domingo, 8 de abril de 2018

bom dia evangelho - 9.abril.2018


Bom dia evangelho

09 DE ABRIL DE 2018
SEGUNDA-FEIRA | ANUNCIAÇÃO DO SENHOR | COR: BRANCA | ANO B
Papa Francisco com os jovens. Foto: Vatican Media / ACI Prensa
Buenos Aires, 05 Abr. 18 / 12:00 pm (ACI).- No início deste mês, 300 jovens da organização ‘Manos a la Obra’, de Rosário (Argentina), receberam emocionados uma carta do Papa Francisco na qual os incentivou a “lutar sempre para não enterrarem os seus talentos sob a terra do egoísmo”.
A carta do Santo Padre foi a resposta a uma carta que a ONG católica lhe enviou em setembro de 2016, na qual explicavam os projetos solidários que realizam há 8 anos e que estão ligados à profissão dos seus membros, entre eles, advogados, dentistas, médicos , engenheiros, economistas, etc.
Nas últimas obras solidárias da organização, promovidas pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Rosário, se inscreveram mais de 450 pessoas.
Em sua carta, o Papa Francisco lhes agradeceu por “terem compartilhado essa iniciativa comigo, mas, sobretudo, agradeço por terem saído de vocês mesmos e irem ao encontro das pessoas mais necessitadas para servi-las com seus talentos”.
“Para servir é necessário superar a tentação da indiferença, abrindo bem nossos olhos e nossos corações para aprender a ver no outro uma pessoa com dignidade e abrindo bem as nossas mãos para aproximar-se dela com respeito e generosidade, vencendo o nosso egoísmo e o nosso medo do compromisso”, sublinhou o Pontífice.
Do mesmo modo, compartilhou com eles a ideia de como é importante “ver no outro um irmão que nos encoraja a compartilhar quem somos, entregando-nos totalmente”, e os encorajou a “seguir assim e lutarem sempre para não enterrar os seus talentos sob a terra do egoísmo, do lucro ou do sucesso profissional”.
Finalmente, assegurou suas orações por eles e pelas pessoas que ajudam, “a fim de que possam sentir em todo momento o amor do Senhor, que nos chamou a uma vida de serviço”.
“Peço-lhes também que não se esqueçam de rezar por mim. Que Jesus os abençoe e que a Santíssima Virgem cuide de vocês”, concluiu o Santo Padre.

ORAÇÃO : Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Acácio, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (LC 1,26-38)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
  Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«Alegra-te, cheia de graça!»
Dr. Johannes VILAR
(Köln, Alemanha)
Hoje, no «Alegra-te, cheia de graça!» (Lc 1,28) escutamos pela primeira vez o nome da Mãe de Deus: Maria (segunda frase do arcanjo Gabriel). Ela tem a plenitude da graça e dos dons. Chama-se assim: «kecharitoméne» , «cheia de graça» (saudação do Anjo).
Possívelmente com 15 anos e só, Maria tem que dar uma resposta que mudará a história inteira da humanidade. São Bernardo suplicava: «Oferece-se te o preço de nossa Redenção. Seremos libertos imediatamente, se dizei que sim. O orbe todo está a seus pés esperando sua resposta. Ó minha senhora, dizei uma palavra e recebei a Palavra proferi uma palavra e recebei a palavra divina, dizei uma palavra transitória e recebei a eterna, Deus espera uma resposta livre e cheia de graça, representando a todos os necessitados da Redenção, responde: «Génoitó moi» Faça-se em mim! A partir de hoje Maria fica livremente unida à Obra do seu Filho, hoje começa sua Mediação. A partir de hoje é Mãe dos que são um só, em Cristo Jesus (Gal 3,28).
Bento XVI disse em uma entrevista; «Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida. Sem dúvida, a vida só pode valer se tiverdes a coragem da aventura, a confiança de que o Senhor nunca vos deixará sozinhos. Eu digo-vos: Coragem! Tomar o risco—o salto ao decisivo— e com isso aceitar a vida por inteira, isso desejo transmitir». Maria: Eis aqui um exemplo!
São José também não fica à margem dos planos de Deus: ele deve receber sua esposa e pôr o nome ao filho (cfr. Mt 1,20s): Jesua, «o Senhor salva». E o faz. Outro exemplo!
A Anunciação revela também à Trindade: O Pai envia o Filho, encarnado por obra do Espírito Santo. E a Igreja canta: E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Sua obra redentora —Natal, Sexta Santa, Páscoa— está presente nesta semente. Ele é Emanuel, «Deus convosco» (Is 7,15). Alegra-te humanidade!
As festas São José e a Anunciação preparam-nos admiravelmente para comemorar os Mistérios Pascais.
SANTO DO DIA
SANTO ACÁCIO
Santo Acácio nasceu no século V, foi bispo e confessor de Amida, no Iraque. A palavra Acácio significa “aquele que não tem malícia”. Acácio viveu sempre o dia presente e nunca preocupou-se em remoer o passado nem ansiar o futuro.
Em 419 o imperador Teodósio segundo o enviou como bispo embaixador para o reino Persa. A tarefa era promover um concílio entre os persas para discutir sobre a heresia nestoriana, que negava a divindade de Jesus.
Acontece que, estando Acácio na Pérsia, estourou uma guerra entre bizantinos e persas. Os prisioneiros de guerra eram tantos, que não havia comida para alimentá-los. Diante desta realidade concreta, Acácio começou a vender os vasos sagrados e outros objetos de sua Igreja para resgatar os prisioneiros. Estes, reconhecendo a bondade de Acácio, fizeram-se cristãos.
Acácio morreu com fama de santidade, depois de governar com muito zelo sua igreja no reino dos persas.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Existem coisas no mundo que exigem todo nosso esforço. Diante da fome, da falta de moradia e de cuidados essenciais com a saúde humana, é preciso usar de todos os recursos para denunciar estes problemas e, obviamente, lutar para que a situação melhore. Santo Acácio soube ver o essencial: vendeu seus bens materiais para libertar inocentes. Recebeu como recompensa um lugar na família dos santos de Deus. O que você tem feito em favor dos mais necessitados?
tjl@ - acidigital.com –a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário