segunda-feira, 9 de abril de 2018

bom dia evangelho - 10.abril.2018


Bom dia evangelho

10 DE ABRIL DE 2018
TERÇA-FEIRA | 2ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO B

Papa Francisco no Domingo da Divina Misericórdia. Foto: Vatican Media
VATICANO, 08 Abr. 18 / 10:30 am (ACI).- A Praça de São Pedro, no Vaticano, acolheu na manhã de hoje a Santa Missa na Festa Divina Misericórdia, na qual o Papa Francisco fez um novo apelo para acabar imediatamente os bombardeios na Síria.
Depois de rezar o Regina Coeli, Francisco afirmou que “chegam da Síria notícias terríveis, de bombardeamentos com dezenas de vítimas, muitas das quais mulheres e crianças. Notícias de muitas pessoas atingidas por substâncias químicas contidas nas bombas”.
"Rezemos por todos os defuntos e pelos feridos, pelas famílias que sofrem", pediu.
O Papa assegurou que “não há guerra boa e guerra má. Nada, nada pode justificar o uso de tais instrumentos de extermínio contra pessoas e populações indefesas”.
“Rezemos para que os líderes políticos e militares abandonem as armas e prossigam o caminho da negociação, a única que pode trazer uma paz que não seja a da morte e a da destruição”.
O Santo Padre se se referia aos últimos bombardeios ocorridos na cidade de Duma, que mataram recentemente pelo menos 27 pessoas, incluindo cinco crianças.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos assegurou que cerca de 11 pessoas sofreram sintomas de asfixia depois do bombardeamento aéreo.
Esta região do Ghouta Oriental é controlada pelos rebeldes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
O avanço do Exército do Presidente sírio Bashar Al-Assad ocorreu depois da suspensão do acordo de evacuação de milicianos e seus familiares devido às diferenças entre as partes.
O regime de Bashar Al-Assad lançou um ataque em 18 de fevereiro para reconquistar a última fortaleza rebelde na periferia da capital.
A ofensiva e a conclusão de acordos de evacuação dos rebeldes e civis permitiu conquistar 95% do território de Ghouta Oriental.

ORAÇÃO:  Deus de amor e de bondade, que criastes o ser humano para a felicidade, ajudai-nos, pela intercessão de Santa Madalena de Canossa, a descobrir que a nossa alegria só e completa quando repartimos nosso tempo e nossos bens com aqueles os mais pobres. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (JO 3,7B-15)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«É necessário para vós nascer do alto»
Rev. D. Xavier SOBREVÍA i Vidal
(Castelldefels, Espanha)
Hoje, Jesus nos expõe a dificuldade de prevenir e conhecer a ação do Espírito Santo: de fato, «sopra onde quer» (Jo 3,8). Isto relaciona-o com o testemunho que Ele mesmo está dando e com a necessidade de nascer do alto. «É necessário para vós nascer» (Jo 3,7), diz o Senhor com claridade, é necessária uma nova vida para poder entrar na vida eterna. Não é suficiente com um ir puxando para chegar ao Reino dos Céus, é necessária uma vida nova regenerada pela ação do Espírito de Deus. A nossa vida profissional, familiar, esportiva, cultural, lúdica e, sobretudo, de piedade tem que ser transformada pelo sentido cristão e pela ação de Deus. Tudo, transversalmente, tem que ser impregnado pelo seu Espírito. Nada, absolutamente, nada deveria ficar fora da renovação que Deus realiza em nós com o seu Espírito.
Uma transformação que tem Jesus Cristo como catalisador. Ele, que antes tinha que ser elevado na Cruz e que também tinha que ressuscitar, é quem pode fazer com que o Espírito de Deus nos seja enviado. Ele que tem vindo do alto. Ele que tem mostrado com muitos milagres o seu poder e a sua bondade. Ele que em tudo faz a vontade do Pai. Ele que tem sofrido até derramar a última gota de sangue por nós. Graças ao Espírito que nos enviará, nós «podemos subir ao Reino dos Céus, por Ele obtemos a adoção filial, por Ele se nos dá a confiança de nomear Deus com o nome de “Pai”, a participação da graça de Cristo e o direito a participar da gloria eterna» (São Basílio Magno).
Façamos que a ação do Espírito tenha acolhimento em nós, escutemo-lhe e, apliquemos as suas inspirações para que cada um seja –no seu lugar habitual- um bom exemplo elevado que irradie a Luz de Cristo.
SANTO DO DIA
SANTA MADALENA DE CANOSSA10/04
Madalena Gabriela Canossa nasceu em 1774 na cidade italiana de Verona. Seu pai, homem muito rico, faleceu quando Madalena tinha cinco anos. Sua mãe abandonou os filhos para se casar novamente. As crianças foram entregues aos cuidados de uma instituição religiosa.
Aos dezessete anos, Madalena desejou consagrar sua vida a Deus e por duas vezes tentou a experiência do Carmelo, mas não acostumou-se no convento. Retornou para a família, guardando secretamente no coração a sua vocação. M casa assumiu a administração dos bens familiares.
Em 1801, duas adolescentes pobres e abandonadas pediram abrigo em seu palácio. Ela não só as abrigou como recolheu muitas outras. Pressentiu que este era o caminho do espírito e descobriu no Cristo Crucificado o ponto central de sua espiritualidade e da sua missão. Abriu o palácio da família Canossa e fez dele uma comunidade religiosa.
Sete anos depois deixou definitivamente o palácio e foi para o bairro mais pobre da cidade, para concretizar seu ideal de evangelização e de promoção humana, fundando a congregação das Filhas da Caridade, para a formação de religiosas educadoras dos pobres e necessitados. Em poucos anos as fundações se multiplicaram, e a família religiosa cresceu a serviço de Cristo. Madalena fundou também o primeiro oratório dos Filhos da Caridade, ramo masculino da congregação, voltado para a formação cristã dos jovens e adultos.
Ela encerrou sua fecunda existência terrena numa sexta feira da paixão.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Empenhada na caridade para com os pobres, Madalena, embora linda exteriormente, soube colocar toda sua beleza interior a serviço da glória de Deus. Transformou seu lar numa verdadeira igreja doméstica e acolheu mulheres e homens que queriam dedicar-se ao serviço do evangelho. Peçamos a Deus que nos presenteie com um pouco da caridade de Santa Madalena e abra nossos corações aos mais necessitados.
tjl@ - acidigital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário