terça-feira, 9 de novembro de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 10.11.021

 

BOM DIA EVANGELHO


10 DE NOVEMBRO DE 2021-Quarta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

EDAÇÃO CENTRAL, 09 nov. 21 / 05:00 am (ACI).- Hoje, 9 de novembro, a Igreja celebra a dedicação da Basílica de São João de Latrão, a primeira Basílica da Igreja a ser construída e onde uma imagem de Cristo derramou sangue.

“Esta Basílica foi a primeira a ser construída depois do edito do imperador Constantino que, em 313, concedeu aos cristãos a liberdade de praticar a sua religião”, disse o papa emérito Bento XVI aos fiéis, em novembro de 2008.

“O mesmo imperador doou ao papa Melquíades a antiga propriedade da família dos Lateranenses e nela fez construir a basílica, o batistério e a ‘patriarquia’, ou seja, a residência do bispo de Roma, onde os papas habitaram até ao período de Avignon”, afirmou.

Foi consagrada pelo papa São Silvestre, em 9 de novembro de 324. É chamado Basílica de São João (de Latrão) porque tem duas capelas, uma em honra de São João Batista e outra de São João Evangelista.

“Basílica do Divino Salvador” é outro nome pelo qual é conhecida, pois no ano 787, quando foi consagrada novamente, uma imagem do Divino Salvador derramou sangue depois de ser golpeada por um judeu.

“Honrando o edifício sagrado, pretende-se expressar amor e veneração à Igreja romana que, como afirma Santo Inácio de Antioquia, ‘preside na caridade’ toda a comunhão católica”, disse o papa Bento XVI.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Leão Magno governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Evangelho segundo São Lucas 17,11-19.

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia.
Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância,
disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós».
Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra.
Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano.
Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove?
Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?».
E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou
».(Tradução litúrgica da Bíblia)

 Santa Faustina Kowalska (1905-1938) religiosa - Diário da alma, § 1286, Fátima, Marianos da Imaculada Conceição, 2003, rev. -«Prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer»

Graças, meu Deus, por todo o dom e amor com que incessantemente me cumulais, que me iluminam, como o sol o fulgor, e por eles o caminho certo me indicais. Graças Vos dou por me haverdes criado, Senhor, por do nada à vida me terdes chamado, e em minh’alma vossas marcas assinalado, e tudo trabalho apenas de puro amor. Graças a Vós, meu Deus, pelo batismo santo, que dentro da família de Deus me enforma, é graça inconcebível e dom tanto, inexprimível, que nossas almas transforma. Graças Vos dou, Senhor, pela santa confissão, pelas fontes de misericórdia inesgotáveis, pelas graças em inefável profusão, em que as almas, de impuras, se tornam impecáveis. Graças Vos dou, Jesus, pela sagrada comunhão, em que Vós mesmo, alimento, a nós Vos dais; como pulsa em meu peito o vosso coração, pois que em mim a divina vida aumentais. Graças, Santo Espírito, pelo crisma, sacramento que me arma como vosso cavaleiro, dá à alma força para todo o momento, e me defende e protege do mal inteiro. […] Graças, Senhor, pelo sacramento da unção, que me há de fortificar nesse último instante, para a luta e há de ajudar à salvação, a alma fortalecendo na bem-aventurança constante. Graças, meu Deus, por todas as inspirações com que vossa bondade me quer encher, por essas interiores iluminações que o coração sente, mas não se podem dizer. Graças, Santíssima Trindade, pelos dons sem conta com que me cumulastes a vida sem cessar, cresce a gratidão, o fulgor eterno desponta, quando a vossa glória pela primeira vez eu cantar.

Santo do Dia: São Leão Magno

Leão nasceu por volta do ano 400, perto da cidade de Roma. Tornou-se sacerdote muito jovem e em 430 já era arcediácono e conselheiro dos Papas Celestino I e Xisto III. Após a morte deste último, em 440, Leão assumiu o governo da Igreja.
Eram tempos difíceis. A vida interna da Igreja enfrentava divisões e externamente a fé era ameaçada pelas invasões bárbaras. O Papa Leão soube conduzir a situação com calma e impediu a ruína da instituição.
Na esfera espiritual, ele permaneceu firme defendendo as verdades do catolicismo frente às grandes heresias. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano". Temos guardados mais de cem dos seus sermões, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé cristã.
Já no plano material era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália. Leão I foi ao seu encontro e saiu vitorioso da situação.
O Livro dos Papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na basílica de São Pedro em Roma.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Leão I foi chamado de Magno pelo fato de ter sido um dos maiores pontífices da história do cristianismo. Embora pouco se saiba sobre sua biografia anterior ao período que ocupou a Cátedra de Pedro, é venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogo.

TJL – ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário