terça-feira, 16 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 17 DE OUTUBRO DE 2018


BOM DIA EVANGELHO

17 DE OUTUBRO DE 2018
QUARTA-FEIRA | 28º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHA | ANO B
Missa presidida pelo Papa na Casa Santa Marta. Foto: Vatican Media
Vaticano, 16 Out. 18 / 09:30 am (ACI).- O Papa Francisco chamou os cristãos a permanecer atentos frente aos fariseus de hoje, leigos, sacerdotes ou bispos, mais preocupados pelos preceitos do que pelas pessoas.
O Papa assinalou que aqueles doutores da Lei, escribas, saduceus e fariseus, que seguiam Jesus para ver se conseguiam pegá-lo em um erro que cometesse, “era realmente um exemplo de formalidade. Mas faltava vida a eles”.
“Eram, por assim dizer, ‘engomados’. Eram os rígidos. E Jesus conhecia a alma deles. Isto nos escandaliza, porque eles se escandalizavam das coisas que Jesus fazia quando perdoava os pecados, quando curava no sábado. Rasgavam as suas vestes: ‘Oh! Que escândalo! Isto não é de Deus, porque se deve fazer assim’”.
Francisco assinalou que eles “não se importavam com as pessoas: importava a Lei, as prescrições, os preceitos”.
Durante uma discussão com um desses fariseus, Jesus recebe o convite para comer em sua casa. Como narra o Evangelho do dia, o fariseu “ficou escandalizado” ao ver que Jesus omitia as purificações prescritas pela Lei judaica para antes de comer.
A resposta de Jesus foi devastadora: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
“Não são palavras bonitas, hein!”, destacou o Papa. “Jesus falava claro, não era hipócrita. Falava claro. E disse a ele: ‘Mas por que você olha para o exterior? Olha o que tem dentro’”.
Em outra ocasião, “havia dito a eles: ‘Vocês são sepulcros caiados’. Belo elogio, hein!”, assinalou Francisco com ironia. “Belos por fora, todos perfeitos... todos perfeitos... Mas dentro cheios de podridões, ou seja, roubos e maldades”.
“Jesus faz a distinção entre a aparência e a realidade interior”, afirmou o Pontífice. Ao contrário, “estes senhores são ‘os doutores das aparências’: sempre perfeitos, mas dentro, o que há?”.
Este trecho do Evangelho serviu ao Papa para advertir os cristãos de hoje para que “tenham cuidado com os rígidos. Tenham cuidado com os cristãos – sejam eles leigos, padres, bispos – que se apresentam como ‘perfeitos’, rígidos. Tenham cuidado. Não há o Espírito de Deus ali. Falta o espírito da liberdade”. Por último, também convidou a que “tenhamos cuidado com nós mesmos”.


ORAÇÃO 
Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Lucas 11,42-46
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 42 disse Jesus: “Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas.
43 Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!
44 Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais os homens caminham sem o saber”.
45 Um dos doutores da lei lhe disse: “Mestre, falando assim também a nós outros nos afrontas”.
46 Ele respondeu: “Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo vosso tocais os fardos”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A JUSTIÇA E O AMOR SÃO ESSENCIAIS
No tempo de Jesus, uma ala do farisaísmo tendia a inverter o valor das coisas. Davam muita importância às coisas secundárias, enquanto as essenciais não recebiam a devida atenção. O pagamento do dízimo, por exemplo, era uma exigência irrecusável, e cumprida mesmo em relação às insignificantes hortaliças. Entretanto, os fariseus não se preocupavam, minimamente, em praticar a justiça para com o próximo e dedicar a Deus um amor verdadeiro. A prática religiosa do dízimo era, desta forma, esvaziada de sentido. Ao pagá-lo, os fariseus pensavam estar sendo fiéis à vontade divina. Todavia, enquanto cometiam injustiças contra o próximo, cultivavam a vanglória e agiam como hipócritas acabavam por desagradar a Deus. Invalidava-se, deste modo, sua piedade exterior, à qual se entregavam apenas para serem louvados pelos outros.
O amor e a justiça ocupam o lugar central na vida do discípulo do Reino. Nisto, ele se distingue dos fariseus. Amor e justiça, quando postos em prática, revelam o mais íntimo do ser humano. Outras práticas podem ser enganosas, revelando apenas uma piedade aparente. De fato, podem ser uma máscara da hipocrisia humana e esconder a maldade que a pessoa traz no coração. Por isso, em primeiro lugar, é preciso praticar a justiça e o amor. Com este pano de fundo, as outras práticas de piedade terão mais solidez.
SANTO DO DIA
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio nasceu por volta do ano 35 da era cristã. Ao que parece era um pagão que foi convertido ao cristianismo. Sua educação cristã aconteceu sob o acompanhamento dos próprios apóstolos. Sucedeu Pedro no posto de bispo de Antioquia. Viveu toda vida sendo um portador da vontade de Deus.
Antioquia era a terceira cidade mais importante do Império Romano. Foi aí que o bispo Inácio exerceu seu apostolado até ser conduzido para Roma, onde morreu mártir no Coliseu, entre os dentes das feras. Foi o imperador Trajano que decretou sua prisão.
A viagem de Inácio, acorrentado de Antioquia até Roma, foi o apogeu de sua vida e de sua fé. Feliz por poder ser imolado em nome do Salvador da humanidade, pregou por todos os lugares onde passou, até o local do martírio.
Durante esta viagem final escreveu sete cartas que figuram entre os escritos mais notáveis da Igreja, concorrendo em importância com as do apóstolo Paulo. Em todas faz profissão de sua fé e contém ensinamentos e orientações, até hoje adotados e seguidos pelos católicos. Numa dessas cartas estava o seu especial pedido: "Deixai-me ser alimento das feras. Sou trigo de Deus. É necessário que eu seja triturado pelos dentes dos leões para me tornar um pão digno de Cristo".(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Numa de suas cartas Inácio escreveu: “Mantém-te firme como bigorna sob os golpes. É próprio de um grande atleta receber pancadas e vencer. Não tenhas nenhuma dúvida, temos que suportar tudo pela causa de Deus, para que também Ele nos suporte. Torna-te ainda mais zeloso do que és; aprende a conhecer os tempos. Aguarda o que está acima do oportunismo, o atemporal, o invisível que por nossa causa se fez visível, o impalpável, o impassível que por nós se fez passível, o que de todos os modos por nós sofreu!”.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário