terça-feira, 31 de maio de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 1. JUNHO. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


01 DE JUNHO  DE 2022 - Quarta-feira da 7ª semana da Páscoa

Deslizamento de terra no Recife. Foto: Captura de vídeo - RECIFE, 31 mai. 22 / 09:20 am (ACI).- A arquidiocese de Olinda e Recife (PE), a caritas arquidiocesana e a Cáritas Brasileira Nordeste 2 lançaram uma campanha emergencial para ajudar os atingidos pelas chuvas na região metropolitana do Recife. O temporal, que causou alagamentos e deslizamentos de terra, já deixou 93 mortos e milhares de desabrigados. “Convocamos a todos a ajudar nossos irmãos mais necessitados neste momento de dor e desamparo. A arquidiocese e as paróquias estão de portas abertas para receber a sua solidariedade e doação. Invocamos as bênçãos Deus e a proteção materna de Maria a todos os pernambucanos que estão sendo atingidos com as chuvas em nosso estado”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Nos últimos dias, fortes chuvas atingiram a região metropolitana de Recife, com mais intensidade na sexta-feira (27) e sábado (28), quando cerca de 20 municípios acumularam mais de 100mm de chuvas em 24 horas. Até ontem, o número de mortos por causa da chuva era de 93 pessoas e 26 ainda estava desaparecidas. Além disso, 6170 pessoas ficaram desabrigadas. O governo de Pernambuco decretou emergência no Estado e ao menos 14 cidades também decretaram situação de emergência. “Estamos vivenciando uma situação humanitária emergencial. São milhares de vítimas desalojadas, pontos iminentes de mais desabamentos, além de vítimas fatais. Enquanto organismo da Igreja, a Cáritas tem o papel neste momento de ajudar os mais necessitados e em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária executiva da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Neilda Pereira. A campanha “#SOS Recife e região metropolitana, Solidariedade que transforma” busca arrecadas doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis que deverão ser entregues nas paróquias e, das 8h às 16h, na cúria arquidiocesana, que fica na Avenida Rui Barbosa, 409, Graças- Recife. As doações também podem ser feitas através de doações on-line via chave PIX ou depósito em conta, em favor da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife. Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) Conta: Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que destes a São Justino a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho (Jo 17,11b-19):

Naquele tempo, Jesus alçando os olhos ao céu, disse: «Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
»Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade».

«Que tenham em si a minha alegria em plenitude» - Fr. Thomas LANE(Emmitsburg, Maryland, Estados Unidos)

Hoje, vivemos em um mundo que não sabe como ser verdadeiramente feliz com a felicidade que vem de Jesus, um mundo que procura a alegria de Jesus nos lugares errados e da maneira errada. Procurar a felicidade sem Jesus leva somente à infelicidade ainda mais profunda. É só ver as novelas na TV, há sempre alguém em apuros. As novelas na TV nos mostram a miséria de uma vida sem Deus.
Mas queremos viver o dia de hoje com a alegria de Jesus. Jesus orou ao Pai em nosso Evangelho de Hoje, «digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude» (Jo 17,13). Percebamos que Jesus quer que sua alegria seja completa em nós. Ele quer que sejamos plenos de alegria. Isto não quer dizer que não teremos cruzes, porque «o mundo os odiou, porque eles não são do mundo» (Jo 17,14), mas Jesus espera que vivamos com sua alegria independentemente do que o mundo pensa de nós. A alegria de Jesus deve nos permear até o mais íntimo de nosso ser, enquanto os rugidos superficiais de um mundo sem Deus não devem nos penetrar.
Hoje então vivamos a alegria de Jesus. Como podemos adquirir mais e mais dessa alegria de Jesus? Obviamente dele mesmo. Jesus é o único que nos dá a verdadeira alegria que está ausente no mundo, como podemos ver nas novelas de TV. Jesus disse, «Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado» (Jo 15,7). Então passemos tempo a cada dia em oração com as palavras de Jesus nas Escrituras, comamos e consumamos as palavras de Jesus nas Escrituras, deixemos que elas sejam nosso alimento, para que sejamos saciados com a alegria que vem de Jesus: «Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte» (Bento XVI).
Pensamentos para o Evangelho de hoje: «A totalidade dos fiéis, nascidos na pia batismal, nasceu com Cristo em seu nascimento, assim como foi crucificado com Cristo em sua paixão e ressuscitou em sua ressurreição» (São Leão Magno) «A oração de Jesus na vigília de sua paixão ressoou hoje no Evangelho: 'Que eles sejam uma coisa como nós'. Deste amor eterno entre o Pai e o Filho, que se estende em nós pelo Espírito Santo, ganha força a nossa missão e a nossa comunhão fraterna» (Francisco) «A oração da 'hora de Jesus', justamente chamada 'oração sacerdotal' (cf. Jo 17), recapitula toda a Economia da criação e da salvação. Inspira as grandes petições do 'Pai Nosso'» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.758)

Santo do Dia: São Justino: Justino nasceu no ano 103. Tinha origem latina e seu pai se chamava Prisco. Ele foi educado e se formou nas melhores escolas do seu tempo, cursando filosofia e especializando-se nas teorias de Platão, um grande filósofo grego. Tinha alma de eremita e abandonou a civilização para viver na solidão. Anos mais tarde, acompanhou uma sangrenta perseguição aos cristãos, conversou com outros deles e acabou se convertendo. Foi batizado no ano 130 na cidade de Éfeso, instante em que substituiu a filosofia de Platão pela verdade de Cristo. No ano seguinte estava em Roma e evangelizava entre os letrados, pois esse era o mundo onde melhor transitava. Era um missionário filósofo. Deixou muitos livros importantes cujos ensinamentos influenciaram e ainda estão presentes na catequese e na doutrina da Igreja. Seus registros fornecem importantes informações sobre ritos e administração dos Sacramentos na Igreja primitiva. Escreveu, defendeu e argumentou em favor do Cristianismo e por isto foi considerado de tal modo ilegal que foi vítima da denúncia de um filósofo pagão, o qual o levou ao tribunal. Acabou flagelado e decapitado em 164 na cidade de Roma, junto com outros companheiros que como ele testemunharam sua fé em Cristo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Justino procurou a unidade e a conciliação entre paganismo e cristianismo, entre filosofia e revelação. Homem culto e dotado de grande fé, Justino lançou as bases de uma verdadeira filosofia cristã. Foi um leigo interessado pelos assuntos da fé e foi martirizado por defender a verdade e a fidelidade ao Evangelho.

TJL- EVANGELI.NET- A12.COM – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário