quinta-feira, 29 de julho de 2021

bom dia 30. julho. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


30 DE JULHO DE 2021- Sexta-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Catedral Metropolitana da Assunção da Virgem Maria aos Céus (em espanholCatedral Metropolitana de la Asunción de la Santísima Virgen María a los cielos) é uma das mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano. É a sede episcopal da Arquidiocese do México e, portanto, a catedral primacial do país. Foi construída sobre os escombros de um templo asteca adjacente ao Templo Mayor, no lado norte da Praça da Constituição (ou Zócalo, como também é chamada), no centro da Cidade do México.

A Catedral foi construída em vários períodos de 1573 a 1813 a partir do primeiro templo cristão erguido no local por ordem de Hernán Cortés logo após a conquista de Tenochtitlán.[1] O arquiteto espanhol Claudio de Arciniega foi o responsável pelas primeiras obras no local, tomando como inspiração as catedrais góticas da Espanha. Com o passar dos anos, a Catedral da Cidade do México foi ampliada e reformada ganhando o aspecto monumental que lhe traz notoriedade.

Possui 4 fachadas e dois campanários que abrigam 25 sinos, no total. A construção adjacente é conhecida como Tabernáculo Metropolitano, que serve de sede ao batistério paroquial e aos órgãos de registro de paroquianos. A Catedral possui, ainda, dois grandes altares, um grande coro e uma cripta subterrânea, onde estão conservados os restos mortais de alguns dos antigos arcebispos. A Catedral possui 5 naves e 16 capelas laterais, das quais 14 são abertas à visitação pública.

 Oração: São Pedro Crisólogo, que dominastes vossas paixões e vos agarrastes a fé em Jesus Cristo para conseguirdes perseverar nas virtudes que vos levaram à santidade, intercedei por nós para que também sejamos perseverantes e entusiasmados tal como o fostes, na exortação aos nossos irmãos que distantes se encontram da Verdade. Amém!

Evangelho (Mt 13,54-58):

 Jesus foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: «De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?».
E ele tornou-se para eles uma pedra de tropeço. Jesus, porém, disse: «Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!». E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

«Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa» Rev. D. Jordi POU i Sabater(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje, como naquele tempo, é difícil falar de Deus àqueles que nos conhecem há muito tempo. No caso de Jesus, são João Crisóstomo comenta: «Os nazarenos admiravam-se Dele, mas essa admiração não os levava a crer, mas a sentir inveja, como se dissessem: `Porque Ele, e não eu´». Jesus conhecia bem aqueles que em vez ouvi-lo, escandalizavam-se por causa Dele. Eram parentes, amigos, vizinhos pessoas que Ele apreciava, mas justamente a eles não chegará a mensagem da salvação.
Nós —que não podemos fazer milagres nem temos a santidade de Cristo— não provocaremos inveja (ainda se por acaso possa acontecer, se realmente nos esforçarmos por viver como cristãos). Seja como for, nos encontraremos, como Jesus, com aqueles a quem amamos ou apreciamos, são os que menos nos escutam. Neste sentido, devemos recordar, também, que as pessoas vêem mais os defeitos do que as virtudes, e aqueles que estiveram ao nosso lado durante anos podem dizer interiormente —Tu que fazias (ou fazes) isto ou aquilo, o que vais me ensinar?
Pregar ou falar de Deus entre as pessoas do nosso povo ou família é difícil, mas é necessário. É preciso dizer que Jesus quando ia a casa estava precedido pela fama de seus milagres e sua palavra. Talvez, nós precisaremos estabelecer um pouco de fama de santidade por fora (e dentro) de casa antes de “predicar” às pessoas da casa.
São João Crisóstomo acrescenta no seu comentário: «Presta atenção, por favor, na amabilidade do Mestre: não lhes castiga por não ouvi-lo, mas diz com doçura: `Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa´(Mt 13,57). Resulta evidente que Jesus iria-se triste desse lugar, mas continuaria suplicando para que sua palavra salvadora fosse bem-vinda no seu povo.
E nós (que nada vamos perdoar ou deixar de lado), igual temos que orar para que a palavra de Jesus chegue até aqueles que amamos, mas não querem nos ouvir.

Santo do Dia: São Pedro Crisólogo

O nome deste santo significa aquele que tem palavras de ouro. Pedro Crisólogo mereceu este nome, pois era um grande pregador da palavra de Deus. Ele nasceu em Ímola, não muito distante de Roma, no ano 380. Filho de pais cristãos foi educado na fé e cedo ordenado diácono. Tornou-se um dos maiores pregadores da Igreja. Sua amizade com a família imperial auxiliou na sua ascensão ao episcopado. Foi o primeiro bispo ocidental da diocese de Ravena. Como bispo, nunca se preocupou com as aparências externas, mas dedicou tempo para o cuidado com o povo, sobretudo os mais necessitados. Pedro Crisólogo escreveu no total cento e setenta e seis homilias de cunho popular, através dos quais dogmas e a liturgia eram explicados de forma simples, direta, objetiva e muito atrativa, proporcionando incontáveis conversões. Sua facilidade em pregar era tanta que com poucas palavras ele explicava as maiores verdades da fé. Defendeu a autoridade do Papa, então Leão I, o Grande, sobre a questão monofisita, que pregava Cristo em uma só natureza. Esta heresia, vinda do Oriente, foi resolvida nos Concílios de Éfeso e Calcedônia Pedro Crisólogo morreu na sua cidade natal em 451.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: São Pedro Crisólogo é considerado um modelo de contato com o povo e um exemplo de amor à pregação do Evangelho, o ideal de pastor para a Igreja. Seus sermões eram de grande agrado das pessoas e por isso lhe puseram o sobrenome de "crisólogo", que deseja dizer 'aquele que fala muito bem'. Recomendava a participação nas eucaristias e valorizava muito a comunhão frequente.

TJL- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

quarta-feira, 28 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 29.JULHO. 021

 

BOM DIA EVANGELHO


29 DE JULHO DE 2021 - Santa Marta

O cardeal Raymond Burke celebra missa tradicional em Roma, em 25 de outubro de 2014/ Foto: Daniel Ibañez/CNA. WASHINGTON DC, 28 jul. 21 / 11:44 am (ACI).- O arcebispo de Washington, cardeal Wilton Gregory, retirou a permissão para uma missa pontifical no rito anterior ao Concílio Vaticano II que seria celebrada na basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, na capital americana, no dia 14 de agosto, vigília da da Assunção de Nossa Senhora, disse o Instituto Paulus, de promoção da liturgia tradicional, que organizava o evento. "O Cardeal Wilton Gregory retirou a permissão que havia dado ao Arcebispo Thomas Gullickson para celebrar uma Missa Solene Pontifícia em 14 de agosto", declarou Donna Bethell, porta-voz do Instituto Paulus à CNA, agência em inglês do grupo ACI na terça-feira, 27 de julho. O cardeal Gregory "citou a Traditionis custodes como razão da suspensão, sem maiores especificidades", disse Bethel. Traditionis custodes é o motu proprio com o qual o papa Francisco restringiu a celebração da missa tradicional. Procurada, a arquidiocese de Washington não respondeu à CNA. A missa seria transmitida ao vivo pela rede de TV EWTN, também parte do grupo a que pertence a ACI.

Oração: Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas dificuldades. Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Pai de Bondade na nossa vida. Amém!

Evangelho segundo São João 11,19-27.

Naquele tempo, muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria, para lhes apresentar condolências pela morte do irmão.
Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá».
Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará». Marta respondeu: «Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia».
Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá. Acreditas nisto?».
Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

São Francisco de Sales (1567-1622)bispo de Genebra, doutor da Igreja Introdução à vida devota, III, 19 - «Jesus amava Marta e sua irmã Maria, e Lázaro» (Jo 11,5)

Amai toda a gente com um grande amor de caridade, mas reservai a vossa amizade profunda para aqueles que podem compartilhar convosco coisas boas. […] Se as compartilhardes na área do conhecimento, a vossa amizade é sem dúvida louvável; mais ainda o será se as comunicardes no campo da prudência, da discrição, da força e da justiça. Mas, se o vosso relacionamento é baseado no amor, na devoção e na perfeição cristã, ó Deus, como a vossa amizade é preciosa! Ela será excelente porque vem de Deus, excelente porque busca a Deus, excelente porque o seu vínculo é Deus, porque vai durar para sempre em Deus. Como é bom amar na Terra como se ama no Céu, aprender a amar neste mundo como faremos eternamente no outro! Não me refiro ao simples amor de caridade, porque ele deve ser levado a todos os homens; falo da amizade espiritual, em que dois ou três ou vários comungam na vida espiritual e se tornam um só espírito (cf At 4,32). Compreende-se que tais almas possam cantar, felizes: «Como é bom e agradável os irmãos viverem em união!» (Sl 132,1). […] Parece-me que todas as outras amizades são apenas uma sombra desta. […] Os cristãos que vivem no mundo têm necessidade de se ajudar uns aos outros através de santas amizades; desta forma, encorajaram-se, apoiam-se, conduzem-se mutuamente ao bem. […] Ninguém pode negar que Nosso Senhor amou São João, Lázaro, Marta e Madalena com uma amizade mais forte e muito especial, porque a Escritura dá testemunho disso.

Santo do Dia: Santa Marta

As escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há apenas três quilômetros de Jerusalém. Ali moravam Marta, Lázaro e Maria. Há poucas, mas importantíssimas citações de Marta nas sagradas escrituras.

É narrado, por exemplo, o primeiro momento em que Jesus pisou em sua casa. Ali chegando Jesus conversava com eles e Maria estava aos pés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável, reclamou da posição da irmã, que nada fazia ouvindo o Mestre. Jesus aproveita então para ensinar que os valores espirituais são mais importantes que os materiais, apoiando Maria em sua ocupação de ouvir e aprender.

Fala-se dela também quando da ressurreição de Lázaro. É ela quem mais fala com Jesus, nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". (Jo 11,20-22). O milagre de reviver Lázaro, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.

Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica à Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a celebrar Santa Marta como a padroeira dos anfitriões, dos hospedeiros, dos cozinheiros, dos nutricionistas.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Saber servir é um dom recebido de Deus e obrigação de todo cristão. Existe um provérbio popular que diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver.” A vida de Santa Marta foi de serviço e cooperação com o projeto de Jesus. Através de atividades do dia a dia ela demonstrou que Deus está presente em tudo que fazemos com amor e dedicação.

TJL- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

terça-feira, 27 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 29. JULHO. 021

 

Bom dia evangelho


28 de julho de 2021-Quarta-feira da 17ª semana do Tempo Comum

O padre Hamel. Foto: Captura de Youtube REDAÇÃO CENTRAL, 27 jul. 21 / 09:29 am (ACI).- Uma missa e uma procissão marcaram o quinto ano do martírio do padre Jacques Hamel, sacerdote francês assassinado por terroristas do Estado Islâmico (ISIS) em 2016 quando celebrava a missa em sua paróquia, em Saint-Etienne-du-Rouvray, diocese de Rouen, no norte da França. Como todos os anos, cerimônias religiosas e civis foram realizadas para celebrar a memória do sacerdote, idoso de 85 anos, que entregou sua vida quando dois terroristas do Estado Islâmico invadiram uma igreja e o degolaram junto ao altar. Os atos comemorativos neste ano de 2021 começaram no domingo, 25 de julho, com uma missa, o testemunho da irmã do sacerdote, Roselina Hamel, e uma vigília. Na manhã da segunda-feira, dia 26, realizou-se uma procissão silenciosa até a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray. Em seguida, o arcebispo de Rouen, dom Dominique Lebrun, presidiu a missa em memória do padre Hamel na paróquia onde ele sofreu o martírio. Uma cerimônia republicana pela paz e a fraternidade em homenagem ao padre Jacques Hamel, foi organizada pela Câmara Municipal de Saint-Etienne-du-Rouvray. No dia 26 de julho de 2016, dois terroristas muçulmanos, Abdel-Malik Petitjean e um acompanhante, assaltaram a igreja Saint-Etienne-du-Rouvray sob o grito de “Allahu Akbar”(“Deus é grande”, em árabe), enquanto o padre Hamel celebrava a missa.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que Santo Inocêncio I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 13,44-46.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo.
O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

 Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) bispo, teólogo, mártir «Contra as heresias», IV, 26 O tesouro escondido no campo das Escrituras

Cristo estava presente a todos aqueles a quem Deus, desde o início, comunicou a sua Palavra, o seu Verbo. Quem ler a Escritura nessa perspetiva encontrará expressões que falam de Cristo e prefiguração do novo chamamento. Pois é Ele o tesouro escondido no campo, isto é, no mundo (Mt 13,38), é o tesouro escondido nas Escrituras, pois foi assinalado por símbolos e parábolas que, humanamente falando, não podiam ser compreendidas antes do cumprimento das profecias, ou seja, antes da vinda do Senhor. Por isso foi dito ao profeta Daniel: «Guarda isto em segredo e conserva selado este livro até ao tempo final» (12,4). [...] E Jeremias também disse: «Compreendê-los-eis plenamente no futuro» (23,20). [...] Lida pelos cristãos, a Lei é um tesouro que foi escondido no campo, mas que a cruz de Cristo revelou e explicou [...]: ela manifesta a sabedoria de Deus, dá conhecer os seus desígnios com vista à salvação do homem, prefigura o Reino de Cristo, anuncia antecipadamente a Boa Nova da herança da Jerusalém santa, prediz que o homem que ama a Deus progredirá até chegar a vê-lo e a escutar a sua palavra, e será glorificado por essa palavra. [...] Foi assim que o Senhor explicou as Escrituras aos seus discípulos depois da ressurreição, provando-lhes, através delas, que «o Messias tinha de sofrer essas coisas para entrar na sua glória» (cf Lc 24,26). Portanto, quem ler as Escrituras desta maneira será um discípulo perfeito «semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro» (Mt 13,52).

Santo do Dia: Santo Inocêncio I

Inocêncio primeiro era italiano. Ele foi eleito no ano 401, governou a Igreja por dezesseis anos, num período dos mais difíceis para o Cristianismo.

Um dos maiores traumas de seu pontificado foi a invasão e o saque de Roma, cometidos pelos bárbaros godos. O papa tentou mediar a negociação entre o imperador Honório e o invasor bárbaro Alarico, mas não conseguiu e o saque teve início. Foram três dias de roubo, devastação e destruição. Os bárbaros respeitaram apenas as igrejas, por causa dos anos de contato e mediação com o Papa Inocêncio I.

Inocêncio conseguiu manter a disciplina da igreja e tomou decisões litúrgicas que perduram até hoje. Escreveu inúmeras cartas pastorais e canônicas, que são estudadas até hoje. Também foi ele que estabeleceu a uniformidade que as várias Igrejas devem ter com a doutrina apostólica romana. Sua influência política obteve do imperador Honório a proibição das lutas de gladiadores.

O Papa Inocêncio I morreu no dia 28 de julho de 417, sendo sepultado no cemitério de Ponciano em Roma.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Hoje celebramos outro Papa que alcançou a glória da santidade. Sua vida foi uma constante luta pela paz e pela pregação da Palavra de Deus. Suas ações na Igreja e no mundo político sempre tiveram como objetivo a luta pela dignidade humana. Que a vida de Santo Inocêncio inspire-nos ações de respeito e solidariedade com as pessoas.

Tjl – acidigital.com – a12.com- evangelhoquotidiano.org

segunda-feira, 26 de julho de 2021

bom dia evangelho - 27.julho. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


27 DE JULHO DE 2021-Terça-feira da 17ª semana do Tempo Comum

A skatista Pâmela Rosa / Foto: Facebook Pâmela Rosa REDAÇÃO CENTRAL, 23 jul. 21 / 02:35 pm (ACI).- Pela primeira vez, as Olimpíadas terão a competição de skate e é desta modalidade que vem uma das expectativas de medalhas para o Brasil. Trata-se da líder do ranking mundial, Pâmela Rosa, que diz ser “bem devota” de Nossa Senhora Aparecida e tem tatuada em seu braço a imagem da padroeira do Brasil. “Eu sou bem devota. Ela (Nossa Senhora Aparecida) me ajudou muito porque na primeira vez que ganhei os X-Games eu entreguei nas mãos dela e falei que, se eu ganhasse, a minha promessa seria dar o skate para Ela. Até hoje, se você for lá na Basílica, na sala das promessas, está lá o meu skate. Ela me cobriu com o manto sagrado”, contou em uma entrevista a O Dia, em 2018. Segundo a atleta, é na fé, compartilhada por sua família, que se ampara, inclusive durante as competições. “Eu sempre me sinto bem protegida. Sempre que vou competir, peço para que ninguém se machuque”, disse.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Celestino I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 13,36-43.

Naquele tempo, Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se dele e disseram-Lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo».
Jesus respondeu: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem,
e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino, o joio são os filhos do Maligno,
e o inimigo que o semeou é o Diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos.
Como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo:
o Filho do homem enviará os seus anjos, que tirarão do seu Reino todos os escandalosos e todos os que praticam a iniquidade,
e hão de lançá-los na fornalha ardente; aí haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça».(Tradução litúrgica da Bíblia)

Santa Teresa de Calcutá (1910-1997) fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade «A Simple Path» - «A boa semente são os filhos do Reino»

Não existem dois mundos, o mundo físico e o mundo espiritual; há apenas um: o Reino de Deus, «na Terra como no céu» (Mt 6,10). Ao dizer «Pai nosso que estais no céu», muitos pensam que Deus está lá em cima, o que reforça a ideia de uma separação entre os dois mundos. Os ocidentais gostam de distinguir a matéria do espírito. Mas a verdade é só uma, e o mesmo acontece com a realidade. Desde o momento em que admitimos a encarnação de Deus, que para os cristãos se realiza na pessoa de Jesus Cristo, começamos a levar as coisas a sério.

Santo do Dia: 

São Celestino I

O Papa Celestino I eleito em 10 de setembro de 422 nasceu no sul da Itália. É considerado um governante de atitude, mas seu mandato durou apenas uma década.

Era um período de reconstrução para Roma, que fora quase destruída pela invasão dos bárbaros. O Papa Celestinho I participou ativamente restaurando numerosas Basílicas, entre elas a de Santa Maria em Trastévere, a primeira dedicada à Nossa Senhora.

Respondia pessoalmente as cartas que recebia e seus conselhos formaram um primeiro esboço do que seria o futuro direito canônico. Também foi vigoroso o intercâmbio de correspondência que manteve com seu amigo e contemporâneo, Santo Agostinho.

Foi ele o primeiro a determinar que os Bispos não deveriam nunca negar a absolvição a alguém que estivesse morrendo. Combateu as heresias, ajudou a esclarecer dúvidas doutrinais e combateu os abusos que se instalavam nas sedes episcopais.

Sob sua direção foi realizado o Concílio de Éfeso. Nele confirmou-se o dogma de Maria como "Mãe de Deus". Com isso, o bispo Nestório, que pregava Maria somente como mãe do homem Jesus, foi considerado herege.

Celestino I morreu em 432, depois de uma frutífera vida em favor do Cristo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Ser responsável por um trabalho é sempre algo exigente. Um bom cristão sabe usar do poder que lhe é conferido para trabalhar em função das pessoas. O serviço deve ser a palavra de ordem para quem tem Jesus Cristo como guia de sua vida. Aprendamos de São Celestino I, que sendo papa, soube tratar com igualdade o povo de Deus e trabalhar para o crescimento da Igreja.

TJL- A12.COM- EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – ACIDIGITAL.COM

domingo, 25 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 26. JULHO. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO

26 DE JULHO DE 2021- Segunda-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Dia Mundial dos Avós: o testemunho dos nossos leitores

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos”, escreve o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado neste 25 de julho. Pedimos aos nossos leitores que enviassem testemunhos desta aliança e aqui você confere o resultado!

Oração: Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai. Por Cristo osso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 13,31-35.

Naquele tempo, Jesus disse ainda à multidão a seguinte parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo.
Sendo a menor de todas as sementes, depois de crescer, é a maior de todas as plantas da horta e torna-se árvore, de modo que as aves do céu vêm abrigar-se nos seus ramos».
Disse-lhes outra parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado».
Tudo isto disse Jesus em parábolas, e sem parábolas nada lhes dizia,
a fim de se cumprir o que fora anunciado pelo profeta, que disse: «Abrirei a minha boca em parábolas, proclamarei verdades ocultas desde a criação do mundo»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

São John Henry Newman (1801-1890) - teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra - PPS vol. 5, n° 20 - Cristo, grão de mostarda e fermento semeado pelo mundo

Cristo veio a este mundo para o submeter a Si próprio, para o reivindicar como seu, para afirmar os seus direitos sobre ele como Senhor, para o libertar do domínio usurpado pelo inimigo, para Se manifestar a todos os homens, para Se estabelecer nele. Cristo é o grão de mostarda que se desenvolverá silenciosamente, acabando por cobrir a Terra inteira. Cristo é o fermento que abre secretamente caminho na massa dos homens, dos sistemas de pensamento e das instituições, até que tudo fique levedado. Até então, o Céu e a Terra estavam separados; o projeto de graça de Cristo consiste em fazer de ambos um só mundo, tornando a Terra paralela ao Céu. Ele estava neste mundo desde o começo, mas os homens adoraram outros deuses. Ele veio a este mundo na carne, «mas o mundo não O conheceu. Veio ao que era seu e os seus não O receberam» (Jo 1,10-11). Mas Ele veio para os levar a recebê-lo, a conhecê-lo, a adorá-lo. Veio para integrar este mundo em Si, a fim de que, tal como Ele próprio é luz, também este mundo seja luz. Quando veio, não tinha «onde reclinar a cabeça» (Lc 9,58), mas veio para constituir aqui um lugar para Si mesmo, para aqui constituir habitação, para aqui encontrar morada. Veio transformar o mundo inteiro na sua morada de glória, este mundo que estava cativo das potências do mal. Ele veio na noite, nasceu na noite escura, numa gruta. [...] Foi aí que primeiro repousou a cabeça, mas não o fez para aí permanecer para sempre. Não era sua intenção deixar-Se ficar escondido nessa obscuridade. [...] O seu objetivo era mudar o mundo. [...] O Universo tinha de ser renovado por Ele, mas Ele a nada recorreu que já existisse, tudo criou a partir do nada. [...] Ele era uma luz que brilhava nas trevas, até que, pelo seu próprio poder, criou um Templo digno do seu nome.

Santo do Dia - Santa Ana e São Joaquim (pais de Nossa Senhora)

Segundo antiquíssima tradição da Igreja, hoje comemoramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesu. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou.

Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.

São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: O Papa João Paulo II ensina que São Joaquim e Santa Ana são “uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e social”. E exorta: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Que hoje possamos pensar na nossa família, rezar por ela e pedir a Deus que nos ajude a manter unidos todos nossos familiares.

TJL- ACIDIGITAL.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG- A12.COM