quarta-feira, 31 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO- 01 DE NOVEMBRO DE 2018


BOM DIA EVANGELHO

01 DE NOVEMBRO DE 2018
QUINTA-FEIRA | 30º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 31 Out. 18 / 04:00 pm (ACI).- O Papa Francisco enumerou três elementos que caracterizam as sagradas Escrituras e que as dotam do “poder de transformar a vida”.
Em um encontro no Vaticano com membros da Sociedade Bíblica Americana, por ocasião do retiro anual que esta organização realiza em Roma, o Santo Padre comentou que a Palavra é viva e eficaz, é penetrante e discerne os pensamentos e sentimentos.
A Bíblia é viva e eficaz porque, “de fato, desde o princípio, ‘Deus disse e foi’. E na plenitude dos tempos, Jesus nos deu palavras que ‘são espírito e vida’”, explicou Francisco.
“Com a Palavra, Ele deu nova vida a corações apagados, como o de Zaqueu e ao publicano Mateus”. Assim, destacou que, quando o Senhor disse a esses personagens bíblicos “segue-me”, eles os seguiram. Por isso, ressaltou a eficácia das Escrituras, sua leitura e a oração a partir de sua meditação “não fica sem efeito”.
A Bíblia, “como palavra que, imbuída do Espírito Santo, que dá a vida, nos comunica Jesus que é a vida e, assim, torna fecunda nossa vida. Nenhum outro livro tem o mesmo poder”. “Mediante sua palavra, conhecemos o Espírito que a inspirou: de fato, só no Espírito Santo pode ser verdadeiramente recebida, vivida e anunciada, porque o Espírito ensina tudo e recorda o que Jesus disse”.
Em segundo lugar, “a Palavra de Deus é penetrante”, sublinhou. “É mel que dá a doçura consoladora do Senhor, mas também é espada que leva uma inquietude saudável ao coração. Com efeito, penetra no mais profundo e leva luz às áreas de sombra da alma. Cavando, purifica. O duplo corte desta espada, em um primeiro momento, pode doer, mas na realidade é benéfico, porque amputa o que nos separa de Deus e do amor”.
Por último, “a Palavra divina discerne os pensamentos e os sentimentos”, assegurou o Papa. “O Verbo de vida também é a verdade e sua palavra faz a verdade em nós, dissipando falsidades e duplicidades. AS Escrituras nos empurram continuamente a reorientar a rota da vida para Deus. Deixar-nos ler pela Palavra nos permite, assim, nos tornarmos ‘livros abertos’, transparências vivas da Palavra que salva, testemunhas de Jesus e anunciadores de sua novidade”.
“De fato, a palavra de Deus traz sempre novidade, é incapturável, foge de nossas previsões e, com frequência, rompe os nossos esquemas”. O Papa finalizou seu discurso desejando aos membros da delegação da Sociedade Bíblica Americana que “renovem a dedicação ao seu ministério bíblico pelo bem de tantos irmãos e irmãs”.


ORAÇÃO
 Deus de amor e de bondade, dai-nos a alegria de celebrar, numa única festa, os méritos e a glória de todos os Santos. Favorecei vosso povo com a intercessão dos vossos santos e santas e guia-nos sempre nos caminhos da paz. Por cristo nosso Senhor. Amém.
Lucas 13,31-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

13 31 No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: “Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar”.
32 Disse-lhes ele: “Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida.
33 É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém.
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste!
35 Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A CORAGEM DO PROFETA
É admirável que os fariseus, adversários confessos de Jesus, tivessem se preocupado com a sua segurança. Aparentemente, talvez quisessem protegê-lo contra a violência de Herodes que,  já tendo eliminado João Batista, talvez quisesse fazer o mesmo com Jesus.
O Mestre, porém, não se deixou convencer pela boa intenção deles e os tratou como se fossem mensageiros de Herodes. Por meio dos próprios fariseus, Jesus enviou uma mensagem para o representante do poder romano, a quem chamou de raposa, de forma a desmascarar-lhe a astúcia: seu projeto missionário não seria modificado por medo de ninguém; ele seguiria o caminho traçado pelo Pai e não admitiria interferências no seu processo de obediência à vontade dele.
A atitude corajosa de Jesus fazia lembrar a dos antigos profetas de Israel, que não se deixavam demover por intimidação de espécie alguma. Uma vez conscientes de terem recebido de Deus uma missão, seguiam adiante, superando desprezos, perseguição, torturas e, até mesmo, a morte. A firmeza e a coragem dos profetas só encontram explicação na consciência que tinham de estarem a serviço de Deus.
Quanto a Jesus, nem o conselho hipócrita dos fariseus, nem as ameaças de Herodes haveriam de detê-lo no seu caminho. Todos eles desconheciam o quanto Jesus era fiel ao Pai.
SANTO DO DIA
TODOS OS SANTOS
"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão". A visão narrada por são João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje.
Na festa de “todos os santos” a Igreja não pretende lembrar somente dos santos conhecidos e oficialmente canonizados, mas de todos aqueles que estão nos céus, de todos aqueles que só Deus conhece a santidade. A Igreja nesse dia comemora todos os homens e mulheres que já alcançaram a glória eterna e por isso mesmo intercedem por nós a todo o momento.
De fato todos os homens e mulheres que durante a vida serviram a Deus e foram obedientes ao ensinamento de Jesus Cristo são santos diante de Deus, ainda que seus nomes não sejam oficialmente coletados em listas canônicas.
A celebração começou no século III na Igreja do Oriente e ocorria no dia 13 de maio. A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez em Roma, no dia 13 de maio de 609 quando o Papa Bonifácio IV transformou o templo de Partenon, dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja em honra à Virgem Maria e a todos os Santos.
Oficialmente a mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para o dia primeiro de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do Papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de todos os Santos enche de sentido a homenagem de todos os finados, que ocorre no dia seguinte.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Nós também podemos ser santos. Quando trabalhamos com ânimo no dia-a-dia. Quando suportamos com espírito forte as dores e os problemas de nossa vida, entregando tudo às mãos da providencia divina. Quando rezamos com amor e devoção de forma regular e cotidiana. É necessário que peçamos a Deus o dom da santidade! Finalmente devemos ter aquele grande amor pelas coisas de Deus, por Cristo por Maria e pelos homens.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – DOMTOTAL.COM - A12.COM

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Bom dia evangelho - 31. de outubro de 2018


BOM DIA EVANGELHO

31 DE OUTUBRO DE 2018
Dia Litúrgico: Quarta-feira da 30ª semana do Tempo Comum
Papa no cemitério Nettuno em 2017. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
VATICANO, 30 Out. 18 / 10:00 am (ACI).- O Papa Francisco presidirá uma celebração eucarística por ocasião do Dia dos Fieis Defuntos, no próximo dia 2 de novembro, no cemitério Laurentino, em Roma.
Missa, começará às 16h (horário local) e será concelebrada pelo Vigário de Roma, Cardeal Angelo Donati, Bispo Auxiliar da região setor sul, Dom Paolo Lojudice, e o capelão da Igreja de Jesus Ressuscitado, dentro do cemitério, Mons. Caludio Palma.
Além da celebração eucarística, Francisco visitará o “Jardim dos Anjos”, que tem uma área dentro do cemitério Laurentino onde estão enterrados bebês falecidos antes de nascer.
O Laurentino é o quarto cemitério romano no qual o Santo Padre celebrará a Missa no Dia dos Fieis Defuntos. Nos anos de 2013, 2014 e 2015 celebrou a eucaristia no cemitério monumental de Verano. Em 2016, no cemitério de Prima Porta e, em 2017, no cemitério Americano, na cidade de Nettuno (sul da capital italiana).
A cidade de Roma se prepara para diferentes celebrações religiosas por ocasião da Solenidade de Todos os Santos e a Celebração dos Fiéis Defuntos. Além da Missa presidida pelo Pontífice, haverá outras Missas em diferentes cemitérios de Roma.
Além disso, jovens voluntários distribuirão na entrada dos cemitérios romanos um subsídio que contém a oração do Pai Nosso, a Ave Maria e a oração do Descanso Eterno.
Do mesmo modo, a Diocese de Roma propôs uma catequese para preparar-se para a Comemoração dos Fieis Defuntos com o Cardeal Luis Francisco Ladaria, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sobre o tema "Chamados à vida eterna e á santidade". O evento aconteceu no dia 29 de outubro, na Sala da Conciliação do Palácio de Latrão.
O cemitério Laurentino, fundado em 2002, é o terceiro maior da cidade de Roma, com 21 hectares. O “Jardim dos Anjos” foi criado em 2012 e tem uma área de 600 metros quadrados.

ORAÇÃO
 Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santo Afonso Rodrigues, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina. Amém!
Evangelho (Lc 13,22-30)
 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: ”Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças! ’. Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniqüidade! ’ E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão último».
«Tempo Comum, Semana XXX, quarta-feira»
Rev. D. Lluís RAVENTÓS i Artés
(Tarragona, Espanha)
Hoje, a caminho de Jerusalém, Jesus se detém um momento e alguém aproveita para perguntar: «Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?» (Lc 13,23). Talvez, ao escutar a Jesus, aquele homem se inquietou. Realmente, o que Jesus ensina é maravilhoso e atrativo, mas as exigências que admite já não são tão de seu agrado. Mas, e se vivesse o Evangelho à sua vontade, com una “moral a la carte”?, que probabilidades teria de se salvar?
Assim pois, pergunta: «Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?» Jesus não aceita esta sugestão. A salvação é uma questão muito séria como para ser resolvida mediante um cálculo de probabilidades. DEUS «não quer que ninguém se perca, e sim que todos se convertam» (2Pe 3,9).
Jesus responde: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. ‘Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta! ’. Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.» (Lc 13,24-25). Como podem ser ovelhas de seu rebanho se não seguem ao Bom Pastor, nem aceitam o Magistério da Igreja? «Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade! E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora.» (Lc 13,27-28).
Nem Jesus, nem a Igreja temem que a imagem de Deus Pai seja manchada ao revelar o mistério do inferno. Como afirma o Catecismo da Igreja, «as afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja a propósito do inferno são um chamado à responsabilidade com a qual o homem deve usar sua liberdade em relação com seu destino eterno. Constituem ao mesmo tempo um rápido chamado à conversão» (n. 1036).
“Deixemos de brincar de espertos” e de fazer cálculos. Preocupemo-nos por entrar pela porta estreita, voltando a começar tantas vezes quantas sejam necessária, confiados em sua misericórdia «Todo isso, que te preocupa de momento — diz são Josemaria — importa más o menos — O que importa absolutamente é que seja feliz, que te salves».
SANTO DO DIA
SANTO AFONSO RODRIGUES
Afonso Rodrigues nasceu na Espanha, em 25 de julho de 1532. Pertencia a uma família profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé. A primeira provação foi a morte do pai. Diante da ausência paterna, Afonso assumiu os negócios da família.
Com 23 anos Afonso casou-se e o seu matrimônio gerou dois filhos. Mas aí veio a segunda provação: sua esposa adoeceu gravemente e faleceu. Em seguida seus filhos também faleceram. A perda da família fez Afonso descuidar-se dos negócios.
Afonso entrou então numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou e meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente ao serviço de Deus servindo os semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571 e um noviciado de sucesso, foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas na ilha de Maiorca.
No colégio exerceu somente a função simples e humilde de porteiro por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : A Companhia de Jesus gerou missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras de caridade em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo. Santo Afonso Rodrigues é um desses grandes homens.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 30.OUTUBRO.2018


BOM DIA EVANGELHO

30 DE OUTUBRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 30º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
Basílica de São Pedro durante a Missa de encerramento do Sínodo. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 29 Out. 18 / 09:45 am (ACI).- Os Padres Sinodais dirigiram uma carta aos jovens do mundo na qual pedem uma confiança renovada na Igreja: “Que nossas fraquezas não os desanimem, que as fragilidades e pecados não sejam um obstáculo à sua confiança. A Igreja é sua mãe”.
Na carta, lida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, no final da Missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, presidida no domingo, 28 de outubro, pelo Papa Francisco na Basílica da Basílica de São Pedro, os Padres sinodais asseguraram aos jovens que a Igreja “não abandona vocês e está pronta para acompanhá-los em novos caminhos, nas sendas mais altas onde o vento do Espírito sopra mais forte, varrendo as névoas da indiferença, da superficialidade, do desânimo”.
Os Padres Sinodais asseguram conhecer “as suas buscas interiores, das alegrias e das esperanças, das dores e angústias que fazem parte de sua inquietude”.
“Agora, queremos que vocês escutem uma palavra nossa: desejamos ser colaboradores de sua alegria para que suas expectativas se transformem em ideais. Temos certeza de que com sua vontade de viver, vocês estão prontos a se empenhar para que seus sonhos tomem forma em sua existência e na história humana”.
Do mesmo modo, explicaram de maneira concreta a missão dos jovens na Igreja e na sociedade: “Quando o mundo, que Deus tanto amou a ponto de lhe doar seu Filho Jesus, é subordinado às coisas, ao sucesso imediato e ao prazer, pisoteando os mais fracos, ajudem-no a se reerguer e a dirigir seu olhar ao amor, à beleza, à verdade e à justiça”.
Finalmente, explicam que o caminho do sínodo não termina depois do Sínodo. “Desejamos continuar o caminho em todas as partes da terra onde o Senhor Jesus nos envia como discípulos missionários”.
“A Igreja e o mundo precisam urgentemente de seu entusiasmo. Sejam companheiros de estrada dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida. Vocês são o presente, sejam o futuro mais luminoso”, conclui a carta.
ORAÇÃO
 Deus Pai de amor, que escolhes homens e mulheres para manifestar sua glória ao mundo, dai-nos pela intercessão da Beata Maria Resoluta alcançar as graças necessárias para nosso bem viver neste mundo, preparando-nos para alcançar as glórias da vida eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Lucas 13,18-21
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 13 18 Jesus dizia ainda: “A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?
19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos”.
20 Disse ainda: “A que direi que é semelhante o Reino de Deus?
21 É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO
A caminho de Jerusalém, Jesus alertou os discípulos a respeito do que estavam para enfrentar, servindo-se de duas pequenas parábolas. Assim, oferecia a seus seguidores elementos para interpretarem a paixão e a morte de cruz, e, também, os convidava a não nutrir falsas expectativas a respeito do Mestre.
O grão de mostarda que, de insignificante, se torna uma árvore frondosa serve como símbolo das dimensões iniciais modestas do Reino anunciado e vivido por Jesus e o destino glorioso que lhe está reservado. Não é possível, portanto, atingir a glória, sem experimentar a derrota, a cruz e a morte. Seria ilusório esperar que Jesus implantasse o Reino de Deus,  fazendo-o entrar na história humana de maneira esplendorosa, sem passar pelo crivo do sofrimento. Mas, também, a cruz não deveria levar os discípulos a perder suas esperanças. Ela era uma etapa necessária de um processo muito maior.
A pitada de fermento usada por uma mulher para fermentar uma grande quantidade de farinha apontava para o modo como o Reino atuava na História. Sua dimensão pequenina e seu escondimento seriam compensados pela intensidade de seu efeito. O pré-requisito para atuar consistia em perder-se. Aí o Reino revelaria sua verdadeira grandeza. Não a que vem da imposição de si mesmo sobre as pessoas, mas a que as transforma por dentro.
SANTO DO DIA
BEATA MARIA RESOLUTA
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, na República Checa. Ainda jovem, Helene e sua família mudaram-se para Viena, onde a menina concluiu os estudos e formou-se enfermeira. Apesar da resistência dos pais, Helene queria ser religiosa. Com muito custo entrou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã.
Logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.
Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Irmã Resoluta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável a vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.
Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942 e em 30 de março de 1943, foi decapitada. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO Antes de ser executada, Maria Resoluta pediu para dizer as suas irmãs: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, Irmã Resoluta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da cruz". Estes gestos de coragem e de fé fizeram desta mulher um sinal de santidade para a Igreja.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – DOMTOTAL.COM

domingo, 28 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 29.OUTUBRO.2019


BOM DIA EVANGELHO
29 DE OUTUBRO DE 2018
SEGUNDA-FEIRA | 30º SEMANA DO TEMPO COMUM |COR:VERDE | ANO B
Jovens panamenhos do Comitê Organizador Local entregam mochila do peregrino ao Papa Francisco (23 de outubro de 2018) / Crédito: JMJ Panamá 2019
Vaticano, 26 Out. 18 / 11:00 am (ACI).- Uma delegação de jovens panamenhos entregou ao Papa Francisco a mochila do peregrino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019 e vários artigos religiosos, durante um encontro realizado em Roma na terça-feira, 23 de outubro.
O Santo Padre recebeu estes presentes das mãos de quatro jovens panamenhos do Comitê Organizador Local (COL), junto com o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e Yithzak González, Secretário da Pastoral Juvenil Nacional do Panamá.
Os presentes foram entregues no final da apresentação do projeto "A sabedoria do tempo".

Una representación de los jóvenes del Comité Organizador Local de la JMJ #Panama2019, entregaron al @Pontifex_es artículos religiosos de la JMJ y la Mochila
“Os quatro jovens representam os milhares de jovens que, através do voluntariado no Comitê Organizador Local, assumiram o desafio de participar com profissionalismo, mas especialmente com uma perspectiva de serviço para que os peregrinos que venham e aqueles que não possam vir, tenham uma experiência de Igreja próxima e disposta a dialogar”, disse ao Grupo ACINelson Muñoz, um jovem que realizou seu sonho de ver o Papa.
Entregaram vários objetos ao Pontífice, entre os quais uma bandeira panamenha pintada pelos jovens das periferias do país e que costumam vender para arrecadar fundos, assim como um denário e um pequeno sino com a logo da JMJ.
Nelson contou que o Pontífice também lhe entregou um presente inestimável: "Um olhar cheio de paz, esperança e juventude. Ele nos mostrou um grande sorriso e dedicou alguns minutos para nos conhecer, escutar-nos e nos recordou que devemos seguir ‘fazendo bagunça’”.
"Ah! E depois de tudo isso, o Santo Padre entrou no carro, abriu a janela, levantou a sua mão e se despediu de nós", disse o jovem.
Ian Lara, outra jovem que participou deste encontro, disse que Francisco é "extremamente simples" e "muito humilde".
"Consegui dar de presente para ele um artigo religioso da JMJ e ele o abriu e agradeceu", contou.
A voluntária Yatsury Sáez descreveu o momento como uma bênção e destacou o "olhar amoroso" do Papa.
Finalmente, Inés Escudero sentiu gratidão e recordou neste momento "todos os jovens que dizem 'sim' para servir". "Eu comprovei que através do seu olhar de paz e ternura, e do seu sorriso, Deus nos recarrega e mantém a nossa esperança viva. Definitivamente esta experiência é a voz de Deus dizendo não parem de sonhar".
Expectativas da JMJ Panamá 2019
Nelson, que está em Roma durante o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, assegurou que os frutos desta reunião serão refletidos na JMJ Panamá 2019.
"Nós, jovens, procuramos uma Igreja jovem e próxima, e a Jornada Mundial da Juventude se converte em um ponto de encontro para a escuta e o diálogo, para fazer uma bagunça, para reanimar os corações daqueles que já vivem uma experiência de fé e para impactar através do nosso exemplo os corações das pessoas que estão nas periferias, daqueles que estão distantes ou desanimados", comentou.
Mais informações sobre a JMJ em www.panama2019.pa.

ORAÇÃO : Onipotente e poderoso Senhor, que destes a São Narciso muita luz para guiar o rebanho de Cristo na cidade de Jerusalém, mandai o vosso Espírito Santo para nos guardar e mostrar os caminhos que levam a vós. E pela intercessão de são Narciso, concedei nos a graça que vos imploramos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Lucas 13,10-17
Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 13 10 Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado.
11 Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se.
12 Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: “Estás livre da tua doença”.
13 Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus.
14 Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: “São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado”.
15 “Hipócritas!”, disse-lhes o Senhor. “Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber?
16 Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?”
17 Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
LIVRE DA OPRESSÃO
A mulher doente, que Jesus encontrou numa sinagoga, em dia de sábado, era a imagem viva do ser humano oprimido. Ela vivia encurvada, sem poder erguer-se.
Toda doença, na mentalidade da época, era entendida como resultado da ação do Demônio sobre o ser humano. Portanto, a doença crônica desta mulher era interpretada como um enorme fardo imposto sobre ela por forças demoníacas.
A dupla opressão dessa criatura - mulher e doente - tocou a sensibilidade de Jesus, que tomou a iniciativa de curá-la, ou seja, libertá-la do poder do Demônio. Sem precisar ser  solicitado, Jesus a resgatou das garras de Satanás, assumiu suas dores e se pôs a seu lado, na luta contra o inimigo da natureza humana.
A reação espontânea da mulher mostrou como tinha entendido perfeitamente o que lhe acontecera. Dando glória a Deus pelo benefício recebido, ela reconheceu que o próprio Deus havia agido nela, por meio de Jesus. Por conseguinte, este era o Messias esperado, portador da salvação prometida. Finalmente, o ser humano via-se livre do poder do Mal.
A cura realizada por Jesus irritou o chefe da sinagoga. Esse valorizava tanto o repouso sabático a ponto de imaginar que, quem já sofria, há dezoito anos, de uma doença, podia esperar um pouco mais para ser curada. Bem outro foi o pensamento de Jesus!
SANTO DO DIA
SÃO NARCISO
A tradição da Igreja conta-nos que São Narciso foi eleito bispo com quase cem anos de idade e administrou a diocese de Jerusalém até a idade de 116 anos. A lembrança que se guardou dele é a de um homem austero, penitente, humilde, simples e puro.
Fez um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes. Presidiu o Concílio onde se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. Conta-se que foi também na véspera de uma festa de Páscoa, que Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.
Narciso foi caluniado, sob juramento, por três homens e embora perdoasse seus detratores, o inocente Bispo preferiu se retirar para o isolamento de um deserto. Segundo a história os caluniadores sofreram terríveis castigos. Depois de algum tempo Narciso reapareceu e foi aclamado novamente como bispo da cidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Rezemos hoje pelos bispos de nossas dioceses, para que mantendo-se fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, conservem unidos o rebanho ao seu pastor. Peçamos ao bom Deus que esclareça as mentes de nossos coordenadores e que iluminados pelo Espírito eles sejam sinal de unidade do Povo de Deus.
TJL# ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM