segunda-feira, 9 de maio de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 10. MAIO. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


10 DE MAIO DE 2022 - Terça-feira da 4ª semana da Páscoa

Papa aos universitários, reunir dois universos: do mundo e do homem

“Na universidade se encontram dois universos: o do mundo, do conhecimento, e o do homem, daquele jovem, com a sua história e a sua personalidade, os seus sonhos”. Palavras do Papa Francisco aos professores e estudantes da Universidade de Macerata na manhã desta segunda-feira (9) no Vaticano - Jane Nogara - Vatican News - Nesta segunda-feira (09) o Papa Francisco recebeu os professores e estudantes da Universidade de Macerata, que se encontra no sul da Itália. No início de seu discurso disse aos presentes: “A universidade é - ou pelo menos deveria ser - o lugar onde a mente se abre para os horizontes do conhecimento, para os horizontes da vida, do mundo, da história. Naturalmente, isto parte de uma perspectiva precisa – continuou o Papa - do estudo profundo e metódico de uma área temática, mas sempre com uma mente aberta, sempre para um conhecimento integral do mundo e do homem.

Oração: Deus Pai de amor e bondade, escolhestes Santa Solange para manifestar vosso amor pelos homens e mulheres, através da consagração e pureza de vida. Ajudai-nos a buscar uma vida cheia de virtudes e dons, e que em tudo que fizermos, seja feita a vossa vontade. Abençoe, pela intercessão de santa Solange, todas as mulheres discriminadas pela sociedade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São João 10,22-30.

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do Templo. Era inverno
e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão.
Então, os judeus rodearam-no e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz-nos claramente».
Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim.
Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um só».(Tradução litúrgica da Bíblia)

Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja -Sobre a Trindade I, 13, 30-31 «Até quando nos vais trazer em suspenso?»

Sendo igual ao Pai, o Filho de Deus não recebeu o poder de julgar, mas tem-no em comum com o Pai; e recebeu-o de modo que tanto os bons como os maus O vejam julgar, porque Ele é o Filho do homem. A visão do Filho do homem também será dada aos perversos, mas a visão da sua divindade será dada apenas aos puros de coração, porque estes verão a Deus (cf Mt 5,8). O que é a vida eterna senão esta visão, que será negada aos ímpios? «Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste» (Jo 17,3). Eles conhecerão o próprio Jesus Cristo como único Deus verdadeiro, que Se revelará a todos. Ele apresentar-Se-á cheio de bondade à vista dos corações puros. «Deus é bom para Israel, para os que têm um coração puro!» (Sl 72,1). Só Deus é bom. Foi por isto que o jovem que chamou ao Senhor «bom mestre», pedindo-Lhe conselho para chegar à vida eterna, obteve esta resposta: «Porque Me interrogas sobre o que é bom? Ninguém é bom senão um só: Deus» (Mc 10,17-18). Este jovem não sabia a quem se dirigia e tomou-O por um simples filho de homem. [...] «Este aspeto de que Me revisto é o aspeto do Filho do homem, aquele que foi assumido, aquele que aparecerá aquando do juízo final, tanto aos ímpios como aos justos. [...] Mas há uma visão da minha condição divina; quando a tive, não prevaleci do facto de tal condição Me tornar igual a Deus, antes Me aniquilei a Mim mesmo para assumir a outra condição» (cf Fil 2,6-7). Por conseguinte Ele, o Deus único, Pai, Filho e Espírito Santo, aparecerá apenas para alegria permanente dos justos.

Santo do Dia: Santa Solange

 impressionante e a disponibilidade para o trabalho.

Não lhe faltaram pretendentes para o casamento, mas todos eles foram dispensados, pois Solange quis consagrar sua virgindade a Deus. Mas um deles, o conde de Gotie, foi o mais insistente. Um dia, ao caminhar pelo campo, o conde deparou-se com Solange, que estava em oração. A jovem, serenamente, que disse ao conde que tinha consagrado sua vida a Deus.

O conde, que não gostou de ser reprovado pela jovem Solange, insistiu durante muitos dias, fazendo visitas até a casa dos pais da jovem. Sem resultados, o conde planejou então raptá-la. Pegou um cavalo e realmente raptou a jovem virgem.

Conta-nos a história que quando passavam sobre uma ponte, Solange conseguiu assustar o cavalo. O conde e Solange foram lançados nas águas profundas do rio. Ainda conseguiram sair da correnteza, mas o conde, enfurecido, decapitou Solange às margens do rio. Era dia dez de maio de 880.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Quanta maldade acontece no mundo por causa da dureza e egoísmo do coração humano! A jovem Solange é um exemplo de tantas mulheres que são submetidas aos maus tratos por causa do machismo. Pensemos hoje nas mulheres violentadas, agredidas e discriminadas, em casa e no trabalho. Que nossa oração alcance esses lares machucados pela violência e divisão. E que nossa caridade cristã colabore para que a justiça seja alcançada na nossa sociedade.

TJL – A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário