quarta-feira, 18 de maio de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 19. MAIO.022

 

BOM DIA EVANGELHO


Dia 19 de Maio - Quinta-feira-V SEMANA DA PÁSCOA (Branco - Ofício do Dia)

Um grupo de 121 crianças recebe a primeira Comunhão no Iraque(Pe. José Ferreira Filho)

Igreja celebra com alegria e esperança a recepção do sacramento em cidade de maioria cristã que foi visitada pelo Papa Francisco em sua recente visita ao país

Primeira comunhão em Qaraqosh, no Iraque (Foto: Asia News)

A Igreja de São João Batista, em Qaraqosh, no Iraque, acolheu a celebração da primeira Comunhão de 121 crianças. A cidade majoritariamente cristã é uma das mais importantes da planície de Nínive e foi um dos pontos visitados pelo papa Francisco em sua viagem ao Iraque em março deste ano.

Padre Majeed Attalla, pároco da catedral siro-católica da Imaculada Conceição, em Qaraqosh, informou que essas crianças pertencem a duas paróquias na área, mas há outras 400 crianças esperando para receber o sacramento nas próximas semanas.

ALEGRIA E ESPERANÇA

“Graças a Deus temos muitas crianças e isso é uma fonte de alegria, pois dão força e esperança para continuar, representam o futuro”, disse.

Padre Attalla sublinhou que as crianças “ainda têm nos seus olhos e no coração a visita do Papa Francisco”, que foi “uma fonte de ânimo para todos nós”. A celebração desta primeira Comunhão também significou deixar para trás a violência jihadista do Estado Islâmico, que devastou o país.

FÉ E TESTEMUNHO

A torre do sino da Igreja de São João Batista foi destruída pelo Estado Islâmico, mas a comunidade a reconstruiu para dar testemunho de que a fé é mais forte do que a morte e a destruição.

Em torno de 90% da população de Qaraqosh é cristã, e esta cidade é um território cristão fundamental na área. Entre 2014 e 2016, com a ocupação jihadista, a catedral da Imaculada Conceição foi utilizada como local de prática de tiro.

Oração do dia: Ó Deus, vossa graça nos santificou quando éramos pecadores e nos deu a felicidade quando infelizes. Vinde em socorro das vossas criaturas e sustentai-nos com vossos dons, para que não falte a força da perseverança àqueles a quem destes a graça da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (João 15,9-11)

Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 9 Disse Jesus: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.

11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”. Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho: FIRMES NO AMOR

O amor que Jesus nutriu por seus discípulos é reflexo do amor que ele mesmo recebeu do Pai. Amor eterno, permanente, total, exclusivo. Amor sem imposição ou pré-requisitos. Amor absolutamente gratuito. Foi assim que Jesus amou os seus, tal como aprendera na escola do Pai.

A exortação que Jesus dirigiu aos seus - "Permaneçam no meu amor!" - tem duas vertentes. A primeira refere-se ao relacionamento Jesus-discípulo, a segunda, ao dos discípulos entre si.

O discípulo ama Jesus com o mesmo amor com que é amado por ele. Aqui não há lugar para relacionamentos interesseiros, como os de muitos cristãos que fazem consistir sua fé na busca contínua de favores divinos. Nem há lugar para atitudes de temor, como acontece com quem se julga estar sempre a ponto de ser punido por Deus. O puro amor a Jesus vai além dessas deturpações.

No relacionamento com os seus semelhantes, o discípulo oferece amor idêntico ao que recebe de Jesus. Não exige nada em troca. Não procura enquadrar o outro em seus esquemas preconcebidos. Não estabelece limites. Pelo contrário, acolhe o outro como ele é, oferecendo-lhe o melhor de si, possibilitando-lhe o crescimento, a fim de que possa realizar-se plenamente.(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE)

SANTO DO DIA: São Pedro Celestino: 

Pedro nasceu em 1215 na Itália, filho de pais camponeses. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos e, assim que terminou os estudos, retirou-se para um local isolado, onde viveu por alguns anos. Depois foi para Roma recebendo o sacerdócio em 1239.

Voltou para a vida de eremita e foi viver no sopé de um morro onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas.

Em 1251 fundou, com a colaboração de dois companheiros, um convento. Rapidamente, sob a direção de Pedro, o convento abrigava cada vez mais seguidores. Assim, ele fundou uma nova Ordem, mais tarde chamada "dos Celestinos".

Em 1292 morreu o Papa Nicolau V e Pedro foi eleito o novo papa. Entretanto a sua escolha foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais.

Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis. Reconhecendo-se deslocado, renunciou em favor do Papa Bonifácio VIII, seu sucessor. Para não gerar um cisma na Igreja, Pedro Celestino aceitou humildemente ficar prisioneiro no Castelo Fumone. Ali permaneceu até sua morte.

Dez meses depois de seu confinamento, Pedro Celestino teve uma visão e ficou sabendo o dia de sua morte. Assim, recebeu os Santos Sacramentos e aguardou por ela, que chegou exatamente no dia e momento previstos: 19 de maio de 1296.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: O Espírito Santo concede a cada um de nós um dom específico. Viver esta vocação doada por Deus é sinal de sabedoria e união com a vontade de Deus. Quando trocamos nossa vocação por outros caminhos, fica-nos uma lacuna na vida. Assim, vamos encontrar em Deus nossa verdadeira vocação e responder ao chamado de Deus com alegria e fidelidade.

TJL- EVANGELI.NET- EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG- DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário