quinta-feira, 19 de abril de 2018

bom dia evangelho - 20.abril.2018


Bom dia evangelho

20 DE ABRIL DE 2018
SEXTA-FEIRA | 3ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO B
Foto: Eduardo Berdejo (ACI Prensa)
VATICANO, 16 Abr. 18 / 07:48 pm (ACI).- A Santa Sé informou que foi aprovado o Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco e que tem como tema "A Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral".
A aprovação teve lugar ao final da primeira reunião do Conselho Pré-sinodal, presidido pelo Santo Padre, e realizado no Vaticano o 12 e 13 de abril.
O documento inclui um questionário final. A Santa Sé informou que “o texto se transmitirá sucessivamente às Conferências Episcopais interessadas e a outros organismos com direito a iniciar a consulta pré-sinodal”.
Do mesmo modo, indicou que na reunião do Conselho Pré-Sinodal se reiterou “a importância da Região Panamazônica para todo o planeta”.
“Em particular, os membros e peritos discutiram a situação pastoral do território e a necessidade de começar novos caminhos para uma inculturação eficaz do Evangelho entre as populações que a habitam, especialmente as indígenas”, assinalou.
Do mesmo modo, “em segundo lugar, refletiram sobre a crise ecológica que afeta a essa região e destacaram a necessidade de promover uma ecologia integral, em linha com a Encíclica Laudato Si”.
Ao final dos trabalhos, “o Santo Padre agradeceu aos membros do Conselho e a outros participantes por suas contribuições e o espírito de comunhão expresso durante a reunião”, informou o Vaticano.

ORAÇÃO
 Santo Antonino de Florença que soubestes acolher finalmente à missão que Deus vos designara, que fostes um santo em vida e jamais recusastes os sábios conselhos como a maior prova de amor para com vosso semelhantes, intercedei junto a Deus por nós, para que o Espírito Santo de Deus assopre sábios conselhos a todos aqueles que se dispõe a aconselhar. Que digamos sim aos chamados de Deus com docilidade e amor e sempre constantes à fé que, pela misericórdia de Deus, abraçamos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO (JO 6,52-59)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Carne e sangue expressam entrega total de vida! Procuro estar em íntima união com Ele? - Jesus insiste na importância de permanecer n´Ele! E consigo pedindo Sua ajuda! Seu Sangue nos liberta do mal! - Procuro imitar o jeito de viver assumido por Jesus? - Faço da Ceia Eucarística um caminho para maior intimidade com Cristo? - Cristo realmente vive em mim?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós»
Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch (Salt, Girona, Espanha)
Hoje, Jesus faz três afirmações capitais como são: que se deve comer a carne do Filho do homem e beber o seu sangue, que se não se comunga não se pode ter vida; e que esta vida é a vida eterna e é a condição para a ressurreição (cf. Jo 6,53.58). Não há nada no Evangelho tão claro, tão rotundo e tão definitivo como estas afirmações de Jesus.
Não sempre os católicos estamos à altura do que merece a Eucaristia: às vezes se pretende “viver” sem as condições de vida assinaladas por Jesus e, contudo, como tem escrito João Paulo II, «a Eucaristia é um dom demasiado grande para admitir ambigüidades e reduções».
“Comer para viver”: comer a carne do Filho do homem para viver como o Filho do homem. Este comer se chama “comunhão”. É um “comer”, e dizemos “comer” para que fique clara a necessidade de assimilação, da identificação com Jesus. Comunga-se para manter a união: para pensar como Ele, para falar como Ele, para amar como Ele. Aos cristãos fazia-nos falta a encíclica eucarística de João Paulo II, A Igreja vive da Eucaristia. É uma encíclica apaixonada: é “fogo” porque a Eucaristia é ardente.
«Ardentemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer» (Lc 22,15), dizia Jesus ao entardecer da Quarta-feira Santa. Temos de recuperar o fervor eucarístico. Nenhuma outra religião tem uma iniciativa semelhante. É Deus que entra no coração do homem para estabelecer aí uma relação misteriosa de amor. E desde aí se constrói a Igreja e se faz parte no dinamismo apostólico e eclesiástico da Eucaristia.
Estamos tocando a entranha mesma do mistério, como Tomás, que apalpava as feridas de Cristo ressuscitado. Os cristãos teremos de revisar a nossa fidelidade ao fato eucarístico, tal como Cristo o tem revelado e a Igreja nos o propõe. E temos de voltar a viver a “ternura” para a Eucaristia: genuflexões pausadas e bem feitas, incremento do número de comunhões espirituais... E, a partir da Eucaristia, os homens nos aparecerão sagrados, tal como são. E lhes serviremos com uma renovada ternura.
SANTO DO DIA
SANTO ANTONINO
Antonino nasceu em Florença. O diminutivo de seu nome surgiu por causa de sua estrutura física frágil e pequena. Ainda jovem, com dezesseis anos, resolveu tornar-se dominicano. Fez seus estudos com zelo e cultiva uma espiritualidade profunda. Santo Antonino foi homem de grande cultura e de virtude.
Fez padre na ordem dos pregadores e veio a tornar-se Arcebispo da cidade italiana de Florença. Antes de sua posse, Antonino fugiu para não ter que assumir o cargo, mas foi encontrado e teve que aceitá-lo. Revelou-se um grande arcebispo, cheio de zelo e espírito apostólico.
Mesmo como Bispo, Antonino mantém sua vida de oração e austeridade. Apesar da seriedade com que vivia sua consagração, Antonino era doce e bondoso com todos os que o procuravam.
Foi ele o fundador do convento de São Marcos em Florença e incentivou a execução dos afrescos de Fra Angélico, marcados por raro valor artístico. O povo costumava chamá-lo de "Antonino dos Bons Conselhos". O convento de São Marcos abriu a primeira biblioteca pública da história
Combateu o paganismo renascentista e defendeu o Papado no Concílio de Basiléia. Sua formação em direito canônico o fez conhecido em Roma como consultor dos bispos. Deixou escritos teológicos de valor. Tal era sua fama de santidade no tempo em que vivia que, certa vez, o Papa Nicolau Quinto declarou que o julgava digno de ser canonizado ainda vivo.
Faleceu em 1459, sendo imediatamente venerado pelo povo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO Deus sempre foi o centro da vida de Antonino. Viveu o seguimento de Cristo com absoluta fidelidade, destacando-se como um homem de oração intensa, amigo da Eucaristia e da Virgem Maria. Foi agraciado com o dom do conselho e soube usá-lo para o crescimento pessoal do seu rebanho. Peçamos a Deus que nos conceda também o dom de ouvir e aconselhar as pessoas que porventura nos procurem para abrir seu coração em busca de paz e tranqüilidade.
tjl@ - acidigital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário