quinta-feira, 15 de novembro de 2018

bom dia evangelho - 16.novembro.2018


BOM DIA EVANGELHO

16 DE NOVEMBRO DE 2018
SEXTA-FEIRA | 32º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
O Papa Francisco e o Presidente de Israel. Foto: Vatican Media
Vaticano, 15 Nov. 18 / 12:21 pm (ACI).- O Vaticano destacou as boas relações entre a Santa Sé e o Estado de Israel durante a visita que o Presidente israelense, Reuven Rivlin, realizou esta quinta-feira 15 de novembro ao Papa Francisco.
Além de seu encontro com o Pontífice, o Presidente Rivlin se reuniu também com o Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o Secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Paul Richard Gallagher.
Conforme informou a sala de imprensa do Vaticano por meio de um comunicado, “durante as cordiais conversas que ocorreram no marco do vigésimo quinto aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, recordaram-se as boas relações entre a Santa Sé e o Estado de Israel”.
“No que se refere às autoridades estatais e às comunidades católicas locais, manifestou-se o desejo de alcançar acordos satisfatórios sobre algumas questões de interesse comum”.
Em concreto, “reiterou-se a importância de construir uma maior confiança recíproca em vista do reatamento das negociações entre Israelenses e Palestinos para alcançar um acordo respeitoso com as legítimas aspirações dos dois povos”.
Falou-se também “da questão de Jerusalém, em sua dimensão religiosa e humana para judeus, cristãos e muçulmanos, assim como da importância de proteger sua identidade e sua vocação de Cidade da Paz”.
Finalmente, “abordou-se a situação política e social na Região, marcada por vários conflitos e pelas conseguintes crises humanitárias. Neste contexto, sublinhou-se a importância do diálogo entre as diferentes comunidades religiosas com o fim de garantir a convivência pacífica e a estabilidade”.
Esta visita se produz em um contexto especialmente complexo no Oriente Médio. Esta semana se produziram diversos ataques e contra-ataques entre o grupo terrorista Hamas e o Exército de Israel na Faixa de Gaza.
Como sempre, antes de alcançar o cessar-fogo, os mais prejudicados pela violência foram os civis. Israel vem registrando a mais alta escalada de violência contra civis desde que a guerra contra o Hamas teve início em 2014.
Além disso, no último 12 de novembro, o Observador Permanente da Santa Sé na Assembleia Geral da ONU, Dom Bernardito Auza, reafirmou o inquebrável apoio da Santa Sé “à solução de dois Estados (um israelense e outro palestino) como o único caminho viável de longo prazo para confrontar o amplo problema dos apátridas, que continua sendo a condição dos palestinos”.


ORAÇÃO : Ó Senhor, que amaste santa Gertrudes com amor eterno, falando a seu coração, dá-me ouvidos para escutar a tua voz e fé para responder a teu chamado, com entrega comparável a essa apaixonada de tua sabedoria eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Lucas, 17,26-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 26 “Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem.
27 Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos.
28 Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam.
29 No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles.
30 Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem.
31 Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás.
32 Lembrai-vos da mulher de Lot.
33 Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, encontrá-la-á.
34 Digo-vos que naquela noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado;
35 duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada.
36 Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado”.
37 Perguntaram-lhe os discípulos: “Onde será isto, Senhor?” Respondeu-lhes: “Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também as águias”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O DIA DO FILHO DO HOMEM
Muitos cristãos da comunidade primitiva, não vendo realizar-se sua esperança do fim do mundo, corriam o risco de levar uma vida acomodada e monótona, como se tivessem perdido o sentido de viver. Foi necessário chamar-lhes a atenção para o risco desta atitude inconsiderada e pessimista. O alerta visava não deixá-los esmorecer na caridade, e manter assim, viva a chama da esperança.
Os discípulos de Jesus não deveriam ser tomados de surpresa, como havia acontecido com o povo por ocasião do dilúvio. Sua vida despreocupada, centrada nos prazeres, dispensava Deus e seus apelos de conversão. Esse povo preferiu levar uma vida de impiedade, indo de pecado em pecado, como se o seu futuro já estivesse garantido.
Bem outra foi a situação do justo Noé, temente a Deus e submisso à sua vontade. Ele foi salvo por não ter se deixado corromper pelo pecado que grassava na sociedade, mantendo-se fiel a Deus e não se desviando pelo caminho do mal.
O cristão, realmente preocupado com a volta do Senhor, não se acomoda. Embora veja a fé de muita gente arrefecer, persevera na prática do amor e da misericórdia. É a forma de conservar sua vida, como Jesus recomendou.
SANTO DO DIA
SANTA GERTRUDES
Nascida na Saxônia, em 1256, era filha de fervorosos pais cristãos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura cristã. Possuidora de grande carisma místico tornou-se religiosa consagrada.
Gertudres revelou-se como uma profunda mística. Sua vida contemplativa era sinal de perseverança para as outras religiosas. Aos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez a mais importante obra cristã de teologia mística.
A união com Cristo vivo constitui a essência de suas aspirações e de suas experiências místicas. Este amor tão próximo à humanidade de Cristo levou-a a descobrir a devoção ao Sagrado Coração, constituindo-se numa das iniciadoras de seu culto. Mas para ela o coração significa “toda a pessoa do Verbo feio carne, que o desejo de união leva a atingir no seu coração, onde se encerra toda a virtude da divindade”.
Mais tarde foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos. Faleceu em 1302.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Versada em Sagradas Escrituras, devotava a maior parte de seu tempo à oração e à contemplação da paixão de Jesus e da eucaristia. Foi, sem dúvida, uma das grandes místicas de seu tempo.
TJL@-A12.COM-DOMTOTAL.COM – ACIDIGITAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário