segunda-feira, 13 de maio de 2019

Bom dia Evangelho - 14.maio.2019


Bom dia evangelho

14 DE MAIO DE 2019
Dia Litúrgico: São Matias, apóstolo
TERÇA-FEIRA | 4ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C
Peregrinação Internacional Aniversária de maio de 2019 / Foto: Santuário de Fátima
FATIMA, 13 Mai. 19 / 11:01 am (ACI).- A Peregrinação Internacional Aniversária no Santuário de Fátima (Portugal), neste ano, foi presidida pelo Arcebispo de Manila (Filipinas) e presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luís Antonio Tagle, o qual, na Missa deste 13 de maio, apresentou Maria como modelo para encontrar a bênção.
O Cardeal Tagle presidiu a santa Missa de encerramento da primeira peregrinação aniversária de 2019 no Recinto de Oração, com a presença de mais de 200 mil peregrinos. Segundo o Santuário de Fátima, participaram 202 grupos de 40 países. Além disso, a celebração Eucarística foi concelebrada por 310 sacerdotes, 24 bispos e 3 cardeais.
Em sua homilia, o Purpurado partiu do exemplo de Nossa Senhora para exortar os fiéis a concretizar o Evangelho em suas vidas. Desse modo, apresentou como “aspecto da maternidade de Maria” a sua obediência, na fé, à Palavra de Deus.
“A maternidade de Maria foi um ato de fé, ao aceitar o convite de Deus para ser a mãe do Filho de Deus”, expressou o Cardeal, ressaltando que “Maria foi a serva obediente, cuja total entrega e disponibilidade a Deus fez dela a Mãe do Filho de Deus”.
“A resposta de fé que Maria deu à palavra de Deus, pondo em prática essa fé, tornou completa a bênção de Deus”, indicou. Por isso, salientou que a Virgem é um “modelo que ensina a encontrar o caminho da verdadeira bênção”.
Nesse sentido, assinalou o site do Santuário de Fátima, alertou os peregrinos sobre as realidades que, no mundo de hoje, induzem à ideia errada de uma vida ‘abençoada’: o dinheiro, a moda, a influência e os bens materiais. Por isso, apelou para que os pais e os mais velhos assumam “com seriedade a responsabilidade de educar os seus filhos na fé”.
Por fim, o Cardeal Tagle convidou os peregrinos a escutar o chamado de Deus como verdadeira bênção, através da escuta da Sua Palavra e da concretização da Sua vontade.
“Não há maior bênção do que ser chamado por Deus a servir Jesus, a fazer Jesus conhecido, amado e servido. Isto só acontecerá se, como Maria, estivermos atentos à Palavra de Deus, se recebermos Jesus na nossa vida e se vivermos como Jesus viveu, pontuou.
Por sua vez, ao dirigir as últimas palavras da Peregrinação Internacional Aniversária, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, felicitou o “alegre testemunho de fé” do peregrinos e agradeceu pela presença do Cardeal Tagle.
“Embora vindos de diferentes latitudes, aqui fazemos a experiência de sermos um povo único que, com Maria, peregrina no caminho da esperança e da paz. E Maria mostra-nos que essa bênção é cada um de nós, como pessoas singulares e também como povo que somos abençoados por Deus com o dom do Seu amor, da Sua ternura, da Sua misericórdia, da Sua luz, do Seu conforto e da Sua força, para regenerar a nossa fé”, afirmou o Prelado.
ORAÇÃO
 Concedei-nos, Ó Senhor do mundo, a fé inabalável dos primeiros apóstolos, e pela intercessão de São Matias, dai-nos alcançar a Graça que tanto necessitamos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Jo 15,9-17)
 Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor.
»Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
»Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros».
«Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa»
+ Rev. D. Josep VALL i Mundó (Barcelona, Espanha)
Hoje, a Igreja recorda o dia em que os Apóstolos escolheram o discípulo de Jesus que devia substituir Judas Iscariotes. Como nos diz acertadamente S. João Crisóstomo numa das suas homilias, na hora de eleger pessoas que gozarão de uma certa responsabilidade podem ocorrer rivalidades ou discussões. Por isso, S. Pedro «se desentende das invejas que poderiam ter surgido», deixa à sorte, à inspiração divina e evita assim essa possibilidade. Na continuação diz este Padre da Igreja: «É que as decisões importantes muitas vezes originam desgostos».
No Evangelho deste dia, o Senhor fala aos Apóstolos acerca da alegria que devem ter: «para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa» (Jn 15,11). Na verdade, o cristão, tal como Matias, viverá feliz, com uma alegria serena, se assumir os diversos acontecimentos da vida à luz da graça da filiação divina. De outro modo, acabaria por se deixar levar por falsos desgostos, por invejas néscias ou por preconceitos de qualquer tipo. A alegria e a paz são sempre fruto da abundância de entrega apostólica e da luta por alcançar a santidade. É o resultado lógico e sobrenatural do amor a Deus e do espírito de serviço ao próximo.

Romano Guardini escreveu: « A fonte da alegria encontra-se no mais profundo do interior da pessoa (…). Aí reside Deus. Então a alegria dilata-se e faz-nos luminosos. E tudo aquilo que é belo é recebido em todo o seu esplendor». Quando não estivermos contentes, temos de saber rezar como S. Tomás More: «Meu Deus, concedei-me o sentido de humor para que saboreie a felicidade na vida e consiga transmiti-la aos outros». Não esqueçamos o que também Sta. Teresa de Jesus pedia: «Meu Deus, livrai-me dos santos de cara triste, pois um santo triste é um triste santo».
SANTO DO DIA
SÃO MATIAS
Matias, apóstolo que foi eleito para ocupar o lugar de Judas Iscariotes no grupo dos doze.
A eleição se deu dias depois da Ascensão de Jesus e da vinda do Espírito Santo e assim foi descrito: "Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: com o preço de sua maldade se comprou um campo". O salmo 109 ordena "Que outro receba seu cargo”. Convém então que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus". (Atos 1, 21-26) Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e depois na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus. Há registros de que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, o grande, mandou trasladar as relíquias de São Matias para Roma, onde uma parte está guardada na igreja de Santa Maria Maior, em Roma. O restante delas se encontra na antiquíssima igreja de São Matias em Treves, na Alemanha, cidade que a tradição diz ter sido evangelizada por ele e da qual os devotos o têm como seu padroeiro.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Hoje celebramos a vida de um apóstolo que recebeu a incumbência de ocupar o lugar daquele que foi o traidor da causa de Jesus. São Matias esteve ao lado de Jesus e ouviu dele os ensinamentos do Reino. Aprendeu a cuidar do próximo e a ser solidário com os mais abandonados. Aprendamos dele o zelo pelo Evangelho e o espírito missionário que nos leva a testemunhar o Cristo Jesus.
tl@ - acidigital.com – a12.cm – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário