quarta-feira, 14 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO-15.7.021

 

BOM DIA EVANGELHO


15 DE JULHO DE 2021-Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Papa Francisco. Foto: Pablo Esparza / ACI Group Vaticano, 14 jul. 21 / 08:49 am (ACI).- O Papa Francisco voltou ao Vaticano hoje, 14 de julho, depois de onze dias internado no policlínico Gemelli recuperando-se de uma cirurgia no cólon. A Sala de Imprensa da Santa Sé disse em comunicado hoje, 14, que “o Papa Francisco teve alta do Hospital Gemelli pouco depois das 10h30, horário de Roma, e deixou o hospital para retornar à sua residência no Vaticano de carro”. “No caminho para casa, o Papa parou para rezar na Basílica de Santa Maria Maior.” Segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, o papa visitou o ícone mariano Salus Populi Romani, diante do qual "expressou sua gratidão pelo sucesso da sua cirurgia e ofereceu uma oração por todos os doentes, especialmente aqueles que ele tinha encontrado durante sua estadia no hospital". O papa chegou à casa Santa Marta, onde mora, pouco antes do meio-dia, horário de Roma. O papa Francisco foi hospitalizado no dia 4 de julho para realizar uma operação programada para aliviar uma severa restrição do cólon causada pela diverticulite. A cirurgia de três horas incluiu uma a remoção de um dos lados do cólon.

 Oração: Senhor Jesus, fazei que minha alma tenha fome de Vós, Pão dos anjos, Alimento das almas santas, Pão nosso de cada dia, cheio de força, de toda a doçura e sabor, e de todo o suave deleite. Ó Jesus, a quem os anjos desejam contemplar, tenha sempre o meu coração fome de Vós, e o interior de minha alma transborde com a doçura do vosso sabor; tenha sempre sede de Vós, fonte de vida, manancial de sabedoria e de ciência, rio de luz eterna, torrente de delícias, abundância da Casa de Deus. Amém.

Evangelho segundo São Mateus (11,28-30).

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Filoxeno de Mabug (?-c. 523)bispo da Síria -Homilia sobre a simplicidade - «Vinde a Mim, todos os que andais cansados»

«Vinde a Mim [...] e Eu vos aliviarei». [...] Experimentastes o caminho do mundo, experimentai agora o meu e, se não vos agradar, abandonai-o. Carregastes os fardos do mundo e vistes como são pesados; deixai-vos persuadir, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendereis pela experiência que é suave e leve. Não farei de vós desses ricos que precisam de muitas coisas, mas verdadeiros ricos, que não precisam de nada; porque o rico não é aquele que possui muitas coisas, mas aquele a quem nada falta. Sereis ricos comigo, se renunciardes a tudo. [...] Mas, se procurardes saciar os vossos desejos, eles encher-vos-ão de fome. A fome vem de se comer: quanto mais se enriquece, mais pobre se é; quanto mais dinheiro se acumula, mais se quer acumular; quanto mais se adquire, mais se quer adquirir. [...] Vinde, pois, a Mim, vós todos que estais fatigados da riqueza, e repousai na pobreza; vinde, donos de bens e de propriedades, e tirai prazer da renúncia. Vinde, amigos do mundo que só tem um tempo, e saboreai o mundo eterno. Experimentastes o vosso mundo: vinde experimentar o meu. Provastes a vossa riqueza: vinde provar a minha pobreza. A vossa riqueza é uma riqueza; a minha pobreza é a riqueza. O facto de a riqueza ser considerada uma riqueza não tem grande valor; o que é admirável e sublime é que a pobreza seja a riqueza e a humildade a grandeza.

Santo do Dia: São Boaventura

O menino João nasceu no ano 1218. O pai era um médico conceituado e influente na cidade. Aos vinte anos de idade, ingressou no convento franciscano, onde vestiu o hábito e tomou o nome de Boaventura. Estudou filosofia e teologia na universidade de Paris. Foi contemporâneo de Tomás de Aquino.

Boaventura buscou a ordem franciscana porque, com seu intelecto privilegiado, enxergou nela uma miniatura da própria Igreja. Ambas nasceram contando somente com homens simples, pescadores e camponeses. Boaventura opôs-se a todos que atacavam as ordens mendicantes. Foi nesta defesa, como teólogo e orador, que teve sua fama projetada em todo o meio eclesiástico.

Em 1257 foi eleito Superior Geral da ordem. Neste cargo permaneceu por dezoito anos. Sua direção foi tão exemplar que acabou sendo chamado de segundo fundador e pai dos franciscanos. Ele conseguiu manter o equilíbrio da nova geração dos frades com os de visão mais antiga.

Escreveu onze volumes teológicos, procurando dar o fundamento racional às verdades regidas pela fé. Foi ordenado Bispo-cardeal e encarregado de organizar o Concilio de Lion, em 1273.

Frei Boaventura morreu em 15 de julho de 1274 em Lion, na França, assistido pessoalmente pelo Papa que o queria muito bem. Foi canonizado em 1482 e recebeu o honroso título de Doutor da Igreja.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Frei Boaventura escreveu: "É bastante aos homens receber a graça de amar a Deus. Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais do que um professor de teologia". Dotado de bom senso, prático e especulativo ao mesmo tempo, Boaventura soubera enxertar no sólido tronco franciscano os rebentos das novas gerações. A caridade é o fundamento da doutrina teológica que frei Boaventura ensinou com sua palavra e escritos. Possamos nós também cultivar a virtude da caridade fraterna.

TJL- A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.0RG- ACIDIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário