quarta-feira, 17 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 18 DE OUTUBRO DE 2018


BOM DIA EVANGELHO

18 DE OUTUBRO DE 2018
QUINTA-FEIRA | 28º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHA | ANO B
Alguns Padres Sinodais saindo da Sala Sinodal. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 17 Out. 18 / 10:30 am (ACI).- Os Padre Sinodais da XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos realizarão uma peregrinação de 6 quilômetros pela Via Francigena, cujo último trecho também é conhecido com o nome de rota de São Francisco de Assis ou Caminho Franciscano, que percorre parte da Europa até Roma.
Segundo informou o Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, na terça-feira, 16 de outubro, em uma coletiva de imprensa no Vaticano, os Padres Sinodais caminharão um pequeno trecho deste caminho de peregrinação de origem medieval no dia 25 de outubro, três dias antes da conclusão do Sínodo.
Depois do Caminho de Santiago, que atravessa a Europa de Leste a Oeste até a Catedral de Santigo de Compostela na Galícia, a Via Francigena é a rota de peregrinação europeia mais percorrida atualmente.
Esta rota de origem medieval, mas relativizada recentemente, cruza o velho continente de norte a sul, da Catedral de Cantebury, na Inglaterra, até Roma, cruzando a França e parte a Suíça.
Mais detalhes da votação do Documento Final
Além de informar sobre esta peregrinação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Paolo Ruffini deu alguns detalhes a mais do procedimento de votação do Documento Final do Sínodo.
Assinalou que a Comissão encarregada de sua redação elaborará um texto provisório que poderá ser modificado por meio de sugestões e propostas.
Uma vez elaborado, o rascunho definitivo do Documento será lido na manhã do último dia do Sínodo. O rascunho será apresentado em italiano, mas os Padres Sinodais poderão ter acesso a uma tradução simultânea durante a leitura.
Uma vez lido o rascunho do documento, os Padres Sinodais terão várias horas para voltar a lê-lo e estuda-lo antes da votação que, como foi informado na segunda-feira, 15 de outubro, será votado parágrafo por parágrafo e, para sua aprovação, será necessária uma maioria de dois terços a cada votação.
Em sua intervenção, Paolo Ruffini assinalou que o problema da imigração continua centrando parte dos debates dos Círculos Menores reunidos por grupos linguísticos.
Outros temas que estão sendo tratados são o da necessidade de se dirigir às pessoas que não têm fé, o discernimento e o sofrimento juvenil, o acompanhamento das famílias, a melhora da formação dos seminaristas, a importância da pastoral de cada dia nas paróquias ou a necessidade de propor estratégias claras para a pastoral juvenil.
ORAÇÃO
 Glorioso são Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém!
Lucas 10,1-9
Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).1
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A NECESSIDADE DE OPERÁRIOS
Confrontando-se com a grandiosidade da missão, Jesus reconhece a necessidade de contar com colaboradores, para poder levá-la adiante, a contento. Depois de ter enviado os doze apóstolos, o Mestre enviou, também, outros setenta e dois discípulos, com a tarefa de preparar as cidades e povoados para a sua passagem, ou seja, predispô-los para acolher a sua mensagem.
Os discípulos são orientados a suplicar ao Pai - Senhor da messe - para enviar muitas outras pessoas, dispostas a assumirem a missão evangelizadora. É ele quem tem a iniciativa da vocação e da missão. Devem evitar qualquer pretensão humana de querer arrogar-se tais dons. Todos dependem de quem os chamou e enviou.
Que tipo de operário requer-se para o serviço do Reino? É preciso que seja uma pessoa cheia de coragem, predisposta a viver na pobreza, capaz de adaptar-se a qualquer tipo de acolhida que lhe for oferecida, disposta a partilhar a vida de quem a acolhe, totalmente disponível para o serviço aos doentes e marginalizados, pronta a viver a experiência do fracasso, com otimismo, sem deixar-se abater.
Quem tem estas disposições internas, deve estar atento. Pode ser que o Senhor queira enviá-lo para trabalhar na sua messe. Por que não dizer um sim corajoso e generoso?
SANTO DO DIA
SÃO LUCAS
Lucas nasceu na Antioquia. Era médico, pintor e possuidor de uma vasta cultura. Foi convertido e batizado por São Paulo. No ano 43 já viajava ao lado do apóstolo Paulo, sendo considerado seu filho espiritual. Assim, através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus e o principal biógrafo da Virgem.
Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Além do Evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Parece que Lucas recebeu de Maria muitas informações sobre a infância de Jesus. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
Quando das prisões de São Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. A tradição cristã nos diz que depois do martírio de São Paulo, Lucas continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gália, Dalmácia e Macedônia.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : Lucas é o evangelista que mais pintou a fisionomia humana do Redentor, a sua mansidão, a suas atenção para com os pobres, para com os desprezados, para com as mulheres e para com os pecadores arrependidos. É o biógrafo de Nossa Senhora e da infância de Jesus. O Evangelho de São Lucas se dirige a todos os homens, mostrando-nos que Jesus de Nazaré veio trazer a salvação universal.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário