segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 23.1.018 -3ª FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

23 DE JANEIRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 3ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa na porta do avião em que volta para Roma. Captura YouTube
Lima, 22 Jan. 18 / 08:13 am (ACI).- Logo após a Missa que presidiu na Base Aérea Las Palmas, acompanhada por mais de 1,3 milhões de fiéis, o Papa Francisco se dirigiu ao Grupo Aéreo Nº8, onde realizou uma cerimônia de despedida.
O Pontífice escutou a apresentação da orquestra Sinfonia pelo Peru e recebeu a saudação de aproximadamente cem crianças dos albergues do Instituto Nacional de Bem-estar Familiar (INABIF).
Na cerimônia de despedida, foi possível ver três os aviões caça Mirage 2000 que o acompanharam em cada um de seus voos sobrevoando o Grupo Aéreo Nº8.
O Papa se despediu no aeroporto de algumas autoridades civis, como o presidente Pedro Pablo Kuczynski, com que conversou.
Ao concluir a Missa que celebrou em Las Palmas, o Papa agradeceu a todos os que tornaram possível a organização da visita e também agradeceu “ao grupo de arquitetos que desenharam os três altares nas três cidades. Que Deus lhes conserve o bom gosto!”.
Francisco recordou que o país sul-americano é terra de esperança e disse aos jovens que “ão são o futuro, mas o presente do Peru. A eles peço que descubram na sabedoria de seus avós, de seus anciãos, o DNA que guiou seus grandes santos”.
“Moças e rapazes, por favor, não se desenraizem. Avós e anciãos, não deixem de transmitir às jovens gerações as raízes de seu povo e a sabedoria do caminho para chegar ao céu. Convido todos a não ter medo de ser santos do século XXI”.
Para concluir, o Papa disse que “não há melhor maneira de cuida da esperança do que permanecer unidos, para que todos esses motivos que a sustentam cresçam cada dia mais. A esperança em Deus não decepciona. Que Deus os abençoe. E, por favor, peço-lhes que não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado”.
Estima-se que o avião da Latam que leva o Papa Francisco para Roma aterrisse no aeroporto Ciampino às 14h15 (hora local).
ORAÇÃO
 Ó Deus de amor, que escolhestes para a mãe de seu Filho Maria Virgem Santíssima, dai-nos, pela intercessão de Santo Ildefonso, proclamar cada vez com mais ardor a beleza de louvar a virgindade da mãe de vosso filho único, Jesus Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém!

EVANGELHO (MC 3,31-35)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31 chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe»
Rev. D. Josep GASSÓ i Lécera
(Ripollet, Barcelona, Espanha)
Hoje contemplamos Jesus —numa cena muito especial e, também, comprometedora— ao seu redor havia uma multidão de pessoas do povoado. Os familiares mais próximos de Jesus chegaram desde Nazaré a Cafarnaum. Mas, quando viram tanta quantidade de gente, permaneceram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Disseram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram» (Mc 3,32).
Na resposta de Jesus, como veremos, não há nenhum motivo para rechaçar os seus familiares. Jesus tinha se afastado deles para seguir o chamado divino e mostra agora que também internamente renunciou a eles: não por frialdade de sentimentos ou por menosprezo dos vínculos familiares, senão porque pertence completamente a Deus Pai. Jesus Cristo fez Ele mesmo, pessoalmente, aquilo que justamente pede aos seus discípulos.
Em vez da sua família da terra, Jesus escolheu uma família espiritual. Passando um olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse-lhes: «Eis minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». (Mc 3, 34-35). São Marcos, em outros lugares do seu Evangelho, refere outro dos olhares de Jesus ao seu redor.
Será que Jesus quer nos dizer que só são seus parentes os que escutam com atenção sua palavra? Não! Não são seus parentes aqueles que escutam sua palavra, senão aqueles que escutam e cumprem a vontade de Deus: esses são seu irmão, sua irmã, sua mãe.
Jesus faz uma exortação a aqueles que estão ali sentados —e a todos— a entrar em comunhão com Ele através do cumprimento da vontade divina. Mas, vemos, também, na suas palavras uma louvação a sua mãe, Maria, a sempre bem-aventurada por ter acreditado.
SANTO DO DIA

SANTO ILDEFONSO
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha e depois, com o consentimento dos pais, tornou-se monge.
Com a morte dos pais herdou uma grande fortuna, que empregou na assistência aos pobres. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Foi eleito biso de Toledo, função que desempenhou com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo. Nessa época escreveu uma obra famosa, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação.

TJL@ - A12.COM –ACIDIGITAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário