segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 16.JANEIRO.018 3ª FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

16 DE JANEIRO DE 2018
Dia Litúrgico: Terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum
Papa Francisco entra no avião papal. Foto: Vatican Media
VATICANO, 15 Jan. 18 / 09:01 am (ACI).- O Papa Francisco já embarcou rumo ao Chile e ao Peru, depois que seu avião decolou às 8h35 (hora de Roma) do aeroporto romano de Fiumicino com destino ao Aeroporto Internacional de Santiago.
A partir de hoje até o domingo, 21 de janeiro, o Santo Padre realizará a sua 22ª viagem pastoral, durante a qual visitará as cidades chilenas de Santiago, Temuco e Iquique; e no Peru estará em Lima, Puerto Maldonado e Trujillo.
Depois de decolar do aeroporto de Roma, o Pontífice enviou um telegrama de cortesia ao Presidente da República Italiana, no qual expressou seus melhores desejos para a nação e para o povo italiano.
Poucos momentos antes do voo, o Santo Padre publicou uma mensagem no Twitter, na qual pedia que o acompanhassem com a oração durante a viagem.
Durante o trajeto, o avião pontifício atravessará o espaço aéreo da Itália, França, Espanha, Marrocos, Cabo Verde, Senegal, Brasil, Paraguai e Argentina, antes de aterrissar no Chile.
Durante seu pontificado, Francisco visitou 33 países, contando com a viagem atual. Esta visita terá um caráter pastoral marcante e dará uma importância especial aos temas de paz, unidade, esperança e alegria do Evangelho, como afirmou o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Greg Burke, em 11 de janeiro durante uma coletiva de imprensa.
Além disso, o Papa reservará dois principais momentos da viagem à comunidade indígena. No Chile, terá encontros com membros do povo mapuche, na cidade de Temuco, localizado na região de La Araucanía; enquanto no Peru irá à Amazônia, onde almoçará com representantes dos povos amazônicos.

ORAÇÃO :  Celeste, doador da vida e da santidade, conceda-me receber o dom da fé e viver a serviço do vosso evangelho. Faça com que eu seja um cristão honesto e solidário e aprenda de são Marcelo o valor da bondade e da acolhida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MC 2,18-22)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18 os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19 Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.»
Rev. D. Ignasi FABREGAT i Torrents
(Terrassa, Barcelona, Espanha)
Hoje como ontem, Jesus deve se enfrentar com os fariseus, que deformaram a Lei de Moisés, ficando-se nas pequenices e esquecendo-se do espírito que a informa. Os fariseus, da fato, acusam, os discípulos de Jesus de violar o sábado (cf. Mc 2,24). Segundo sua casuística agoniante, arrancar espigas, equivale a “segar” e trilhar significa “bater": essas tarefas de campo — e uma quarentena mais que poderíamos acrescentar — estavam proibidas no sábado, dia de descanso. Como já sabemos, os pães da oferenda dos que nos fala o Evangelho, eram doze pães que colocavam-se cada semana na mesa do santuário, como homenagem das doze tribos de Israel ao seu Deus e Senhor.
A atitude de Abiatar é a mesma que hoje ensina-nos Jesus: os preceitos da Lei que tem menos importância cedem diante dos maiores; um preceito cerimonial deve ceder diante um preceito de lei natural; o preceito do repouso de sábado não está, então, em cima das elementares necessidades de subsistência. O Concílio Vaticano II, inspirando-se na perícopa que comentamos e, para recalcar que a pessoa que está por cima das questões econômicas e sociais, diz: «A ordem social e seu progressivo desenvolvimento devem subordinar-se em todo momento ao bem da pessoa, porque a ordem das coisas deve submeter-se à ordem das pessoas e, não ao contrário. O mesmo Senhor o advertiu quando disse que o sábado tinha sido feito para o homem e, não o homem para o sábado (cf. Mc 2,24)».
Santo Agostinho disse: «Ama e faz o que queres». O entendemos bem, o ainda a obsessão por aquilo que é secundário afoga o amor que há de pôr em tudo o que fazemos? Trabalhar, perdoar, corrigir, ir a missa os domingos, cuidar os doentes, cumprir os mandamentos..., O fazemos porque devemos ou por amor de Deus? Tomara que essas considerações ajudem-nos a vivificar todas nossas obras com o amor que o Senhor pôs nos nossos corações, precisamente para que possamos lhe amar.
SANTO DO DIA
SÃO MARCELO I
Marcelo foi Papa num período conturbado na vida da Igreja. O imperador Diocleciano decretou uma feroz perseguição aos cristãos, condenando milhares a morte. Marcelo era ainda padre quando foi elevado à cátedra de Pedro no ano de 308. Foi o trigésimo papa da Igreja.
O seu pontificado foi uma luta constante para reorganizar a Igreja e lutar pela inclusão daqueles que tinham renegado a fé em Cristo. Com justiça e sabedoria, Marcelo soube tratar o assunto.
Enquanto muitos bispos do Oriente pediam a excomunhão destes cristãos, especialmente para os que faziam parte do clero, ele se mostrou rigoroso, porém menos radical. Decidiu que a Igreja iria acolhê-los, depois de um período de penitência.
Outra decisão de Marcelo determinou que nenhum concílio poderia ser convocado sem a autorização do Papa.
Marcelo acabou sendo preso pelas forças imperiais e obrigado a trabalhar na sua igreja, transformada em estábulo. Morreu em consequência dos maus tratos recebidos no dia 16 de janeiro de 309.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:   Nos séculos III e IV, o título de papa designava qualquer bispo da Igreja. Pouco a pouco, passou a referir-se exclusivamente ao bispo de Roma, e, juntamente com o título, veio o reconhecimento de Roma como centro de autoridade da Igreja Ocidental. Em 382, o papa Dâmaso reivindicou a supremacia de Roma como centro da Igreja e da Sé Apostólica.

                       TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário