domingo, 25 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 26. JULHO. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO

26 DE JULHO DE 2021- Segunda-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Dia Mundial dos Avós: o testemunho dos nossos leitores

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos”, escreve o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado neste 25 de julho. Pedimos aos nossos leitores que enviassem testemunhos desta aliança e aqui você confere o resultado!

Oração: Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai. Por Cristo osso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 13,31-35.

Naquele tempo, Jesus disse ainda à multidão a seguinte parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo.
Sendo a menor de todas as sementes, depois de crescer, é a maior de todas as plantas da horta e torna-se árvore, de modo que as aves do céu vêm abrigar-se nos seus ramos».
Disse-lhes outra parábola: «O Reino dos Céus pode comparar-se ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado».
Tudo isto disse Jesus em parábolas, e sem parábolas nada lhes dizia,
a fim de se cumprir o que fora anunciado pelo profeta, que disse: «Abrirei a minha boca em parábolas, proclamarei verdades ocultas desde a criação do mundo»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

São John Henry Newman (1801-1890) - teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra - PPS vol. 5, n° 20 - Cristo, grão de mostarda e fermento semeado pelo mundo

Cristo veio a este mundo para o submeter a Si próprio, para o reivindicar como seu, para afirmar os seus direitos sobre ele como Senhor, para o libertar do domínio usurpado pelo inimigo, para Se manifestar a todos os homens, para Se estabelecer nele. Cristo é o grão de mostarda que se desenvolverá silenciosamente, acabando por cobrir a Terra inteira. Cristo é o fermento que abre secretamente caminho na massa dos homens, dos sistemas de pensamento e das instituições, até que tudo fique levedado. Até então, o Céu e a Terra estavam separados; o projeto de graça de Cristo consiste em fazer de ambos um só mundo, tornando a Terra paralela ao Céu. Ele estava neste mundo desde o começo, mas os homens adoraram outros deuses. Ele veio a este mundo na carne, «mas o mundo não O conheceu. Veio ao que era seu e os seus não O receberam» (Jo 1,10-11). Mas Ele veio para os levar a recebê-lo, a conhecê-lo, a adorá-lo. Veio para integrar este mundo em Si, a fim de que, tal como Ele próprio é luz, também este mundo seja luz. Quando veio, não tinha «onde reclinar a cabeça» (Lc 9,58), mas veio para constituir aqui um lugar para Si mesmo, para aqui constituir habitação, para aqui encontrar morada. Veio transformar o mundo inteiro na sua morada de glória, este mundo que estava cativo das potências do mal. Ele veio na noite, nasceu na noite escura, numa gruta. [...] Foi aí que primeiro repousou a cabeça, mas não o fez para aí permanecer para sempre. Não era sua intenção deixar-Se ficar escondido nessa obscuridade. [...] O seu objetivo era mudar o mundo. [...] O Universo tinha de ser renovado por Ele, mas Ele a nada recorreu que já existisse, tudo criou a partir do nada. [...] Ele era uma luz que brilhava nas trevas, até que, pelo seu próprio poder, criou um Templo digno do seu nome.

Santo do Dia - Santa Ana e São Joaquim (pais de Nossa Senhora)

Segundo antiquíssima tradição da Igreja, hoje comemoramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesu. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou.

Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.

São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: O Papa João Paulo II ensina que São Joaquim e Santa Ana são “uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e social”. E exorta: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Que hoje possamos pensar na nossa família, rezar por ela e pedir a Deus que nos ajude a manter unidos todos nossos familiares.

TJL- ACIDIGITAL.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG- A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário