vida. Aproximou-se de nós e deu-nos sua misericórdia: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso”. Unidos na Comunidade os cristãos encontram a força de que necessitam para serem misericórdia aos “flagelados” da ganância, injustiça e pecado de nosso tempo. Ajudemo-nos, pois, uns aos outros a carregar os fardos que pesam sobre nós.
Oração introdutória

Senhor, venho diante de Ti cansado e agoniado por tantas cargas, por meus pecados, por minhas fraquezas e misérias. Apresento-me diante Ti com grande confiança, pois Tu mesmo disseste que te buscássemos. Coloca sobre meus ombros teu jugo, Senhor, com tua graça eu posso tudo.
Evangelho
Mt 11, 28-30 - “Minha carga é suave e o meu fardo é leve”

28 Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.»
* 25-30: Com sua palavra e ação, Jesus revela a vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Contudo, os sábios e inteligentes não são capazes de perceber a presença do Reino e sua justiça através de Jesus. Ao contrário, os desfavorecidos e os pobres é que conseguem penetrar o sentido dessa atividade de Jesus e continuá-la. Jesus veio tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado para o povo. Em troca, ele traz novo modo de viver na justiça e na misericórdia: doravante, os pobres serão evangelizados e partirão para evangelizar. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Beato Jan van Ruusbroec (1293-1381), cónego regular As Núpcias Espirituais, 1 (a partir da trad. de Louf, Bellefontaine, 1993, p. 49)
«Vinde a Mim, [...] porque sou manso e humilde de coração» A terceira vinda de Cristo pertence ainda ao futuro. Acontecerá seja no momento do Julgamento, seja na hora da morte [...].O julgamento de Cristo será justo porque Ele, sendo o Filho do Homem, é também a sabedoria do Pai, à qual cabe todo o julgamento. Com efeito, para Ele todos os corações são transparentes e manifestos, no céu, na terra e no inferno [...]. O modo como Cristo, nosso esposo e juiz, procede no momento desse julgamento consiste em recompensar e castigar pela justiça, pois Ele a cada um dá segundo os seus méritos. A cada homem bom, e por cada boa obra produzida em Deus, concede a recompensa sem limites que é Ele próprio, e que criatura alguma saberá merecer. De facto, como Ele colabora em todas as obras da criatura, é graças à força divina d'Ele próprio que a criatura merece Cristo em recompensa, e isso é feito com toda a equidade [...].Na Sua primeira vinda, na qual Deus Se fez homem, viveu em humildade e morreu pelo amor que nos tem. Devemos segui-Lo, na nossa vida exterior, praticando os costumes perfeitos das virtudes e, interiormente, com caridade e verdadeira humildade. Na segunda vinda, que é a presente e na qual Deus surge inundando com a graça cada coração que ama, devemos desejá-Lo e orar-Lhe em cada dia, para nos mantermos erguidos e rectos e crescermos em novas virtudes. Na Sua terceira vinda, que será a do Julgamento ou a da hora da nossa própria morte, devemos esperá-Lo e desejá-Lo, com confiança e respeito, para sermos libertados do exílio presente e penetrarmos, por fim, na morada da glória.
A Igreja celebra :
João Diego Cuauhtlatoatzin, Basiano,Leocádia, Valéria, Gorgônia
Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911
Bernardo Maria, da nobre família Silvestrelli (Roma, 1831 - Moricone, Itália, 1911), já sacerdote, entra na Congregação dos Passionistas (1857), tendo sido, durante o seu noviciado, companheiro de S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores. Depois de ter ocupado distintos cargos na Congregação, foi Superior Geral nos anos 1878-1889 e 1893-1907. Acérrimo defensor do espírito da Congregação, herdado do Fundador, S. Paulo da Cruz, colaborou eficazmente na expansão do Instituto, criando-se, durante seu governo, seis novas províncias na Europa, no continente Americano e na Austrália. Beatificou-o João Paulo II em 1988. www.passionistas.org.br
tjl@ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/
“Somos instrumentos, meios, ferramentas, na maioria das vezes imperfeitos; mas de nós Deus lança mão para comunicar aos homens seus tesouros e suas graças.”
Cristo no centro, nº 1188 - tjl@09122009-0926lt

Nenhum comentário:

Postar um comentário