quarta-feira, 17 de julho de 2019

bom dia evangelho - 18. julho. 2019


Bom dia evangelho

18 DE JULHO DE 2019
QUINTA-FEIRA | 15º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO C

Interior da Catedral de Cristo. Cortesia: Diocese de Orange
ORANGE, 17 Jul. 19 / 03:00 pm (ACI).- Nesta quarta-feira, 17 de julho, a Diocese de Orange, em Los Angeles (Estados Unidos), inaugura a Catedral de Cristo, uma estrutura imponente que já foi um templo evangélico e que era conhecido como a "Catedral de Cristal".
Trata-se de um edifício que pertenceu a uma denominação evangélica e que, depois de ser comprado pela diocese, foi transformado em uma catedral católica para receber 2.100 fiéis católicos.
Segundo ‘National Catholic Register’, a inauguração da nova Catedral de Cristo será acompanhada por uma série de eventos que incluem a primeira Missa e a cerimônia de dedicação presidida pelo Bispo de Orange, Dom Kevin Vann.
"Foi uma viagem maravilhosa e agora estamos esperando a dedicação", expressou Pe. Christopher Smith, reitor e vigário episcopal da Catedral de Cristo. Disse que a grande inauguração "é o culminar de muito trabalho duro e visão, e estamos muito emocionados".
ORAÇÃO
 Deus de amor e misericórdia, que cumulaste são Arnolfo com seus melhores dons, dai-nos seguir seu exemplo e imitar suas ações, levando os homens e mulheres ao compromisso cristão com as questões do tempo atual. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Mateus 11,28-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 11 28"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O JUGO SUAVE
Jesus chamou a si todos os desprezados pelo sistema religioso de sua época. A marginalização decorria da severidade dos líderes que lhes impunham uma quantidade de exigências impossíveis de serem obedecidas. Por isso, acabavam sendo menosprezados.
O legalismo judaico era pesado também para Jesus. Ele, porém, não se submetia a este esquema desumanizante. Para os escribas e fariseus, esta atitude do Mestre revelava-se como rebeldia. Entretanto, decorria de sua fidelidade ao Pai celeste, cujas exigências, mais ricas em profundidade, eram também mais suaves e leves que as leis da religião judaica.
O jugo proposto por Jesus era ele próprio. Os pequeninos são convidados a aderir a ele e fazer-se discípulos dele, trilhando um caminho idêntico ao seu. Não se trata de substituir a Lei mosaica por uma nova Lei, talvez mais inspirada. E sim mostrar aos atribulados que eles são chamados a viver como Jesus, pautando suas vidas pelos mesmos valores. Especialmente inspirador foi Jesus ter-se submetido, diretamente, ao Pai. Ele é a sua Lei! Movido por misericórdia, o Pai jamais assume uma atitude opressiva. Pelo contrário, alegra-se com o menor sinal de progresso na vida do discípulo, em processo de conversão. Este será capaz de reconhecer a leveza do jugo e a suavidade do peso impostos por Jesus.
SANTO DO DIA
SANTO ARNOLFO DE METZ
Arnolfo nasceu em Metz, na antiga Gália, atual França, no ano 582. A sua família era muito importante e fazia parte da nobreza. Ele estudou e casou-se com uma aristocrata, com a qual teve dois filhos. Nesta época, a região da Gália era dominada pelos francos e era dividida em diversos reinos que guerreavam entre si.
Um dos reis da região, conhecendo a fama da conduta cristã de Arnolfo o tornou como seu conselheiro. Confiou-lhe também a educação de seu filho Dagoberto, que se formou dentro dos costumes da piedade e do amor cristão. Tal preparo fez de Dagoberto um dos reis católicos mais justos da História.
Pelo trabalho zeloso que exercia, foi nomeado bispo, mas não queria aceitar. Conta a tradição que lançou um anel no rio, dizendo a Deus que se ele fosse digno do episcopado, fizesse o anel retornar. Alguns dias depois o anel foi encontrado no ventre de um peixe.
Naquele tempo, as questões dos leigos e do celibato não tinham uma disciplina rigorosa e uniforme dentro da Igreja, que ainda seguia evangelizando a Europa. Por isso, mesmo casado, Arnolfo foi bispo e um de seus filhos tornou-se padre.
Depois de algum tempo Arnolfo abandonou o bispado para ingressar num mosteiro. Desta maneira serena, Arnolfo viveu o resto de seus dias, dedicando-se às orações, penitência e caridade. Morreu no dia 18 de julho de 641.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Arnolfo era um homem de fé inabalável, correto e justo. Numa época onde a disciplina da Igreja ainda estava sendo formada, Arnolfo soube conjugar sua vida pública com seus compromissos com a evangelização. Foi um homem de seu tempo, preocupado com as pessoas. Sempre procurou encontrar soluções humanas e cristãs para os problemas do seu povo. Que nós também saibamos ocupar nosso lugar na sociedade, levando à todos os ambientes a boa nova de Jesus Cristo.
tjl@ - acidigital.com – a1q2.com – domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário