terça-feira, 6 de dezembro de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 7. DEZEMBRO.022

 

BOM DIA EVANGELHO


07 DE DEZEMBRO DE 2022 - Quarta-feira da 2ª semana do Advento

JMJ de Lisboa: comitê organizador passa por Timor-Leste e cardeal encoraja a participação dos jovens

Durante a peregrinação do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude em Timor-Leste, o cardeal Virgílio do Carmo da Silva encorajou os jovens de língua portuguesa a participarem do evento que ocorre em agosto de 2023. Cerca de 200 mil jovens já estão inscritos e são provenientes de mais de 120 países.

Mateus Lino - Lisboa, Portugal

“A Jornada Mundial da Juventude será um momento de experiência da fé com os jovens. Penso que isso é muito importante para criarmos uma boa relação com várias culturas do mundo”, destacou o cardeal Virgílio Carmo da Silva, de Timor-Leste, durante a peregrinação do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, realizada na última sexta-feira (2), em Maliana, a 150 Km da capital Díli. Ele comentou ainda que mais de 60% da população do país são jovens, e a maioria é formada por católicos.

Dom Virgílio explicou que a Igreja Católica enfrenta o desafio de acompanhar a juventude católica a crescer na fé, por causa da situação econômica, política e social, o que “afeta” o crescimento jovens. Por isso, acrescentou ele, “aqueles que irão à Jornada voltarão e irão partilhar essa experiência com os jovens que vivem aqui, dando esse testemunho a todas as pessoas, especialmente a outros jovens”. A mensagem final do cardeal, então, é de encorajamento para participar do encontro de Lisboa, “uma experiência que não dá para ter todos os anos. Agora são jovens, mas daqui a um tempo já não são mais”.

 

Oração: Deus de bondade e misericórdia, que tantas graças e dons concedestes a Santo Ambrósio, dai-nos, pela sua intercessão, utilizar com perseverança e coerência tudo o que de Vós recebemos, para o bem do próximo e para a Vossa maior glória, na generosidade caridosa da entrega e do serviço. Pelas doces mãos de Nossa Senhora, Vossa e nossa Mãe. Amém.

Evangelho (Mt 11,28-30)

 Naquele tempo,respondendo Jesus, disse: «Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».

«Meu jugo é suave e o meu fardo é leve» - P. Jacques PHILIPPE(Cordes sur Ciel, França)

Hoje; Jesus leva-nos a repousar em Deus. Ele, certamente, é um Pai exigente, porque nos ama e nos convida a dar-lhe tudo, não é um verdugo. Quando nos exige alguma coisa é para nos fazer crescer no seu amor. O único mandamento é o de amar. Pode-se sofrer por amor, mas também nos podemos alegrar e descansar por amor...
A docilidade de Deus libera e enaltece o coração. Por isso Jesus, convida-nos a renunciar a nós mesmos para tomarmos a nossa cruz e segui-lo, diz-nos: «O meu jugo é suave e o meu fardo é leve» (Mt 11,30). Mesmo que por vezes nos custe obedecer à vontade de Deus, cumpri-la com amor acaba por nos encher de gozo: «Dirige-me na senda dos teus mandamentos, porque nela está minha alegria» (Sal 119,35).
Gostava de vos contar uma coisa. Por vezes, quando depois de um dia bastante esgotante, me vou deitar, percebo uma ligeira sensação dentro de mim que me diz: —Não entrarias um momento na capela para me fazeres companhia? Após uns instantes de desconcerto e resistência, termino por consentir e passar uns momentos com Jesus. Depois vou dormir em paz e tão contente, no dia seguinte não acordo mais cansado que de costume.
Não obstante, por vezes sucede-me o contrário. Perante um problema grave que me preocupa, penso: —Esta noite, durante uma hora, na capela, rezarei para que se resolva. E ao dirigir-me para a dita capela, uma voz diz-me no fundo do meu coração: —Sabes? Conformava-me mais que te fosses deitar imediatamente e confiasses em mim; eu ocupo-me do teu problema. E recordando a minha feliz condição de “servidor inútil”, vou dormir em paz, abandonando tudo nas mãos do Senhor...
Com tudo isto quero dizer que a vontade de Deus está onde existe o máximo amor mas não forçosamente onde está o máximo sofrimento... Há mais amor em descansar, graças à confiança do que em nos angustiarmos pela inquietude!

Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Tão leve é a carga de Cristo, que não só não oprime, senão que alivia. Convém que leves esta carga para sentir-te aligeirado; se a tiras de cima de ti, encontrar-te-ás oprimido» (São Agostinho)«Quando Deus põe o seu braço sobre o nosso ombro, como “seu jugo suave”, não se trata de um peso que nos faz sentir carregados, senão do gesto de aceitação cheio de amor. o “jugo” de este braço não é um peso, mas é a prenda do amor que nos sostiene e nos convierte em filhos» (Bento XVI).«O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade: ‘Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim [...]’ (Mt 11,29)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 459)·         o Ambrósio

SANTO DI Ambrósio, filho de nobres romanos, nasceu em Tréveris, Alemanha, em 340, quando seu pai era governador das Gálias. Recebeu tradicional educação romana, rica em valores morais e cívicos, pelo amor à justiça, retidão, probidade, doação às causas públicas. Aos 35 anos, catecúmeno (na época, o batismo era adiado até a idade adulta) e governador romano com sede em Milão, foi à igreja onde se deveria eleger um novo bispo, para manter a ordem pública: havia uma divergência entre os fiéis católicos e os hereges arianos.

Foi surpreendido com a sua aclamação a bispo, pelo clero e pelos fiéis, por conta das suas elevadas qualidades. Foi então batizado, ordenado sacerdote e sagrado bispo, apesar de seus protestos, mas reconhecendo naquela aclamação a vontade de Deus.

Grande organizador e administrador como alto funcionário do Império, fez o mesmo no episcopado, destacando-se no campo pastoral, doutrinal, litúrgico, político; extirpou definitivamente os restos de paganismo no Senado romano, que ainda cultuava a “deusa vitória”; impôs ao imperador Teodósio, como a qualquer outro fiel, penitência pública por tolerar abusos dos seus legionários que devastaram a cidade de Tessalônica.

Seus escritos, em latim clássico e elegante, atraíam pela forma e pelo conteúdo, e assim um jovem professor de retórica, Agostinho, chegou à conversão… escreveu textos ascéticos, tratados sobre os deveres do clero e dos fiéis, e quatro obras sobre a virgindade, virtude ignorada pela moral romana. Também poemas, alguns ainda constantes do breviário litúrgico. Por tudo isso, é considerado Doutor da Igreja. Porém, mais do que pregar, vivia a sua fé: jejuava todos os dias, exceto aos domingos, e distribuiu seu grande patrimônio aos pobres e obras de caridade. Faleceu em 4 de abril de 394, aos 60 anos.(Colaboração: José Duarte de Barros Filho)

Reflexão: Sempre fundamental é a coerência de vida para os que seguem a Cristo, que nos deixou o exemplo de ensinar, e viver concretamente, a Fé. Intelectual e grande administrador, civil e religioso, foi a prática da caridade – seja na correção a um imperador, seja nas obras de misericórdia aos pobres – que deu testemunho da verdade de vida de Santo Ambrósio. A grandeza da partilha dos seus bens, espirituais e materiais, com todos, é modelo claro de ação para os fiéis de todos os tempos.

TJL – A12.COM – EVANGELI.NET – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário