segunda-feira, 1 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO 02.OUTUBRO.2018


BOM DIA EVANGELHO

02 DE OUTUBRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM | COR: BRANCA | ANO B
Imagem referencial / Crédito: Unsplash
Vaticano, 01 Out. 18 / 10:00 am (ACI).- O Papa Francisco convidou os fiéis de todo o mundo a rezar o Terço todos os dias do mês mariano de outubro, pedindo a intercessão da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo para que protejam a Igreja do demônio nestes tempos de crise.
No comunicado emitido pela Santa Sé em 29 de setembro, expressa-se o pedido do Pontífice para que todo o povo de Deus se una “em comunhão e penitência” e reze pela proteção diante das armadilhas do maligno, “sempre procura nos separar de Deus e uns dos outros”.
O texto indica que, “antes de sua partida para os países bálticos, o Santo Padre encontrou-se com Rev. Fréderic Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração pelo Papa, e pediu-lhe para difundir ao redor do mundo este seu apelo a todos os fiéis, convidando-os a concluir a recitação do Santo Terço com a antiga oração ‘Sub tuum praesidium’, e a oração a São Miguel Arcanjo que nos protege e ajuda na luta contra o mal”.
O Papa disse em uma homilia em Santa Marta, em 11 de setembro, que esta oração é “a arma” contra o demônio e que só com a oração é possível derrota-lo.
“Os místicos russos e os grandes santos de todas as tradições, nos momentos de turbulência/confusão espiritual, aconselhavam a proteger-se sob o manto da Santa Mãe de Deus pronunciando a oração ‘Sub tuum praesidium’”, assegurou.
A oração ‘Sub tuum paresidium’ é a seguinte: “À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.
O comunicado afirma que, com esta solicitação de intercessão, o Papa pede aos fiéis que rezem para que Maria “coloque a Igreja sob seu manto protetor”, e não apenas a defenda, mas que a faça “mais consciente das suas faltas, dos seus erros, dos abusos cometidos no presente e no passado e comprometida a lutar sem qualquer hesitação para que o mal não prevaleça”.
A outra oração que o Santo Padre pede para rezar ao fim de cada Terço é a de São Miguel Arcanjo, criada pelo Papa Leão XIII: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos, que andam pelo mundo tentando as almas. Amém!”.
Em uma entrevista a Vatican News, Pe. Frédéric Fornos, explicou que “este pedido chega agora, em particular, “nestes últimos anos e meses na Igreja”, quando “vivemos situações difíceis, entre as quais – o sabemos – abusos sexuais, abusos de poder, de consciência, por parte de clérigos, pessoas consagradas e leigos, sem esquecer as divisões internas”.
A Rede Mundial de Oração do Papa inicia o pedido de oração do Santo Padre neste dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, rezando ao longo de todo o mês.
ORAÇÃO 
"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Amém!”.
Mateus 18,1-5.10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! (Sl 102,21).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
AMAR OS PEQUENINOS
            O amor aos pequeninos deve ser um ponto de honra para a comunidade cristã. Trata-se, aqui, de atitudes concretas de apreço, incentivo e estima, mormente em relação a quem está dando os primeiros passos na fé, uma vez que, nem sempre, é capaz de superar os obstáculos com que se defronta. Corre-se o grande perigo de assumir, diante desses pequeninos, uma atitude farisaica de rigorismo, apresentando-lhes exigências descabidas, a ponto de jogá-los fora da comunidade cristã e afastá-los da salvação.
            A exortação de Jesus - "Cuidem de não desprezar um só destes pequeninos" - revela que a fé é uma dinâmica, cujos passos vão sendo dados pouco a pouco. É inútil querer impor-se aos demais, e determinar o ritmo que devem seguir.
            Quem está dando os primeiros passos deve ser objeto de especial atenção. O abandono de certos hábitos e a acolhida do modo de ser próprio do discípulo do Reino, muitas vezes, é muito penoso. A simples força de vontade ou a firme decisão de ser diferente podem mostrar-se insuficientes quando se trata de mudar de vida. O efetivamente conseguido não corresponde àquilo que se deseja. Nem por isso, a comunidade tem o direito de desfazer-se de quem vai caminhando com dificuldade. Pelo contrário, este deve ser objeto de atenção redobrada, para não vir a esmorecer na sua opção pelo Reino.
SANTO DO DIA
SANTOS ANJOS DA GUARDA
O anjo da guarda nos ampara e nos defende dos perigos na nossa vida terrena. No salmo 90 nós podemos ler: "Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra".
Em um dos seus textos, São Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de nos informar se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, e os mensageiros destas graças são os anjos.
A devoção dos Anjos é muito antiga, ganhando maior vigor na Idade Média. Foi nesta época que surgiu a idéia de representá-los com asas. Interessante notar que quando somos crianças somos convidados a rezar pelos anjos da guarda, costume que fica esquecido entre os adultos. Mas é bom notar que a presença dos anjos de Deus acompanham também a vida dos homens e mulheres na vida adulta.
Esta celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. O dia 02 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO
 Os anjos da guarda têm missão semelhante à das mães. Na infância são muito exigidos e solicitados, socorrendo as crianças nas situações de perigo. E no fim de cada dia de trabalho intenso, os pais ensinam as crianças a agradecerem a ele, e assim vai se estabelecendo uma relação extremamente íntima entre cada criança e seu anjo protetor. Não importa que ele não tenha um nome ou um rosto. Cada criança tem o seu anjo da guarda.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário