quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

BOM DIA EVANGELHO - 6.JANEIRO. 023

 

Bom dia, EVANGELHO,

6 de Janeiro- (Féria do tempo de Natal)

Caixão de Bento XVI levado de dentro da basílica de São Pedro para a praça de São Pedro / Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

Vaticano, 05 Jan. 23 / 09:00 am (ACI).- O papa emérito Bento XVI foi sepultado hoje (5) nas grutas vaticanas, logo depois da missa fúnebre celebrada pelo papa Francisco na praça de São Pedro. A sala de imprensa da Santa Sé divulgou o “Rogito pelo trânsito de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito” que é “um texto escrito que descreve o pontificado e que é colocado em um cilindro de metal”. O cilindro com o Rogito foi colocado na noite de ontem (4) no caixão de Bento XVI antes de ser fechado.

Oração do dia: Ó Deus, sede a luz dos vossos fiéis e abrasai seus corações com o esplendor da vossa glória, para reconhecerem sempre o Salvador e a ele aderirem totalmente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Mc 1,6-11): 

Ele proclamava: «Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo». Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado».

«Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado»

+ Rev. D. Josep VALL i Mundó(Barcelona, Espanha)

Hoje a Igreja celebra o Batismo do Senhor. Aquele dia, todas as águas do mundo foram purificadas e receberam a força para significar a limpeza do pecado. Ainda que o Batismo que administrava João tinha só um significado de conversão e de reconhecimento do nosso pecado, Jesus quis passar por ai por solidariedade com todos os homens, como Vanguardista de uma renovada Humanidade. Ele, «que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus» (2Cor 5,21). Jesus instituirá o novo Batismo que nos faz filhos de Deus Nele e nos reconciliará com o Pai: será o Cordeiro de Deus que tirará o pecado do mundo.
«Também hoje —escreve são Gregório Nazianzeno— Cristo é iluminado; deixemo-nos penetrar por esta luz divina. Cristo é batizado, baixemos com Ele a água, para subir depois com Ele». Aquele dia, no Jordão viu-se descender o Espírito Santo sobre o Senhor e ouviu-se a voz do Pai: «Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado» (Mc 1,11). João Paulo II comenta que «ao sair das águas da fonte sagrada, cada cristão torna a escutar a voz que um dia se ouviu perto do rio Jordão: ”Tu és o meu Filho...”; e entende que foi associado ao Filho predileto, chegando a ser filho adotivo».
São Cirilo de Jerusalém faz-nos reflexionar sobre este fato sobrenatural, dizendo-nos: «Se tu tens uma piedade sincera, sobre ti descenderá também o Espírito Santo e ouvirás a voz do Pai que vem do alto: Este não era meu filho, mas agora, depois do Batismo, foi feito filho meu». A partir deste momento todos estamos convidados a seguir o mesmo Caminho de Cristo, a conhecer a sua verdade e a viver a sua mesma Vida. Somos eleitos, consagrados e enviados para colaborar na missão apostólica. Somos também filhos amados e prediletos, e o Pai encontrará pleno agrado em cada um de nós.

S. João Nepomuceno Neumann - B., +1860 -Celebrado A 5 De Janeiro

S. João Nepomuceno

É o primeiro santo da Igreja norte-americana. Embora nascido na Boémia (hoje república Checa), em 1811, os norte-americanos consideram-no seu. Durante a sua formação no seminário de Budweis (Boémia), dedicou-se, por iniciativa própria, ao estudo das línguas vivas: francês, inglês, espanhol, italiano, tão úteis para o seu apostolado entre os emigrantes. Ordenou-se sacerdote em 1836, em Nova Iorque, onde tinha chegado uns meses antes, entregando-se inteiramente aos imigrantes. Em 1840, faz-se redentorista. Contra a sua vontade é feito bispo de Filadelfia. Sem dotes exteriores, embora homem de Deus, bispos e sacerdotes procuram o seu conselho. Abrir escolas e erguer igrejas - construíu a catedral e 89 igrejas paroquiais - são os dois pilares da sua acção pastoral. Simples como uma criança, vive pobremente e esgota-se trabalhando pelos imigrantes, até que a morte o surpreende na rua, de onde o retiram os transeuntes sem saber que era o seu bispo. Era o dia 11 de Janeiro de 1861. Paulo VI beatificou-o em 1963 e canonizou-o em 1977.

TJL – A12.COM – EVANGELI.NET – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário