sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ano C- São Lucas - 3ª Semana do Advento

(Pf. do Advento II, Cor Roxa)
SANTOS DO DIA: Basiliano,Flamaro,
Rufus, Zózimo,Graciano

Deus vai trabalhando a humanidade com seu amor, tocando-a bem por dentro de sua existência. Ele escolheu Maria, a santa de Israel, para nos trazer Jesus. Também José colaborou para que o plano do Pai se cumprisse: “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”. Deus também conta conosco para que hoje, seu Reino, se faça presente no meio de nossa humanidade, muitas vezes frágil e dividida. Ele convida-nos a ser resposta de seu amor no mundo.

Deus nos fala
Viver é sempre aguardar, esperar o que está por chegar, e é isso que o profeta faz o povo desejar. José, em sua humildade e santidade, compreendeu que o Pai também contava com ele para a vinda de seu Filho, e humildemente assumiu sua missão. Escutemos de coração aberto o que nos diz o Senhor.

Oração
Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

EVANGELHO
José, modelo de compromisso com Deus
Mt 1,18-24O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: - José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel." (Emanuel quer dizer "Deus está conosco".) Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.

Comentário do Evangelho
José, israelita sincero
O nascimento de Jesus é precedido da anunciação, em Mateus e em Lucas. Neste, a anunciação é feita a Maria. Em Mateus, o anjo aparece em sonho a José, "filho de Davi", com a intenção teológica de demonstrar a origem davídica de Jesus, através da genealogia inicial. Jesus é o messias (cristo) dos judeo-cristãos para quem Mateus escreve. Temos aqui uma tipologia: o justo José é o protótipo dos israelitas sinceros. Em Maria vemos as comunidades fora do judaísmo nas quais Jesus é gerado. Para aqueles israelitas surge a suspeita de infidelidade destas comunidades. A situação é esclarecida pelo anjo: o novo que é gerado é obra de Deus. Os israelitas são convidados a aderir a estas novas comunidades para receberem Jesus Deus terá piedade salvador.
Direitos reservados: José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE:
São Charbel Makhlouf
Neste dia lembramos a santidade de vida de São Charbel que viveu "a lógica da cruz, a lógica do amor", isto segundo a homilia do Papa Paulo VI que o canonizou em 1977. Nascido em 1828 no Líbano, foi batizado com o nome José até que entrou no mosteiro, onde mudou radicalmente de vida, e por isso de nome,São Charbel depois de assumir em Deus toda sua realidade de pobreza e orfão de pai, também aceitou sua vocação à vida religiosa e assim entrou no Mosteiro da Ordem Libanesa Maronita em Maifuc. A perseverança na oração, obediência aos superiores e vida de penitência, caracterizaram todo agir do monge e sacerdote Charbel, até que em 1875 deixou o Mosteiro para viver os mais duros exercícios de ascese cristã, ou seja, empenhado aperfeiçoamento humano e espiritual por meio de práticas religiosas "banhadas" de fé.A efícácia da busca de santidade de Charbel, foi muito bem expressa pelo Papa que o canonizou: "...esta sua ascese lhe permitiu obter soberana liberdade interior diante das paixões, pureza de vida, espírito de oração...ternura filial para com a Santíssima Virgem. A vida de Charbel Makhlouf que morreu no dia 24 de dezembro do ano de 1898, mostra-nos que a santidade é o melhor presente para o Menino Jesus, uma vez que ele viveu o Natal no Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário