quinta-feira, 30 de maio de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 31. MAIO. 2019


BOM DIA EVANGELHO

31 DE MAIO DE 2019
SEXTA-FEIRA | 6ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C
Papa Francisco no Vaticano. Foto: Vatican Media
Vaticano, 30 Mai. 19 / 01:00 pm (ACI).- O Papa Francisco pediu orações pelos frutos da viagem apostólica que começará nesta sexta-feira, 31 de maio, à Romênia, onde ficará até domingo, 2 de junho.
Através de uma mensagem postada no perfil do Pontífice da rede social Twitter, @Pontifex, o Santo Padre assinalou que irá à Romênia amanhã "como peregrino, para caminhar junto com os irmãos da Igreja Ortodoxa Romena e com os fiéis católicos". "Peço a você, por favor, que reze por mim".
Em uma mensagem em vídeo dirigida ao povo da Romênia na terça-feira, 28 de maio, o Papa Francisco explicou que vai a este país como um "peregrino e irmão" e assinalou que a beatificação dos bispos greco-católicos mártires, que presidirá no domingo, 2 de junho, no Campo da Liberdade de Blaj, será um dos principais momentos da viagem.
"Vou até vocês para caminharmos juntos. Caminhamos juntos quando aprendemos a preservar as raízes e a família, quando cuidamos do futuro dos filhos e do irmão que está ao lado, quando vamos além dos medos e das suspeitas, quando derrubamos as barreiras que nos separam dos outros", assinalou Francisco na mensagem em vídeo.
Por outro lado, na quarta-feira, 29 de maio, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, destacou o alto valor ecumênico da viagem, explicou que possui grande complexidade logística e anunciou que espera uma grande presença dos fiéis nas ruas para receber o Pontífice.
Além disso, confirmou as palavras do Papa Francisco e ressaltou que "o tema do ecumenismo de sangue estará muito presente com a beatificação dos sete bispos greco-católicos mártires no último dia".
ORAÇÃO : Querido e bom Deus, dai-nos, pela intercessão de santa Camila, a graça de perseverar no vosso amor e ser instrumento de paz e de amor no meio da humanidade. Concedei-nos ser fervorosos participantes da Eucaristia e zelar pelo anúncio do Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO
(LC 1,39-56)
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário DO EVANGELHO
A presença de Deus junto de seu povo é como a brisa suave da manhã: Sentimos a alegria de sua presença. Depois de receber a notícia de que era a escolhida de Deus, Maria sai apressadamente, pois o amor tem pressa em servir, e vai ao encontro de Isabel, sua prima. Isabel se encanta profundamente com tão nobre visita: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” No encontro de Maria com Isabel celebramos o encontro de Deus com nossa humanidade. Oração
Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
SANTA CAMILA BATISTA DA VARANO
Camila era filha primogênita do príncipe Júlio de Varano, fruto de uma aventura amorosa com uma nobre dama da corte. Nasceu em 09 de abril de 1458. Cresceu bela, inteligente, caridosa e piedosa. Tinha uma personalidade sedutora e divertida, apreciava dançar e cantar.
Ainda criança, depois de ouvir uma pregação sobre a Paixão de Jesus Cristo fez um voto particular: derramar pelo menos uma lágrima todas as Sextas-feiras, recordando todos os sofrimentos do Senhor. Porém, tinha dificuldade para conciliar o voto à vida divertida que levava, quando não conseguia vertê-la sentia-se mal toda a semana.
Aos dezoito anos sentiu o chamado para a vida religiosa, mas seu pai não permitiu. Camila ficou sete meses doente por causa disso. Seu pai fez de tudo, mas ela não desistiu. Após dois anos, acabou consentindo. Assim, aos vinte e três anos, em 1481, ingressou no mosteiro das Clarissas, e tomou o nome de Irmã Batista.
Os anos que se sucederam foram de grandes experiências místicas para Camila Batista, sempre centradas na Paixão e Morte de Jesus Cristo. Escreveu o famoso livro "As dores mentais de Jesus na sua Paixão", que se tornou um guia de meditação para grandes Santos.
Morreu com fama de santidade, em 31 de maio de 1524.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Santa Camila nutria especial devoção pela Paixão de Cristo e pela Eucaristia. É dela a meditação que aconselha os fiéis a comungarem o corpo de Cristo como verdadeiro alimento do corpo e do espírito. “Aquele, pois, que deseja saborear a Paixão de Cristo não deve se contentar com as chagas e o sangue que aderem a esse vaso sagrado da humanidade de Cristo. Que entre dentro do próprio vaso, quero dizer, dentro do coração do Cristo bendito, e ali será saciado até mesmo além de seus desejos”.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – DOMTOTAL.COM

quarta-feira, 29 de maio de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 29. MAIO. 2019


BOM DIA EVANGELHO


30 DE MAIO DE 2019
QUINTA-FEIRA | 6ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C
Papa Francisco durante a Audiência Geral. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 29 Mai. 19 / 09:40 am (ACI).- O Papa Francisco explicou qual é a diferença entre a Bíblia e os livros de História: embora, como nos livros de história, a Bíblia contenha palavras e histórias humanas, "as palavras da Bíblia são tomadas do Espírito Santo, que dá uma força muito grande, uma força diferente que ajuda para que essa Palavra seja semente de santidade, semente de vida".
Após refletir sobre a oração do Pai-Nosso em suas últimas catequeses, o Santo Padre começou nesta quarta-feira, 29 de maio, durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro, um novo ciclo de catequese sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos.
"Esse livro bíblico, escrito por São Lucas Evangelista – explica o Pontífice – nos fala da viagem do Evangelho no mundo e nos mostra a ligação maravilhosa entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo que inaugura o tempo da evangelização. Os protagonistas dos Atos dos Apóstolos são ‘um casal’ vivo e eficaz: a Palavra e o Espírito".
O Papa Francisco assinalou que "a Palavra de Deus corre, é dinâmica, irriga todo terreno sobre o qual ela cai. E qual é a sua força? São Lucas nos diz que a palavra humana se torna eficaz não graças à retórica, que é a arte do belo discurso, mas graças ao Espírito Santo, que é a dýnamis de Deus, a dinâmica de Deus, a sua força, que tem o poder de purificar a palavra, torná-la portadora de vida".
"Quando o Espírito visita a palavra humana, ela se torna dinâmica, como ‘dinamite’, capaz de iluminar os corações e anular esquemas, resistências e muros de divisão, abrindo novos caminhos e expandindo os confins do povo de Deus", destacou.
O Espírito "é aquele que dá sonoridade vibrante e eficiência à nossa palavra humana tão frágil, capaz até de mentir e fugir das próprias responsabilidades".
De fato, o "batismo no Espírito Santo é a experiência que nos ajuda a entrar em uma comunhão pessoal com Deus e participar de seu desejo universal de salvação, adquirindo o dom de parresia, a coragem, ou seja, a capacidade de pronunciar uma palavra ‘como filhos de Deus’, não somente como pessoas, mas como filhos de Deus: uma límpida, livre, eficaz, cheia de amor por Cristo e pelos irmãos".
Em sua catequese, o Papa Francisco também ressaltou que "o Senhor ressuscitado convida os seus a não viverem o presente com ansiedade, mas a fazer uma aliança com o tempo, saber esperar o desenrolar de uma história sagrada que não foi interrompida, mas que avança, a saber esperar os ‘passos’ de Deus, Senhor do tempo e do espaço".
O Papa concluiu sua catequese pedindo ao Senhor "para nos dar a paciência de esperar os seus passos, de não ‘fabricar’ nós mesmos a sua obra e permanecer dóceis, rezando, invocando o Espírito e cultivando a arte da comunhão eclesial".

ORAÇÃO : Ó Deus, que nos alegrais com a comemoração de Santa Joana d'Arc, concedei que sejamos ajudados pelos seus méritos e iluminados pelos seus exemplos de castidade e fortaleza. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO 
(JO 16,16-20)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário DO EVANGELHO
Quem ama sente a partida do amado. Assim foi com os discípulos, ao saberem da partida de Jesus. Porém, o próprio Cristo lhes afirma que a tristeza de agora se transformará em alegria. Sofrerá a paixão e morte, mas ressuscitará para sempre, e se fará presente junto deles, por meio de seu Espírito. Essa presença viva de Cristo se reconhece pela fé, que nos dá a certeza de que o Senhor está sempre perto de nós. Isso deve nos motivar em nossa vivência cristã e de Comunidade. Oração: Ó Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redenção, concedei que nos alegremos constantemente com a ressurreição do Senhor, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
SANTA JOANA D'ARC
Joana nasceu na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta. Assinava seu nome utilizando uma cruz. Aos treze anos, começou a viver experiências místicas. Os pais acharam que estava louca.
A França vivia a guerra dos cem anos com a Inglaterra. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. Joana, nas suas orações, recebia mensagens que exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Órleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII.
O rei só concordou em seguir os conselhos de Joana quando percebeu que ela realmente era um sinal de Deus. Deu-lhe a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus.
Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão. Carlos VII foi então coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.
Quanto a Joana, foi ferida, traída e vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Num processo religioso, grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431.
Vinte anos depois, o processo foi revisto pelo Papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Joana entrou para a história como mito. Aquela jovem camponesa de 20 anos incompletos, tendo como arma principal sua fé, tornou-se respeitada como uma grande líder. Joana D'Arc é considerada a maior heroína nacional da França. Seu nome, imagem e história estão presentes em todo o país. Mesmo tendo sido uma guerreira, ela jamais deixou de praticar sua fé em Jesus Cristo.
TJL@- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

terça-feira, 28 de maio de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 29. MAIO. 2019


BOM DIA EVANGELHO


29 DE MAIO DE 2019
QUARTA-FEIRA | 6ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C
Papa Francisco. Foto: Alan Holdren / ACI.
VATICANO, 28 Mai. 19 / 04:14 pm (ACI).- O Papa Francisco afirmou recentemente que "me parece muito mal" a ideia de compactuar com os cartéis do tráfico de drogas para alcançar a paz no México.
Entrevistado pela jornalista Valentina Alazraki para a rede de televisão mexicana Televisa, o Santo Padre assinalou que não se deve compactuar com o tráfico de drogas para erradicar a violência: "É como se eu, para ajudar na evangelização de um país, fizesse um pacto com o diabo".
"Há pactos que não devem ser feitos", disse na entrevista transcrita hoje, 28, na edição em espanhol do Vatican News.
A violência no México continua aumentando e nos três primeiros meses deste ano já aconteceram 8.493 assassinatos, o maior registrado. De acordo com o Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal A.C., das 50 cidades mais perigosas do mundo em 2018, 15 são mexicanas.
Tijuana e Acapulco ocuparam o primeiro e segundo lugar da lista.
No entanto, o Papa Francisco indicou que um acordo político deve "ser feito para o bem do país".
"Eu não sei quais medidas específicas eu recomendaria a um governo, porque essa é uma tarefa da política, da política criativa. Sejam criativos na política, uma política de diálogo, de desenvolvimento. De compromisso. Às vezes não há outro remédio que o compromisso, de compactuar com certas situações até que outras se esclareçam, não é mesmo?
Esses pactos, indicou, devem ser feitos "com outros que não pensam como nós".
"Se os administradores da política de um país estão brigando entre si, o país sofre", assinalou, e encorajou que "compactuem pelo bem do país".
O Papa Francisco sublinhou que devem "buscar soluções políticas, que eu não sei dizer, porque não sou um político... Eu não tenho esse ofício. Mas a política é criativa".
O Santo Padre observou que, embora a política seja "uma das mais altas formas de caridade, do amor, do amor social", quando cada um puxa para o seu próprio lado, "então, se cria uma situação de violência no próprio seio da tarefa política".
É necessário, acrescentou, uma "convocação de acordos para resolver os graves problemas de um país".
ORAÇÃO : Ó Deus, que pelo amor ao ser humano, fizeste brilhar no mundo a força de Santa Úrsula, fazei-nos recorrer à sua proteção e encontrar motivos para dispensar nossos dias ao serviço dos mais abandonados. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO 
(JO 16,5-11)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário DO EVANGELHO
Os discípulos ficaram entristecidos porque Jesus afirmou-lhes que irá partir. Porém, o Cristo os consola com a promessa da vinda do Espírito Santo. Ele dará testemunho da verdade de Cristo. O cristão, iluminado pela Palavra de Deus, alimentado pela Eucaristia e guiado pelo Espírito Santo, como os apóstolos, dará testemunho da verdade de Cristo. Os tribunais que condenarão a Cristo foram condenados e vencidos pela verdade de sua ressurreição.
SANTO DO DIA
SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA
Júlia Ledochowska nasceu em 17 de abril de 1865 e os pais eram nobres poloneses, que residiam na Áustria. Aos vinte e um anos, pronunciou os votos definitivos, tomando o nome de Úrsula.
Ativa educadora, fundou um pensionato feminino para jovens, promovendo entre os estudantes a Associação das Filhas de Maria. Após ocupar a função de superiora do seu convento por quatro anos, foi chamada pelo pároco da igreja de Santa Catarina em Petersburgo, na Rússia, para dirigir um internato de estudantes polonesas exiladas. Fundou também uma casa das ursulinas na Finlândia onde inovou com um pensionato e uma escola ao ar livre.
Sua cidadania e origem austríaca a fizeram objeto de perseguição por parte da polícia russa, durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, foi para a Dinamarca dar assistência aos poloneses perseguidos, onde permaneceu por dois anos, quando então regressou para o seu convento na Polônia.
Em 1920, fundou uma nova ordem: as Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, com a função de dar assistência aos jovens abandonados e cuidar dos pobres, velhos e crianças.
Quando Madre Úrsula morreu, já existiam trinta e cinco casas e mais de mil irmãs. Ela deixou vários livros, todos escritos em polonês, que foram traduzidos para o italiano e francês. Faleceu em Roma no dia 29 de maio de 1939.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Úrsula foi educadora, apóstola, missionária, pioneira do ecumenismo nos países escandinavos, criadora de um novo estilo de vida religiosa e de formas de apostolado, dirigido sobretudo para os mais necessitados, que fizeram dela uma precursora da renovação e atualização do espírito da vida religiosa feminina. Rezemos hoje por todas as mulheres que dedicam sua vida aos mais abandonados, sobretudo por aquelas que se consagram através dos votos religiosos.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

segunda-feira, 27 de maio de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 28. MAIO , 2019


BOM DIA EVANGELHO

28 DE MAIO DE 2019
TERÇA-FEIRA | 6ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C
Papa Francisco na audiência com os membros da Cáritas International. Crédito: Vatican Media
Vaticano, 27 Mai. 19 / 12:30 pm (ACI).- O Papa Francisco recebeu na manhã de hoje, 27 de maio, os participantes da XXI Assembleia Geral da Cáritas Internacional e explicou-lhes qual é a pior discriminação contra os pobres, que são atendidos por esta instituição em todo o mundo.
"O serviço da caridade deve, portanto, escolher a lógica do desenvolvimento integral como antídoto à cultura do descarte e da indiferença. E dirigindo-me a vocês, que são a Caritas, quero reiterar que ‘a pior discriminação da qual os pobres sofrem é a falta de atenção espiritual", disse o Papa recordando o que escreveu na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa Francisco também enfatizou que os pobres "têm uma especial abertura à fé; precisam de Deus e não podemos deixar de oferecer-lhes sua amizade, sua bênção, sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta de um caminho de crescimento e de maturação na fé".
Por isso, continuou o Santo Padre: "como nos ensina também o exemplo dos Santos e das Santas da caridade, a opção preferencial pelos pobres deve traduzir-se principalmente numa atenção religiosa privilegiada e prioritária".
Em seu discurso, o Papa Francisco destacou três aspectos que devem ser levados em consideração por aqueles que servem na Cáritas: caridade, desenvolvimento integral e comunhão.
Sobre a caridade, o Papa indicou que “não é uma prestação estéril ou um simples óbolo a ser restituído para apaziguar a nossa consciência".
"O que jamais devemos esquecer é que a caridade tem a sua origem e a sua essência em Deus mesmo; a caridade é o abraço de Deus nosso Pai a todo homem, de modo particular aos últimos e aos sofredores, os quais ocupam no seu coração um lugar preferencial".
Em relação ao desenvolvimento integral, o Papa Francisco assinalou que "no serviço da caridade é a visão participação do homem, que não pode reduzir-se a um único aspecto, mas envolve todo o ser humano enquanto filho de Deus, criado à sua imagem. Os pobres são pessoas, e em seus rostos se esconde o rosto de Cristo".
"Eles são sua carne, sinais de seu corpo crucificado, e nós temos o dever de chegar até eles nas periferias mais extremas e nos subterrâneos da história com a delicadeza e a ternura da Mãe Igreja", para que todos os homens "sejam autores e protagonistas de seu progresso".
Quanto à comunhão, o Papa Francisco destacou que "é central para a Igreja e define sua essência. A comunhão eclesial nasce do encontro com o Filho de Deus, Jesus Cristo, que, mediante o anúncio da Igreja, alcança os homens e cria comunhão com Ele mesmo e com o Pai e o Espírito Santo".
"E a comunhão em Cristo e na Igreja é o que anima, acompanha e sustenta o serviço da caridade nas próprias comunidades e nas situações de emergência em todo o mundo".
Depois de destacar que a caridade deve ser vivida em espírito de pobreza e entre os pobres, o Pontífice animou a estar atentos "para evitar cair na tentação de viver uma caridade hipócrita ou mentirosa, uma caridade identificada com a esmola, com a beneficência ou com a pílula que acalma nossa consciência inquieta”.
"Sendo a Caridade a mais almejada das virtudes à qual o homem possa aspirar para poder imitar Deus, torna-se escandaloso ver agentes de Caridade que a transformam em business: falam tanto em Caridade, mas vivem no luxo ou no esbanjamento ou mesmo organizado Fórum sobre a Caridade desperdiçando inutilmente tanto dinheiro", lamentou o Santo Padre.
"Dói constatar que alguns agentes de Caridade se transformam em funcionários e burocratas. Por esta razão, quero reiterar que a caridade não é uma ideia ou um sentimento piedoso, mas um encontro pessoal com Cristo" com "o estilo da pobreza".
Para concluir, o Papa Francisco encorajou os membros da Cáritas Internacional a "continuar dando com alegria a sua contribuição para que cresça no mundo o Reino de Deus, Reino de Justiça, de amor e de paz”.
A Assembleia Geral da Cáritas Internacional termina nesta terça-feira, 28 de maio. O tema do evento é "Uma Família Humana, uma casa comum", está inspirado na encíclica Laudato si do Papa Francisco sobre os cuidados com a casa comum.

ORAÇÃO 
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Germano de Paris, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO 
(JO 16,5-11)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“ Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6 Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8 E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9 o pecado, porque não acreditaram em mim; 10 a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11 e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do EVANGELHO
Os discípulos ficaram entristecidos porque Jesus afirmou-lhes que irá partir. Porém, o Cristo os consola com a promessa da vinda do Espírito Santo. Ele dará testemunho da verdade de Cristo. O cristão, iluminado pela Palavra de Deus, alimentado pela Eucaristia e guiado pelo Espírito Santo, como os apóstolos, dará testemunho da verdade de Cristo. Os tribunais que condenarão a Cristo foram condenados e vencidos pela verdade de sua ressurreição.
Oração
ÓDeus, que vosso povo sempre exulte, pela sua renovação espiritual. Alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
SÃO GERMANO DE PARIS
Germano nasceu em 496. Diz a tradição que sua mãe tentou abortá-lo e que na infância ele teria sido envenenado, mas o menino sobreviveu para tornar-se um grande santo. Foi criado por um primo bem mais velho, um ermitão chamado Escapilão, que o fez prosseguir os estudos em Avalon. Germano viveu como ermitão durante quinze anos, aprendendo a doutrina de Cristo.
Em 531, ele foi ordenado diácono e três anos depois, sacerdote. Foi então para Paris, e pelos seus dons, principalmente o do conselho, ganhou a estima do rei, que apreciava a sua sensatez. Tornou-se bispo de Paris.
Germano era pródigo em caridade e esmolas, dedicando ao seu rebanho um amor incondicional. Frequentemente, era visto apenas com sua túnica, pois o restante das roupas vestira um pobre, feliz por sentir frio, mas tendo a certeza que o pobre estava aquecido.
Assim viveu o bispo Germano de Paris, até morrer no dia 28 de maio de 576. Suas relíquias se encontram na majestosa igreja de São Germano de Paris, uma das mais belas construções da cidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  A história de São Germano nos mostra que Deus realmente tem caminhos misteriosos aos olhos humanos. Salvo da morte na infância, nosso santo soube aproveitar seus dias para o serviço dos mais pobres e abandonados, impulsionado pelo amor ao evangelho de Cristo. Na nossa vida, somos acometidos por muitas adversidades, mas confiar plenamente em Jesus Cristo nos dá forças para avançar mesmo em tempos de penúria.
TJL@- ACIDIGITAL.COM – A12.COM