quarta-feira, 28 de julho de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 29.JULHO. 021

 

BOM DIA EVANGELHO


29 DE JULHO DE 2021 - Santa Marta

O cardeal Raymond Burke celebra missa tradicional em Roma, em 25 de outubro de 2014/ Foto: Daniel Ibañez/CNA. WASHINGTON DC, 28 jul. 21 / 11:44 am (ACI).- O arcebispo de Washington, cardeal Wilton Gregory, retirou a permissão para uma missa pontifical no rito anterior ao Concílio Vaticano II que seria celebrada na basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, na capital americana, no dia 14 de agosto, vigília da da Assunção de Nossa Senhora, disse o Instituto Paulus, de promoção da liturgia tradicional, que organizava o evento. "O Cardeal Wilton Gregory retirou a permissão que havia dado ao Arcebispo Thomas Gullickson para celebrar uma Missa Solene Pontifícia em 14 de agosto", declarou Donna Bethell, porta-voz do Instituto Paulus à CNA, agência em inglês do grupo ACI na terça-feira, 27 de julho. O cardeal Gregory "citou a Traditionis custodes como razão da suspensão, sem maiores especificidades", disse Bethel. Traditionis custodes é o motu proprio com o qual o papa Francisco restringiu a celebração da missa tradicional. Procurada, a arquidiocese de Washington não respondeu à CNA. A missa seria transmitida ao vivo pela rede de TV EWTN, também parte do grupo a que pertence a ACI.

Oração: Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas dificuldades. Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Pai de Bondade na nossa vida. Amém!

Evangelho segundo São João 11,19-27.

Naquele tempo, muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria, para lhes apresentar condolências pela morte do irmão.
Quando ouviu dizer que Jesus estava a chegar, Marta saiu ao seu encontro, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá».
Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará». Marta respondeu: «Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia».
Disse-lhe Jesus: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá. Acreditas nisto?».
Disse-Lhe Marta: «Acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

São Francisco de Sales (1567-1622)bispo de Genebra, doutor da Igreja Introdução à vida devota, III, 19 - «Jesus amava Marta e sua irmã Maria, e Lázaro» (Jo 11,5)

Amai toda a gente com um grande amor de caridade, mas reservai a vossa amizade profunda para aqueles que podem compartilhar convosco coisas boas. […] Se as compartilhardes na área do conhecimento, a vossa amizade é sem dúvida louvável; mais ainda o será se as comunicardes no campo da prudência, da discrição, da força e da justiça. Mas, se o vosso relacionamento é baseado no amor, na devoção e na perfeição cristã, ó Deus, como a vossa amizade é preciosa! Ela será excelente porque vem de Deus, excelente porque busca a Deus, excelente porque o seu vínculo é Deus, porque vai durar para sempre em Deus. Como é bom amar na Terra como se ama no Céu, aprender a amar neste mundo como faremos eternamente no outro! Não me refiro ao simples amor de caridade, porque ele deve ser levado a todos os homens; falo da amizade espiritual, em que dois ou três ou vários comungam na vida espiritual e se tornam um só espírito (cf At 4,32). Compreende-se que tais almas possam cantar, felizes: «Como é bom e agradável os irmãos viverem em união!» (Sl 132,1). […] Parece-me que todas as outras amizades são apenas uma sombra desta. […] Os cristãos que vivem no mundo têm necessidade de se ajudar uns aos outros através de santas amizades; desta forma, encorajaram-se, apoiam-se, conduzem-se mutuamente ao bem. […] Ninguém pode negar que Nosso Senhor amou São João, Lázaro, Marta e Madalena com uma amizade mais forte e muito especial, porque a Escritura dá testemunho disso.

Santo do Dia: Santa Marta

As escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há apenas três quilômetros de Jerusalém. Ali moravam Marta, Lázaro e Maria. Há poucas, mas importantíssimas citações de Marta nas sagradas escrituras.

É narrado, por exemplo, o primeiro momento em que Jesus pisou em sua casa. Ali chegando Jesus conversava com eles e Maria estava aos pés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável, reclamou da posição da irmã, que nada fazia ouvindo o Mestre. Jesus aproveita então para ensinar que os valores espirituais são mais importantes que os materiais, apoiando Maria em sua ocupação de ouvir e aprender.

Fala-se dela também quando da ressurreição de Lázaro. É ela quem mais fala com Jesus, nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". (Jo 11,20-22). O milagre de reviver Lázaro, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.

Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica à Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a celebrar Santa Marta como a padroeira dos anfitriões, dos hospedeiros, dos cozinheiros, dos nutricionistas.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Saber servir é um dom recebido de Deus e obrigação de todo cristão. Existe um provérbio popular que diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver.” A vida de Santa Marta foi de serviço e cooperação com o projeto de Jesus. Através de atividades do dia a dia ela demonstrou que Deus está presente em tudo que fazemos com amor e dedicação.

TJL- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário