quarta-feira, 16 de setembro de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 17 . SETEMBRO. 2020

 

BOM DIA EVANGELHO

Dia 17 de Setembro - Quinta-feira
XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia)

Mateus Marinho e Nossa Senhora de Nazaré / Foto: Captura de vídeo e Facebook Círio de NazaréBELÉM, 16 set. 20 / 12:38 pm (ACI).- O “pequeno sonhador”, assim é conhecido Mateus Marinho, um menino de 8 anos que viralizou nas redes sociais com um vídeo no qual declama o poema que fez a Nossa Senhora de Nazaré, pedindo pelo pandemia de Covid-19. O vídeo foi publicado na página de Facebook do Círio de Nazaré, evento que anualmente, no mês de outubro, reúne milhões de devotos pelas ruas de Belém (PA), em uma das maiores manifestações católicas do mundo. Entretanto, como recorda Mateus em seu vídeo, neste ano, o evento será virtual por causa da pandemia. “Nem todos poderão participar, mas a sua fé estará presente. Acredite”, afirma o menino, que mora em Óbidos (PA). O “pequeno sonhador” possui um canal no Youtube no qual divulga seus poemas. E é por meio de seus versos que este poeta mirim sonha em ajudar a mãe, que possui problemas mentais, e a avó, que é cega. Em um de seus poemas sobre si mesmo, a criança declama: “Sou filho do interior, com muito orgulho de ser. Não tenho pai registrado; com uma mãe do meu lado; uma vó que me irradia não têm a capacidade de enxergar a luz do dia. É normal que todo mundo tenha uma vocação. Vou me tornar um poeta, pra alegrar seu coração. Todo dia eu peço a Deus saúde pra estudar, pra ser alguém na vida e minha família ajudar”. Em outro poema, expressa: “Deus é minha inspiração, seguro em suas mãos”; e depois acrescenta: “Parece não ter saída. Olho pra minha vida, uma família sofrida, mas com Deus no coração. Tenho lembrança dos momentos difíceis da minha vida”. A seguir, transcrevemos o poema que Mateus, o “pequeno sonhador”, preparou “para todos os devotos da Virgem de Nazaré”:

Belém, cidade bonita, a cidade das mangueiras,
Tendo Senhora a Virgem de Nazaré como sua padroeira.
São milhares de romeiros que dobram o joelho ao chão,
Clamando pela tua graça, pela tua intercessão
Junto ao teu Filho amado, que nos dê a proteção.

Ó Mãe, foste tu que choraste ao pé da Cruz,
Com o coração partido, vendo crucificar Jesus.
Tu foste a escolhida,
E hoje podemos louvar.
Teu exemplo, teu olhar nos dão força para lutar
Por um mundo mais fraterno, onde a paz volte a reinar.

Mãe, se não estamos presentes no teu altar a louvar,
Em casa, em sintonia, de joelhos dobrados,
A Teu Filho a clamar pelo fim da pandemia
E por Teu Filho libertar.

Que a paz de Jesus e o amor de Maria
Nos dê o livramento dessa tal de pandemia.

Oração: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Roberto Belarmino, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Lucas 7,36-50

Vinde a mim, todos vós que estais cansados e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 7 36 um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa.
37 Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume;
38 e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume.
39 Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: “Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora”.
40 Então Jesus lhe disse: “Simão, tenho uma coisa a dizer-te”. “Fala, Mestre”, disse ele.
41 “Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta.
42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: “A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou”. Jesus replicou-lhe: “Julgaste bem”.
44 E voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos.
45 Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés.
47 Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama”.
48 E disse a ela: “Perdoados te são os pecados”.
49 Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer, então: “Quem é este homem que até perdoa pecados?”
50 Mas Jesus, dirigindo-se à mulher, disse-lhe: “Tua fé te salvou; vai em paz”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho

AQUELA QUE MUITO AMOU
A capacidade de Jesus acolher e perdoar os pecadores era sem limites. Em nenhuma circunstância ele se sentia desobrigado ou sem condições de dar mostras do que se passava em seu coração. Os pecadores eram sempre bem vindos!
O episódio acontecido na casa do fariseu, que o convidou para uma refeição, é típico do modo de ser de Jesus. A chegada da pecadora, bem conhecida na cidade, e os gestos quase afetados de humildade e reconhecimento não chegaram a embaraçá-lo. Ele, que conhecia muito bem a história daquela mulher, via tudo aquilo com muita naturalidade.
A atitude do fariseu fazia contraponto com a de Jesus. Pondo sob suspeita a condição profética do Mestre, o anfitrião deu vazão aos seus pensamentos preconceituosos e malevolentes. É bem provável que atribuísse à passividade de Jesus intenções perversas em relação à mulher. Ou, então, deduzia: se é profeta e se deixa tocar por uma pecadora, é porque é ingênuo.
A intervenção de Jesus põe em confronto a atitude da mulher e a atitude do fariseu. Como o fariseu tinha convidado o Mestre por mera formalidade, sem sentir por ele nenhum afeto especial, podia dar-se ao direito de tratá-lo sem muita deferência. Foi o que manifestou desde o momento em que Jesus pisou naquela casa. Quanto à mulher, por saber-se perdoada e valorizada pelo Mestre, sentia-se livre para demonstrar-lhe seu amor, embora correndo o risco de ser mal interpretada. Seu gesto revelou a magnitude do amor e do perdão de Jesus.

Santo do Dia: São Roberto Belarmino

Roberto Francisco Rômulo Belarmino nasceu no dia 04 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. O menino Roberto nasceu franzino e doente. Mesmo doente, Roberto soube ter uma vida de profundo amor a Igreja. Sua inteligência prodigiosa levou-o ao magistério. Foi professor em inúmeras instituições de ensino da Itália.

Em 1571, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Unindo a sabedoria das ciências terrenas, o conhecimento espiritual e a fé, escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: "As Controvérsias Cristãs sobre a Fé", um tratado sobre todas as heresias.

Mais tarde, em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano. Nesta função ficou apenas por dois anos, pois o Papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse período produziu outra obra famosa: o "Catecismo", que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinquenta idiomas.

Trabalhou durante muitos anos como assessor dos pontífices romanos. Morreu aos setenta e nove anos de idade, apresentando graves problemas físicos e de surdez. Foi proclamado santo e doutor da Igreja.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: São Roberto Belarmino foi um escritor fecundo, convincente, polemista invicto. O grande jesuíta foi o mais terrível adversário que, no campo doutrinário, os hereges de sua época tiveram de enfrentar. Usou de toda sua inteligência para defender a fé no Cristo e a unidade da Igreja. Foi um verdadeiro santo de Deus. “Verdadeiramente grande é a recompensa pela observância dos vossos mandamentos. E não é somente aquele primeiro e maior mandamento que é mais útil ao homem que obedece, do que a Deus que manda; todos os outros mandamentos de Deus aperfeiçoam, honram, instruem, iluminam e tornam bom e feliz aquele que os cumpre. Portanto, se tens alguma sabedoria, compreenderás que foste criado para a glória de Deus e para a tua salvação eterna. Se alcançares este fim, serás feliz; se dele te afastares, serás infeliz”.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM – DOMTOTAL.COM – A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário