quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 25. FEV.021

 

BOM DIA EVANGELHO


25 DE FEVEREIRO DE 2021
Quinta-feira da 1ª semana da Quaresma

O Arcebispo Jan Romeo Pawłowski celebra a Missa no 90º aniversário da aparição da Divina Misericórdia, em Płock, Polônia, em 22 de fevereiro de 2021 / Crédito: Foreign Communicati VARSOVIA, 24 fev. 21 / 12:30 pm (ACI).- O Arcebispo polonês, Dom Jan Romeo Pawłowski, funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, celebrou na segunda-feira o 90º aniversário da primeira aparição da Divina Misericórdia na cidade de Płock (Polônia). Missa foi celebrada em 22 de fevereiro no Santuário da Divina Misericórdia, onde Santa Faustina Kowalska teve uma visão de Jesus em 22 de fevereiro de 1931. A religiosa polonesa disse que Cristo apareceu vestido de branco, com raios saindo de seu peito, pedindo-lhe para criar uma imagem dele com as palavras "Jesus, eu confio em Vós". Em sua homilia, Dom Pawłowski disse que “hoje, depois de 90 anos, a oração 'Jesus, eu confio em Vós!' está traduzida a centenas de idiomas e é repetida milhões de vezes”. “Podemos nos atrever a dizer que esta oração completa a oração do Pai-Nosso, também instituída pelo próprio Jesus para ensinar aos seus discípulos como chegar ao Pai, enquanto o que ensinou à Irmã Faustina nos diz como nos voltar ao Filho Misericordioso”. O Arcebispo polonês, que foi nomeado secretário do Escritório para as Representações Pontifícias em dezembro, disse que conversou com o Papa Francisco sobre sua visita a Płock antes de deixar o Vaticano. “Antes de vir aqui, avisei ao Santo Padre, que me disse: 'Reze por mim e peça para que as pessoas rezem por mim. Diga-lhes que creio profundamente na misericórdia divina’”, contou. O Papa recordou formalmente o aniversário em uma carta enviada ao Bispo de Płock, Dom Piotr Libera, onde Santa Faustina viveu em um convento de junho de 1930 a novembro de 1932. “Peçamos a Cristo o dom da misericórdia. Deixemos que nos abrace e entre dentro de nós. Tenhamos a coragem de voltar a Jesus, de encontrar o Seu amor e misericórdia nos sacramentos. Sintamos a Sua proximidade e ternura e então também nós seremos mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor”, diz na carta de 15 de fevereiro. O Papa Francisco também se referiu ao 90º aniversário após o Ângelus de 21 de fevereiro, dizendo: “Hoje o meu pensamento dirige-se ao Santuário de Płock, na Polônia, onde, noventa anos atrás, o Senhor Jesus se manifestou à Santa Faustina Kowalska, confiando-lhe uma mensagem especial da Divina Misericórdia”. Neste sentido, o Pontífice recordou que “através de São João Paulo II, aquela mensagem chegou ao mundo inteiro” e acrescentou que a mensagem da Divina Misericórdia “não é outra coisa senão o Evangelho de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos dá a misericórdia do Pai”. A imagem da Divina Misericórdia foi pintada pela primeira vez pelo artista polonês Eugeniusz Kazimirowski. Após a morte de Santa Faustina em 1938, outros artistas criaram imagens inspiradas em sua descrição da aparição. A versão mais conhecida foi pintada pelo pintor polonês Adolf Hyła, em 1943. Irmã Faustina foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 2000, tornando-se a primeira santa do novo milênio. O presidente polonês Andrzej Duda também enviou uma mensagem por ocasião do 90º aniversário. Disse que a mensagem de Santa Faustina, partilhada com o mundo por São João Paulo II, "tem uma dimensão universal, atingindo o coração das pessoas de boa vontade, independentemente da sua religião e cosmovisão". “E estou convencido de que, sobretudo nos tempos modernos, a humanidade necessita da solidariedade e da esperança que ressoam tão fortemente nos escritos dos nossos dois santos”, concluiu. Publicado originalmente em CNA.

Oração: Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de São Cesário de Nazianzo, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho (Mt 7,7-12):

 «Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas».

«Aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra» (Rev. D. Joaquim MESEGUER García)(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus nos fala da necessidade e do poder da oração. Não podemos entender a vida cristã sem relação com Deus, nesta relação, a oração ocupa um lugar central. Enquanto vivemos neste mundo, os cristãos nos encontramos num caminho de peregrinação, mas a oração nos aproxima de Deus, nos abre as portas de seu amor imenso e nos antecipa as delicias do céu. Por isso, a vida cristã é uma contínua petição e busca: «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês!» (Mt 7,7),nos diz Jesus.
Ao mesmo tempo, a oração vai transformando o coração de pedra num coração de carne: «Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem» (Mt 7,11). O melhor resumo que podemos pedir a Deus está no Pai Nosso: «venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu» (cf. Mt 6,10). Portanto, não podemos pedir na oração qualquer coisa, que não seja realmente um bem. Ninguém deseja um dano para si mesmo; por isso, não podemos querer para os outros.
Há quem se queixa de que Deus no lhe escuta, porque não vê os resultados de imediatamente ou porque pensa que Deus não lhe ama. Nesse caso, não nos fará mal recordar este conselho de São Jerônimo: «É verdade que Deus dá a quem pede, que quem busca encontra, e a quem chama lhe abrem: se vê claramente que aquele que não recebeu que não encontrou, nem lhe abriram, é porque não pediu bem, não buscou bem, nem chamou bem à porta». Peçamos então em primeiro lugar a Deus que faça como que o nosso coração seja bom como o de Jesus Cristo.

Santo do Dia: São Cesário de Nazianzo

O santo de hoje era irmão de São Gregório. Foi médico da corte imperial, sob o reinado de Juliano, que o tentou inutilmente convertê-lo ao paganismo. Cesário foi um catecúmeno durante grande parte da sua vida e só recebeu o batismo depois de sobreviver milagrosamente de um terremoto em Nicéia. Alguns detalhes de sua vida nos são conhecidos através da oração fúnebre composta por Gregório. O nome Cesário, de origem latina, significa grande, honrado. Nasceu em 330 e viveu grande parte da vida em Alexandria, onde estudou geometria, astronomia e medicina. O ofício de médico o levou a corte imperial de Constantinopla. Como médico imperial, Cesário foi tentado várias vezes a abandonar o cristianismo e assumir a vida pagã. Mas depois do episódio do terremoto, onde teve sua vida salva pela graça de Deus, Cesário deixou a medicina e passou a dedicar tempo para a salvação das pessoas. Recebeu o batismo, viveu vida de penitente, mas faleceu jovem, em 369. Em seu testamento deixou o desejo expresso de doar sua riqueza aos pobres. Em tudo serviu a Deus e soube amar Jesus Cristo mesmo em situações adversas.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Às vezes, imaginamos os santos como homens extraordinários e especiais. São Cesário nos mostra que a vida dos santos não possui nada de especial, a não ser seu grande amor radical ao Cristo. Todos nós somos vocacionados à santidade, e buscar Jesus Cristo de maneira incondicional é dever de todo cristão.

TJL@- A12.COM – EVANGELI.NET – ACIDIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário