domingo, 15 de maio de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 16. MAIO . 022

 

BOM DIA EVANGELHO


16 DE MAIO DE 2021 Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa

Grech: "diante da Virgem trazemos o povo ucraniano e aqueles que sofrem"

Diante da Virgem Maria trazemos o povo da Ucrânia e todos aqueles que sofrem hoje, apostando na humanidade, como nos lembra a intuição originária de Pompeia, disse o secretário geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal maltês Mario Grech, em sua homilia durante a missa que precedeu a súplica a Nossa Senhora de Pompéia, celebrada este domingo, 8 de maio, na Praça Bartolo Longo, na cidade mariana, no sul da Itália Papa suplica a paz a Nossa Senhora de Pompeia.

"Na súplica a Maria, Virgem do Rosário, não podemos deixar de trazer 'as alegrias e esperanças' do caminho sinodal que estamos vivendo e que o Santo Padre nos convida constantemente a percorrer com ímpeto e confiança, deixando-nos guiar por Maria, 'mulher sinodal'. Mas também não podemos deixar de trazer diante do 'coração materno' da Virgem Maria 'as tristezas e as angústias' da guerra, da violência e do ódio que hoje mancham de sangue a Europa e muitas outras partes do mundo."

Foi o que disse este domingo, 8 de maio, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, em sua homilia durante a missa que precedeu a súplica a Nossa Senhora de Pompéia, celebrada na Praça Bartolo Longo, na cidade mariana, no sul da Itália.

"Diante da Virgem Maria trazemos, portanto, o povo da Ucrânia e todos aqueles que sofrem hoje, apostando na humanidade, como nos lembra a intuição originária de Pompeia", continuou o purpurado maltês. Sermos imitadores de Deus .  

"Deus também apostou na humanidade e continua a fazê-lo. Por intercessão de Maria, também nós pedimos para sermos imitadores de Deus, capazes de apostar em uma humanidade capaz de construir e defender a paz. Algo nos liga a todos muito profundamente. Somos todos irmãos, acolhidos por Maria." A aposta na humanidade, na qual a Igreja continua a acreditar com todas as suas forças, mesmo em tempos difíceis como o atual, encontra força na caridade e na oração, que o cardeal Grech definiu como os "ingredientes" da Igreja sinodal e as "pedras fundamentais" da cidade mariana. "Em particular - observou ele -, aqui em Pompeia a caridade assumiu uma característica particular: a da aposta na humanidade, em particular nos últimos, os órfãos, os filhos dos prisioneiros. Uma Igreja sinodal é uma Igreja que aposta no homem, tornando-se uma imitadora do estilo de Deus."

Oração: Senhor, nós vos louvamos hoje dizendo com o Salmista: “Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz, ele é piedade, compaixão e justiça”. Amém!

Evangelho (Jo 14,21-26):

 «Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele». Judas, não o Iscariotes, perguntou-lhe: «Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?». Jesus respondeu-lhe: «Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito».

«Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito» - Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras(Lleida, Espanha)

Hoje, Jesus mostra-nos o seu imenso desejo de que participemos da sua plenitude. Incorporados nele, estamos na fonte da vida divina que é a Santíssima Trindade. «Deus está contigo. Na tua alma habita, em graça, a Beatíssima Trindade. —Por isso, tu, apesar das tuas misérias, podes e deves estar em continuo diálogo com o Senhor» (São Josemaria).
Jesus assegura que estará presente em nós pela graça divina que habita na alma. Assim, os cristãos já não somos órfãos. Já que nos ama tanto, apesar de não necessitar de nós, não quer prescindir de nós.
«Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele» (Jo 14,21). Este pensamento ajuda-nos a ter presença de Deus. Então, não têm lugar outros desejos ou pensamentos que, pelo menos, às vezes, nos fazem perder o tempo e nos impedem de cumprir a vontade divina. Eis uma recomendação de São Gregório Magno: «Que não nos seduza o elogio da prosperidade, porque é um caminhante tonto aquele que vê, durante o seu caminho, prados deliciosos e se esquece para onde queria ir».
A presença de Deus no coração nos ajudará a descobrir e realizar neste mundo os planos que a Providencia nos tenha atribuído. O Espírito do Senhor suscitará no nosso coração iniciativas para situá-las no vértice de todas as atividades humanas e tornar presente, assim, Cristo no alto da terra. Se tivermos esta intimidade com Jesus chegaremos a ser bons filhos de Deus e nos sentiremos seus amigos em todos os lugares e momentos: na rua, no meio do trabalho quotidiano, na vida familiar.
Toda a luz e o fogo da vida divina se derramarão sobre cada um dos fiéis que estejam dispostos a receber o dom do interior. A Mãe de Deus intercederá —como nossa mãe que é — para que penetremos neste tratado com a Santíssima Trindade.

Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Que quando Ele vier encontre aberta a porta da tua morada, abre a tua alma a Ele, estende o interior da tua mente para que possas contemplar nela riquezas de justiça, tesouros de paz, suavidade de graça» (Santo Ambrósio) «Jesus anuncia a vinda do Espírito que, em primeiro lugar, ensinará os discípulos a compreender cada vez mais plenamente o Evangelho, a acolhê-lo na sua existência e a torná-lo vivo com o seu testemunho» (Francisco) «O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar Cristo e a sua obra de salvação na liturgia. Principalmente na Eucaristia, que é o memorial do mistério da salvação. O Espírito Santo é a memória viva da Igreja (16)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.099)

Santo do Dia: 
São João Nepomuceno

João nasceu no ano de 1330. Apesar de ter pais pobres, João conseguiu se formar doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga. João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação do Evangelho.

Quando finalmente recebeu a unção sacerdotal pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro. O fez de forma tão brilhante que foi convidado à ser capelão e confessor na corte. Tornou-se confessor da rainha e provocou a ira do rei.

A tradição diz que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. O seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia. Seu corpo foi descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A ganância pelo poder faz o ser humano perder a razão e usar de artimanhas injustas para estar sempre no posto mais alto. João Nepomuceno morreu por causa da intolerância do rei, que não suportava submeter-se aos desígnios de Deus. Ainda hoje milhares de homens e mulheres são perseguidos pelas autoridades, sobretudo quando lutam pela justiça e pela paz.

TJL – A12.COM – EVANGELI.NET – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário