terça-feira, 17 de maio de 2022

bom dia evangelho - 18. maio. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


18 DE MAIO DE 2022-Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa

Um momento pungente - e aplausos prolongados - veio quando Sebastien Lai recebeu o título honorário em nome de seu pai, Jimmy Lai, um proeminente defensor dos direitos humanos que está preso em Hong Kong. Poucos dias antes do início, o cardeal Joseph Zen, arcebispo emérito de Hong Kong, também foi preso (depois libertado) pelas autoridades. O cardeal Zen batizou Jimmy em 1997.

Abigail Anger recebeu o Prêmio do Presidente. Presidente da Student Government Association este ano, ministro residente e líder ativo e voluntário em muitos programas, Anger passará os próximos dois anos no leste de Kentucky com o programa Teach for America.

Pouco antes da alma mater e da bênção, o presidente Garvey concluiu sua última mensagem de formatura como presidente, dizendo aos graduados: “Parabéns a todos vocês. Tem sido maravilhoso estar aqui com você.”

Oração: Ó Deus, que destes à Igreja em São Félix o exemplo de simplicidade evangélica e de inocência de vida, concedei que, seguindo os seus passos, cuidamos de amar somente a Cristo e de segui-lo com alegria. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São João 15,1-8.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
(Tradução litúrgica da Bíblia)

São Cirilo de Alexandria (380-444) bispo, doutor da Igreja - Comentário sobre o Evangelho de João, 10,2 - «Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

O Senhor afirma [...] que é a videira, para nos ensinar a unirmo-nos ao seu amor e nos mostrar a quantidade de graças que recebemos por estarmos unidos a Ele. E compara a ramos os que estão unidos a Ele, presos e fixos nele de alguma forma, afirmando que são já «participantes da natureza divina» (2 Pe 1,4), porque receberam o Espírito Santo. De facto, o que nos une a Cristo Salvador é o Espírito Santo. [...] Com efeito, recebemos o novo nascimento dele e nele, no Espírito, para dar frutos de vida; não da vida anterior e ultrapassada, mas da vida renovada pela fé e pelo amor a Ele. Permaneçamos neste estado, enxertados em certa medida em Cristo, unidos custe o que custar ao mandamento sagrado que nos foi dado. Esforcemo-nos por conservar os benefícios desta nobreza, ou seja, por não «ofender o Espírito Santo» (Ef 4,30), que fez de nós sua morada e através de quem sabemos que Deus permanece em nós. [...] Assim como a cepa da vinha fornece e distribui aos ramos a sua qualidade natural e própria, assim o Verbo, Filho Único de Deus Pai, introduz nos santos um [...] parentesco com a sua natureza, dando-lhes o Espírito, sobretudo aos que estão unidos a Ele pela fé e pela santidade perfeita. Ele alimenta-os e faz crescer o seu fervor; e desenvolve neles a capacidade para as virtudes e para a bondade total.

Santo do Dia: São Félix de Cantalício

Félix nasceu na pequena província agrícola de Cantalício, Itália, no ano 1515. Filho de uma família muito modesta de camponeses teve de trabalhar desde a tenra idade, não podendo estudar. Na adolescência trabalhou como pastor e lavrador numa rica propriedade. Alimentava sua vocação à austeridade de vida, solidariedade ao próximo, lendo a vida dos Padres, o Evangelho e praticando a oração contemplativa, associada à penitência constante e a caridade cristã.

Aos trinta anos de idade entrou para os capuchinhos. E, em 1545, depois de completar um ano de noviciado, emitiu a profissão dos votos religiosos no pequeno convento de Monte São João. Ele pertenceu à primeira geração dos capuchinhos.

Nesse período, trajando um hábito velho e roto, trazendo sempre nas mãos um rosário e nas costas um grande saco, que fazia pender seu corpo cansado, ele saía para esmolar ajuda para o convento, pelas ruas da cidade eterna. Todas as pessoas, adultos, velhos ou crianças, pobres ou ricos o veneravam, tamanha era sua bondade e santidade.

Em vida eram muitos os prodígios, curas e profecias atribuídas a Frei Félix. Quando ele morreu imensa procissão de fiéis desejava se despedir do amado frei.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A bondade é uma forma de fazer transparecer em nossa vida o amor ao Cristo. Como um bom capuchinho, São Félix viveu a bondade e o cuidado com os pobres e mais sofredores. Nunca fez nada de cara amarrada ou triste. Mesmo sofrendo sabia sorrir. Aprendamos dele a alegria em servir o próximo e sejamos sempre prontos a espalhar a alegria que brota do amor ao evangelho.

TJL-VATICANNEWS.VA-A12.COM-EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário