quarta-feira, 31 de outubro de 2018

BOM DIA EVANGELHO- 01 DE NOVEMBRO DE 2018


BOM DIA EVANGELHO

01 DE NOVEMBRO DE 2018
QUINTA-FEIRA | 30º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 31 Out. 18 / 04:00 pm (ACI).- O Papa Francisco enumerou três elementos que caracterizam as sagradas Escrituras e que as dotam do “poder de transformar a vida”.
Em um encontro no Vaticano com membros da Sociedade Bíblica Americana, por ocasião do retiro anual que esta organização realiza em Roma, o Santo Padre comentou que a Palavra é viva e eficaz, é penetrante e discerne os pensamentos e sentimentos.
A Bíblia é viva e eficaz porque, “de fato, desde o princípio, ‘Deus disse e foi’. E na plenitude dos tempos, Jesus nos deu palavras que ‘são espírito e vida’”, explicou Francisco.
“Com a Palavra, Ele deu nova vida a corações apagados, como o de Zaqueu e ao publicano Mateus”. Assim, destacou que, quando o Senhor disse a esses personagens bíblicos “segue-me”, eles os seguiram. Por isso, ressaltou a eficácia das Escrituras, sua leitura e a oração a partir de sua meditação “não fica sem efeito”.
A Bíblia, “como palavra que, imbuída do Espírito Santo, que dá a vida, nos comunica Jesus que é a vida e, assim, torna fecunda nossa vida. Nenhum outro livro tem o mesmo poder”. “Mediante sua palavra, conhecemos o Espírito que a inspirou: de fato, só no Espírito Santo pode ser verdadeiramente recebida, vivida e anunciada, porque o Espírito ensina tudo e recorda o que Jesus disse”.
Em segundo lugar, “a Palavra de Deus é penetrante”, sublinhou. “É mel que dá a doçura consoladora do Senhor, mas também é espada que leva uma inquietude saudável ao coração. Com efeito, penetra no mais profundo e leva luz às áreas de sombra da alma. Cavando, purifica. O duplo corte desta espada, em um primeiro momento, pode doer, mas na realidade é benéfico, porque amputa o que nos separa de Deus e do amor”.
Por último, “a Palavra divina discerne os pensamentos e os sentimentos”, assegurou o Papa. “O Verbo de vida também é a verdade e sua palavra faz a verdade em nós, dissipando falsidades e duplicidades. AS Escrituras nos empurram continuamente a reorientar a rota da vida para Deus. Deixar-nos ler pela Palavra nos permite, assim, nos tornarmos ‘livros abertos’, transparências vivas da Palavra que salva, testemunhas de Jesus e anunciadores de sua novidade”.
“De fato, a palavra de Deus traz sempre novidade, é incapturável, foge de nossas previsões e, com frequência, rompe os nossos esquemas”. O Papa finalizou seu discurso desejando aos membros da delegação da Sociedade Bíblica Americana que “renovem a dedicação ao seu ministério bíblico pelo bem de tantos irmãos e irmãs”.


ORAÇÃO
 Deus de amor e de bondade, dai-nos a alegria de celebrar, numa única festa, os méritos e a glória de todos os Santos. Favorecei vosso povo com a intercessão dos vossos santos e santas e guia-nos sempre nos caminhos da paz. Por cristo nosso Senhor. Amém.
Lucas 13,31-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

13 31 No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: “Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar”.
32 Disse-lhes ele: “Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida.
33 É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém.
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste!
35 Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A CORAGEM DO PROFETA
É admirável que os fariseus, adversários confessos de Jesus, tivessem se preocupado com a sua segurança. Aparentemente, talvez quisessem protegê-lo contra a violência de Herodes que,  já tendo eliminado João Batista, talvez quisesse fazer o mesmo com Jesus.
O Mestre, porém, não se deixou convencer pela boa intenção deles e os tratou como se fossem mensageiros de Herodes. Por meio dos próprios fariseus, Jesus enviou uma mensagem para o representante do poder romano, a quem chamou de raposa, de forma a desmascarar-lhe a astúcia: seu projeto missionário não seria modificado por medo de ninguém; ele seguiria o caminho traçado pelo Pai e não admitiria interferências no seu processo de obediência à vontade dele.
A atitude corajosa de Jesus fazia lembrar a dos antigos profetas de Israel, que não se deixavam demover por intimidação de espécie alguma. Uma vez conscientes de terem recebido de Deus uma missão, seguiam adiante, superando desprezos, perseguição, torturas e, até mesmo, a morte. A firmeza e a coragem dos profetas só encontram explicação na consciência que tinham de estarem a serviço de Deus.
Quanto a Jesus, nem o conselho hipócrita dos fariseus, nem as ameaças de Herodes haveriam de detê-lo no seu caminho. Todos eles desconheciam o quanto Jesus era fiel ao Pai.
SANTO DO DIA
TODOS OS SANTOS
"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão". A visão narrada por são João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje.
Na festa de “todos os santos” a Igreja não pretende lembrar somente dos santos conhecidos e oficialmente canonizados, mas de todos aqueles que estão nos céus, de todos aqueles que só Deus conhece a santidade. A Igreja nesse dia comemora todos os homens e mulheres que já alcançaram a glória eterna e por isso mesmo intercedem por nós a todo o momento.
De fato todos os homens e mulheres que durante a vida serviram a Deus e foram obedientes ao ensinamento de Jesus Cristo são santos diante de Deus, ainda que seus nomes não sejam oficialmente coletados em listas canônicas.
A celebração começou no século III na Igreja do Oriente e ocorria no dia 13 de maio. A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez em Roma, no dia 13 de maio de 609 quando o Papa Bonifácio IV transformou o templo de Partenon, dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja em honra à Virgem Maria e a todos os Santos.
Oficialmente a mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para o dia primeiro de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do Papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de todos os Santos enche de sentido a homenagem de todos os finados, que ocorre no dia seguinte.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Nós também podemos ser santos. Quando trabalhamos com ânimo no dia-a-dia. Quando suportamos com espírito forte as dores e os problemas de nossa vida, entregando tudo às mãos da providencia divina. Quando rezamos com amor e devoção de forma regular e cotidiana. É necessário que peçamos a Deus o dom da santidade! Finalmente devemos ter aquele grande amor pelas coisas de Deus, por Cristo por Maria e pelos homens.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – DOMTOTAL.COM - A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário